Sânscrito - A Mãe de Todas as Línguas

Considerada como a mais antiga língua da história humana, o Sânscrito é a língua progenitora e a inspiração para virtualmente todas as línguas faladas na Índia. Este artigo busca as origens e história desta língua venerável.

O Sânscrito é considerado um elemento chave na superfamília Indo-Ariana e mantém a posição de uma língua clássica, junto com outras línguas como o Grego Clássico, Latim, Persa, Hebreu Árabe, Chinês e Tamil. Para se conferir o título de língua “clássica” é necessário preencher certos requerimentos:

1. As suas origens têm de ter ocorrido há muito tempo.
2. Deverá possuir uma tradição independente que surgiu maioritariamente por si mesma e não como um ramo de outra tradição.
3. Terá de ter um grandioso e rico corpo de literatura antiga.

O Sânscrito preenche todos estes requisitos com facilidade, tendo uma tradição com, pelo menos, 3000 anos e é a língua na qual todo o texto Hindu antigo, devocional ou não, foi escrito. O Sânscrito tem uma posição similar na Índia face ao Latim e ao Grego na Europa Medieval, e é uma parte central da tradição Védica/Hindu. Na sua forma pré-clássica, chamada Sânscrito Védico, o Sânscrito é um dos primeiros membros certificados da língua da família Indo-Europeia. O mais antigo exemplo de literatura Sânscrita disponível é o Rigveda. No entanto, enquanto que a idade de 3000 anos seja uma estimativa moderada baseada nas datações dos primeiros manuscritos escritos em Sânscrito, foi postulado que uma tradição oral tivesse sido extensivamente usada durante vários séculos antes do início da escrita de obras religiosas como o Rigveda.

A palavra “samskrata”, em sentido restrito, significa “purificado, consagrado, santificado”. O Sânscrito, geralmente referido como “Samskrata Vak”, significaria uma “língua refinada”. O Sânscrito, por definição, tem sido sempre considerado como uma língua maioritariamente utilizada para discursos religiosos e científicos e assume-se ter contrastado com as línguas faladas pelo povo. O mais antigo exemplo sobrevivente das tabulações das regras da gramática do Sânscrito é “Astadhyavi” de Panini (literalmente traduzido como “Gramática de Oito Capítulos”) que data do século V a.C.. “Astadhyavi” é essencialmente um conjunto prescrito de princípios gramaticais, que definem, (ao invés de descreverem) a utilização correta do Sânscrito. No entanto, está repleto com secções descritivas, principalmente para explicar aquelas formas Védicas do Sânscrito que já estavam ultrapassadas na altura que Panini escreveu o livro.

Julga-se que o Sânscrito foi criado e depois refinado ao longo de muitas gerações, provavelmente durante mais de um milénio, até que foi considerado completo e perfeito em todos os aspetos. O Sânscrito não foi concebido como uma língua específica afastada de outras línguas, mas como uma forma particularmente refinada de falar. Poder-se-ia fazer uma analogia entre a relação que o Inglês “padrão” tem com diversos dialetos de Inglês falados no mundo. Acredita-se que a forma atual da língua evoluiu da forma “Védica” anterior de Sânscrito e alguns académicos, frequentemente, classificam o Sânscrito Védico e Sânscrito Clássico como línguas separadas. No entanto, ambas as formas de Sânscrito apresentam graus de semelhança notáveis, com diferenças que ocorrem principalmente em áreas de fonologia, vocabulário e gramática.

O Sânscrito Védico recebe esse nome por ser usado nos Vedas, os textos sagrados primitivos da índia e bases do Hinduísmo. Estima-se que o primeiro desses Vedas, Rigveda, tenha sido composto no segundo milénio a.C.. A forma Védica do Sânscrito existiu como uma língua principal até meio do primeiro milénio a.C.. Assume-se que o Sânscrito fez a transição do estatuto de língua principal para uma segunda língua de religião e ensino após este período, marcando assim o início do Período Clássico da história do Sânscrito. Uma outra forma de Sânscrito que se desenvolveu no mesmo período foi intitulada de Sânscrito Épico e é evidente na língua empregue no Mahabharata e outros épicos proeminentes Hindus. O Sânscrito Épico emprega um número mais elevado de “prakritismos” (palavras emprestadas da fala comum) do que a forma mais refinada de Sânscrito Clássico. Uma outra forma da língua, descoberta por académicos linguistas, é chamada de “Sânscrito Budista Híbrido”. Essencialmente uma forma de língua Prakrit, está repleta de elementos Sanscritizados, que se assume terem sido usados com o propósito de ornamentação da língua.

A palavra “Prakrit” (Prakrta em Sânscrito traduz-se como “natural, usual”) refere-se à vasta família de línguas e dialetos Índicos falados na Índia antiga. As Prakrits eram línguas literárias, geralmente apoiadas por reis. O mais antigo uso de Prakrit que ainda existe hoje são as inscrições do Imperador Ashoka, com as várias línguas Prakriticas intimamente associadas com diferentes dinastias e reinos patronos, junto com diferentes religiões e diferentes tradições literárias.

Uma relação forte é evidente entre as várias formas de Sânscrito e as “Prakrits” Indo-Arianas da Idade Média (nas quais, entre outras coisas, a maior parte dos textos Jaínistas e Budistas foram escritos), e as línguas Indo-Arianas modernas. Estima-se que as Prakrits descendem do Sânscrito Védico e das suas outras formas e existem evidências de um grande número de intercâmbio de termos, palavras e frases entre as formas posteriores de Sânscrito e as várias Prakrits que evoluíram. O Sânscrito demonstrou também influências recíprocas com as línguas Dravídicas, havendo influências do Sânscrito marcadas em todas as línguas Dravídicas que existem.

A metodologia da pesquisa linguística moderna é largamente derivada do trabalho feito pelos antigos gramáticos de Sânscrito como Panini. A linguística amplamente acredita a sua origem a estes gramáticos indianos que tentaram catalogar e codificar as regras inerentes ao correto uso do Sânscrito. Na realidade, a bolsa de estudos europeia em Sânscrito, iniciada por Heinrich Roth e Johann Ernst Hanxleden, precedeu a proposta da família Indo-Europeia por Sir William Jones, assim tendo um papel importante no desenvolvimento da linguística Ocidental. As bases da linguística moderna empregam muitas formas das estruturas evoluíram nos trabalhos dos gramáticos de Sânscrito, com vários termos chave para análise composta emprestada do Sânscrito.

A literatura Sânscrita é informalmente dividida em várias zonas, conforme as formas literárias que o Sânscrito tenha tanto na estrutura como na literatura. O primeiro período, chamado de Período Védico, está entre, aproximadamente, 2000 a.C. e 500 a.C., e a literatura Védica forma a base para maior desenvolvimento do Hinduísmo. Os quatro Vedas – Rig, Yajus, Sama e Atharva - são considerados pedras basilares na formação da filosofia e pensamento Hindu. Os Vedas não foram escritos de uma assentada mas foram compilados durante vários séculos por milhares de pessoas. Como resultado disso, os Vedas providenciam um olhar profundo no desenvolvimento histórico e cultural da Índia durante este período. Em termos de conteúdo, os Vedas contêm observações que abrangem linhas inteiramente diferentes de pensamento e crenças religiosas. As Upanishads formam uma parte dos Vedas, e são firmemente filosóficas na sua fundamentação.

O período entre, aproximadamente, o séc. XII e o séc. II a.C. assistiu à composição de dois grandiosos épicos Hindus, o Mahabharata e o Ramayana. Ambos os épicos são considerados trabalhos coletivos, que foram escritos algures no séc. II a.C. após uma evolução contínua após séculos de tradição oral.

Panchatantra foi outra grandiosa coleção de histórias escrita por volta do ano 200 a.C.. Uma coleção de fábulas em Sânscrito tanto em formato prosa como em verso, é considerado um tratado político criado pelo académico Vishnu Sarma para instruir os jovens príncipes de Kashinn nos meandros da ciência política. Tendo viajado por todo o mundo através das rotas marítimas da Pérsia e do Sudeste Asiático, esta coleção de fábulas é considerada como a mais antiga forma de histórias existente no mundo e é considerada como a fonte de muitas fábulas morais desenvolvidas, virtualmente, em todos os cantos do mundo.

Outra coleção de histórias que provocaram um impacto por todo o mundo foram os Contos de Jataka. Embora fundamentalmente associadas com a tradição budista e escritas em Pali, acredita-se terem evoluído de histórias em Sânscrito relacionadas que existiam anteriormente à escrita deste contos. É assumido que os Contos de Jataka inspiraram outras histórias noutras partes do mundo, especialmente as histórias contidas nas fábulas de Aesop, Sindbad o marinheiro e As Mil e Uma Noites.

Um componente principal da ideologia Hindu são os Puranas. Tradicionalmente atribuídos a Vyasa, os académicos contemporâneos colocam a conceção deste corpo de textos entre 400 a 100 d.C.. os Puranas são uma parte importante da “Smriti” Hindu, com discussões abrangentes sobre vários tópicos como devoção a Deus nos seus vários aspetos, ciências tradicionais como Ayurveda, Jyotish, cosmologia, e conceitos como dharma, karma, reencarnação, entre outros. Abrangendo dezoito puranas divididos em três categorias intituladas Brahma Puranas, Vishnu Puranas e Shiva Puranas, fazem a eulogia aos três principais deuses da consciência Hindu, Brahma o criador, Vishnu o preservador e Shiva o destruidor.

A Índia tem uma rica tradição de artes teatrais que, contrariamente à crença de alguns académicos, não nasceu a partir das invasões Gregas da Índia. O teatro sempre existiu como uma instituição indígena, pelo menos, desde o período Védico na história do Sânscrito.

O teatro Védico deve as suas origens à religião. O episódio Yama-Yami no Rig-Veda, por exemplo, apresenta uma das formas iniciais de teatro da literatura Indo-Europeia. O teatro, com o tempo, evoluiu para uma tradição que era independente do ritual religioso. Apesar de influências modernas Helenísticas, as peças Sânscritas, frequentemente, diferenciavam em muito das suas homólogas Gregas em relação à natureza das peças, que iam da tragédia à comédia ligeira. Os dramaturgos muitas vezes recriavam temas mitológicos ou históricos pré-existentes para formarem novos trabalhos.

Alguns dos mais famosos dramaturgos Sânscritos incluem Sudraka, Bhasa, Asvaghosa e Kalidasa. Algumas das mais importantes peças são “Mriccha Katika” de Sudraka (que se assume ter sido escrita no séc. II a.C.); “Swapna Vasavadattam e “Pratijna Yaugandharayaanam” por Bhasa, um dramaturgo apenas ultrapassado por Kalidasa; e “Vikramorvashiyam”, “Malakavikagnimitram” e “Abhjnana Shakuntalam” por Kalidasa, o maior dramaturgo da literatura Sânscrita.

O escritor Bharata compôs uma pedra angular na literatura Sânscrita que definiu amplas linhas mestras para a forma como a música, dança, literatura e teatro deveriam ser expressas. Intitulado “Natyashastra”, também é creditado com o estabelecimento das nove “Rasas”, emoções que poderiam encontram expressões artísticas.

Vários trabalhos de poesia desenvolvidos entre o séc. III e VII d.C. utilizaram a mais criativa forma de Sânscrito, nos maiores tons literários estilísticos. Os mais notáveis trabalhos de poesia na história da literatura Sânscrita foram atribuídos a “Kumarasambhavam” e “Raghuvamsham” por Kalidasa, “Kiratarjuniya” por Bharati, “Shishupala Vadha” por Sri Maagha e “Naishadiya Charitam” por Sri Harsha. Neste período, o primeiro romance em Sânscrito foi escrito por Bana Bhatta, que apelidou o seu trabalho de “Kadambari”.

Outro trabalho significativo que surgiu no séc. XI foi “Katha Saritsagara” uma adaptação poética de um trabalho anterior no dialeto Paischali intitulado “Brihat Katha”. Este trabalho inspirou várias histórias dentro das “Mil E Uma Noites” e é conhecido pelas crianças por toda a Índia pelas histórias “Vikram aur Betaal” que esta antologia continha.

Após o séc. XI, o desenvolvimento da literatura Sânscrita declinou consideravelmente devido ao crescimento de línguas derivadas como Hindi, Bengali e outras línguas. Porém, a influência do Sânscrito nas culturas literárias nestas línguas é bem evidente, sendo que trabalhos em Sânscrito são constantemente reinventados e reinterpretados ao longo dos tempos.

Hoje em dia, o Sânscrito é principalmente usado como uma língua cerimonial, em hinos e mantras. Mas as evidências do Sânscrito ainda existem por debaixo da consciência nacional da Índia moderna. Bengali e Marathi ainda conservam uma enorme base do vocabulário Sânscrito. O hino nacional, “Jana Gana Mana” é composto numa extremamente Sanscrizada forma de Bengali. A canção nacional, “Vande Mataram”, originalmente um poema retirado do livro “Anandmath”, escrito por Bankim Chandra Chattopadhyay é puro Sânscrito, como um tributo à mãe de todas as línguas indianas de hoje.

No presente cenário, o Sânscrito é considerado por muitos académicos como uma língua morta. Mas o Sânscrito continua a demonstrar a mesma persistência que teve ao longo de muitos milénios. O Governo da Índia promove ativamente o Sânscrito como uma terceira língua no sistema de educação primário e académicos contemporâneos espalhados no mundo começaram a estudar e a encorajar conversação em Sânscrito, entre uma crescente comunidade estudantil. Parece manifesto que o Sânscrito irá resistir e permanecer para viver na consciência das futuras gerações da humanidade.

Retirado de http://bhashaindia.com/Patrons/LanguageTech/Sanskrit.aspx e traduzido do Inglês por Gustavo Cunha para www.YogaVaidika.com. © 2003-2007 Microsoft Corporation. Todos os Direitos Reservados. Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares