Hinduísmo Básico - Dr. M.G. Prasad

Hinduísmo Básico (Sanatana Dharma) através de perguntas e respostas

Como foi fundado o Hinduísmo?
Hinduismo é o nome usado para “Sanatana Dharma” que significa princípios e ações eternas (Sanatana) que sustém todas as coisas e seres juntos (Dharma). É fundado nas experiências e trabalhos de inumeráveis rishis (sábios) nos planos espiritual e intelectual. Não é fundado por uma pessoa nem por um grupo de pessoas.

Quais são as escrituras sagradas do Hinduísmo?
O núcleo do Hinduísmo é os Vedas, que é um infinitamente grande corpo de mantras escutados por rishis nos seus profundos estados meditativos. Existe também uma infinitamente vasta literatura baseada nos Vedas que lida com medicina, artes, ciência, economia, linguística, filosofia, etc. O Ramayana e o Mahabharata (inclui a Bhagavad-Gita) são épicos bem conhecidos que ilustram os princípios Védicos. Assim a infinitamente grande coleção de escrituras sagradas sobre Hinduísmo lidam com todos os aspetos da vida.

Qual é o propósito da vida humana de acordo com o Hinduísmo?
O instinto natural dos humanos é buscar a felicidade tanto material como espiritual. Qualquer um que viva a vida de forma íntegra (Dharma) neste mundo com uma riqueza ganha de forma legal (Artha) e goze de desejos justos (Kama) irá eventualmente atingir o destino último de liberdade espiritual e plenitude eterna (Moksha).

Porque razão os Hindus veneram ídolos?
A palavra ídolos deveria ser substituída por divindades. As divindades representam a visão yoguica de rishis das energias divinas em várias formas. De forma a facilitar o foco da mente, um meio material é usado para representar as divindades. Venerar a divindade (Pooja) ajuda a conexão subjetiva com Deus através da mente e dos cinco sentidos.

Quantos Deuses existem no Hinduísmo?
A infinitamente vasta literatura do Hinduísmo declara que existe Um Deus (Brahman) que existe sem forma e também se manifesta em várias formas. As várias manifestações da Realidade Única (Brahman) ou Ser Supremo devem-se aos diversos tipos e níveis de buscadores.

O que é o Yoga?
Yoga é o caminho Hindu para quem quer chegar em Brahman que providencia a eterna liberdade espiritual e plenitude. Os oito passos do yoga incluem os dois primeiros passos para atingir qualidades humanas como não-violência, veracidade, etc. Os dois passos seguintes lidam a manutenção de posturas firmes e a regulação da força vital (respiração). Os dois passos seguintes lidam com o controle dos sentidos e o foco da mente em Brahman. Os dois últimos passos lidam com a introspeção ininterrupta da mente (meditação) e absorção espiritual em Brahman experienciando plenitude Espiritual e liberdade. Para além do referido processo de oito-passos, os métodos de devoção, conhecimento e ação abenegada têm de ser seguidos para o desenvolvimento espiritual, intelectual e físico.

O que é o Karma?
Karma é a lei de causalidade que governa todos os pensamentos, fala e ações. Providencia recompensas e castigos correspondentes. Governa o renascimento e o processo de transmigração de uma alma individual até à sua união com Brahman.

Artigo da autoria de Dr. M.G. Prasad originalmente publicado em www.taranga.us, traduzido do Inglês por Gustavo Cunha e publicado em www.YogaVaidika.com. Imagem de topo retirada do mesmo site.

Comentários

Mensagens populares