Video - Swami Dayananda

Terminou ontem um Intensivo de Vedanta com Swami Dayananda Saraswati, em Tóquio, Japão. O intensivo teve por título "Vedanta: a meta do Yoga" e foi organizado por Cetana, discípulo de Swami Dayananda.

Aqui fica o video de convite com Swamiji em inglês e legendado em japonês. Swamiji fala sobre a importância de conhecer o Ser, da leitura e estudo de Tattvabodha e da Bhagavad Gita. Mais abaixo a transcrição em português.




Olá Japão.

Namaste a todos os estudantes.

Estou muito feliz por haver muito interesse em aprender.

Não há nada como aprender sobre o que é necessário para estar satisfeito consigo mesmo. Não importa os feitos que temos.

Finalmente, tens de te aceitar como és. A auto aceitação é apenas possível quando o Ser é aceitável, e, para teres o Ser aceitável ou o que sabes sobre ti próprio é verdade e se é verdade não é aceitável [ou] se não é verdade, então tens de saber o que é verdade. E a verdade é que não há nada contra ti, não falta nada em ti. Tens de te conhecer.

Há um corpo de conhecimento chamado Vedanta que estudamos com a ajuda de um professor, que tem um professor, que teve um professor. Este sistema de aprendizagem é uma visão desvelada por um professor que também teve um professor e assim temos uma série de livros que formam a base deste processo de revelação.

Um desses livros é Tattvabodha. Tattva significa verdade; bodha significa conhecimento, conhecimento do que é verdade. E isso és tu mesmo. Tattvabodha é um livro de iniciação. E o que é ensinado lá é ensinado em maior detalhe noutros livros. Por isso é o primeiro livro.

Existe um programa de estudo da Gita. A Bhagavad Gita é também um livro importante. Após o Tattvabodha podem estudar a Gita. Para isso, temos também um program e graças a Cetana vocês têm a tradução japonesa. Por isso, podem aprender na vossa própria língua e eu fico muito contente por Cetana estar a organizar intensivos de Tattvabodha. Façam esses intensivos e depois, mais tarde, façam o programa de estudo da Gita. Obrigado.

Comentários

Mensagens populares