Vedānta

Vedānta é o ramo de conhecimento contido no final dos Vedas, o compêndio de ensinamento milenar da Índia. Vedānta é uma palavra em Sânscrito, formada por dois termos, "Veda" e "antaḥ". A palavra Veda deriva da raíz vid, que significa saber. Veda portanto significa conhecimento; antaḥ significa porção final.

Vedānta, ou Jñāna Yoga, é a compreensão de si mesmo como o todo, adequado e ilimitado. Na visão do Vedānta, o Ser, a real natureza do indivíduo, é totalmente aceitável porque é, basicamente, aquilo que desejamos ser - o todo. Este ensinamento é transmitido através de uma pedagogia altamente evoluída pelo professor a um estudante dedicado.

Todos nascemos em algum tipo de relação. É impossível a alguém viver uma vida sem relacionamentos de espécie alguma. Não podemos mudar as pessoas para vivermos mais confortavelmente. Então, necessitamos de nos relacionar com o mundo objectivamente deixando as pessoas serem o que são. É nisto que o Vedānta desempenha um papel significativo, já que, ensina que quanto mais liberdade concedemos aos outros, quanto mais objectivos nos tornamos, maior é a liberdade que nós mesmo temos em relação ao nosso ambiente.

Vedānta mostra que esta objectividade é possível através do cultivo do espaço interior entre si próprio e a miríade de papéis que somos chamados a desempenhar. A compaixão e a objectividade que advêem deste entendimento são direitos de todos à nascença, e podem ser descobertos independentemente da religião, raça, tribo, credo, sexo ou sexualidade de qualquer um.

Vedānta é, portanto, para todos aqueles que procuram entender-se a si mesmos. Não está ligado a nenhum dogma, partido político ou interesses religiosos.

No blogue www.YogaVaidika.blogspot.com irá encontrar uma seleção de textos relevantes sobre Vedānta de professores proeminentes de acordo com a tradição védica, na linhagem de Ādi Śaṅkarācārya.

Para visualizar esses textos clique aqui.



Adaptado com permissão de Arsha Vijnana Mandiram, tradução do Inglês por Gustavo Cunha para Yoga Vaidika.

Mensagens populares