Bhagavad Gita Capítulo I - Swami Paramarthananda

O primeiro capítulo da Bhagavad Gita é uma introdução ao ensinamento e serve dois propósitos. O primeiro desses propósitos é apresentar o problema básico universal do ser humano conhecido como samsara que existe na forma de raga (apego), shoka (mágoa) e moha (ilusão/confusão), irrespectivamente das diferenças superficiais humanas como nacionalidade, religião, casta, educação, sexo, idade, etc. Este problema não pertence a uma época particular da história, mas, existe em qualquer altura. Arjuna enfrentou-o há 5.000 anos atrás, continua a existir hoje em dia e, se daqui a 10.000 anos a humanidade ainda existir este problema existirá também. As escrituras chamam este problema de samsara, conhecida também como bhava roga ou samsara roga.

Este problema de samsara tem de ser apresentado porque todo o ensinamento da Gita que inicia no segundo capítulo, é a solução para esta "doença" chamada samsara. Por isso, a não ser que se descubra a doença ou problema, nunca se apreciará o valor do medicamento. Portanto, no primeiro capítulo, Vyasa acharya apresenta o problema do samsara.

O segundo propósito do primeiro capítulo é o de aproximar o estudante e o professor. O buscador espiritual Arjuna e o preceptor Krishna têm de ser colocados frente-a-frente. Isto é importante porque o autoconhecimento apenas pode ser conquistado com a ajuda de um guru, e não através uma tentativa independente. Ao apresentar o professor e o estudante, Vyasa, de forma indirecta, revelará as qualificações do estudante e as qualificações do professor.

Apenas quando o professor e o estudante - guru e sishya - forem qualificados o diálogo entre ambos será bem sucedido. Portanto, o segundo propósito do primeiro capítulo é apresentar o estudante e o professor. Para isso, Vyasa acharya apresenta o contexto - a guerra do Mahabharata.

Excerto de um satsanga com Swamiji, disponível em Internet Archive, traduzido do Inglês por Gustavo Cunha e publicado em www.YogaVaidika.com. Swami Paramarthananda Saraswati é um extraordinário professor na linhagem de professores tradicionais de Vedanta e discípulo de Swami Dayananda Saraswati. Swami Paramarthananda ensina a Gita, Vedanta, Upanishads e Sânscrito em Chennai nos últimos 25 anos. Imagem de topo da autoria de Swami Gaurangapada usada sob licença Creative Commons.

Comentários

  1. Namaste Gus!

    Adorei a dica sobre tantra ;-)

    Vou ler com calma.

    Toda informação sobre a Gita é sempre muito bem vinda!

    Hari Om!

    Fe

    ResponderEliminar
  2. Swami Paramarthananda é um grande professor pela clareza analítica do seu ensino. Por vezes sinto mais facilidade de entender as aulas dele do que seu professor, Swami Dayananda Sarasvati. Recomendo a série de três volumes "Lectures on The Bhagavadgita" do Swami Paramarthananda.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares