79º Aniversário - Swami Dayananda

É já no próximo dia 15 de Agosto que o nosso querido mestre Swami Dayananda Saraswati perfaz a bonita idade de 79 anos. Para celebrar essa ocasião, no Arsha Vidya Gurukulam, Anaikatti, Índia será realizado Laksharcana a Medha Dakshinamurthi, Maha-arati e distribuição de Prasadam. Aliás de 31 de Julho a 10 de Agosto serão feitos 11 Rudra Páráyanam e 11 dravya abhisheka a Medha Dakshinamurthi seguidos de Mahá-Mrtyuñjaya Homa no dia de aniversário de Swamiji. O convite pode ser visto aqui.

Swami Paramarthananda Saraswati ji compôs Shri Dayanandapañcakam, 5 versos de louvor a Swami Dayananda que refletem toda a reverência e agradecimento para com aquele que é considerado o expoente máximo desta tradição. Swami Dayananda Saraswati é um professor tradicional de Vedanta (Jñana Yoga) na linhagem de Adi Shankarachárya. O seu conhecimento profundo da cultura ocidental e a compreensão dos problemas actuais, fazem dele um professor único que consegue transmitir a visão da não dualidade tanto a estudantes tradicionais quanto a ouvintes modernos. Swamiji ensina Vedanta há mais de cinco décadas e tem a habilidade de fazer com que cada um perceba a sua verdadeira natureza.

Acompanhe a leitura de Shri Dayanandapañcakam com a audição do mesmo, na voz de Swamini Satyavratananda, clicando no leitor abaixo.



sadá smeravaktram krpápúrnanetram
sthiram dínamitram janaprítipátram
suvijñátashástram kasháyáktavastram
dayánandarúpam madácáryamíde


1 - Reverencio o meu Guru Swami Dayananda Saraswati (personificação da compaixão e ananda, plenitude), que sempre tem um sorriso no seu semblante, cujos olhos estão cheios de compaixão, é fiel amigo dos desamparados, amado por todas as pessoas, versado nas Escrituras e veste uma túnica ocre.

parabrahmanishtham svato dharmanistham
ahimsaikanishtham svashishyaih sujushtam
yatínám varishtham gurúnángarishtham
dayánandarúpam madácáyamíde


2 - Reverencio o meu Guru Swami Dayananda Saraswati que está estabelecido em Parabrahma, reside espontaneamente no dharma, segue ahimsa sem comprometê-la, profundamente adorado pelos seus (numerosos) discípulos, o mais nobre entre os santos e o maior dos mestres.

sushástre carantam sadá sañcarantam
janán bodhayantam bhaváduddharantam
mathámsthápayantam gurún pújayantam
dayánandarúpam madácáryamíde


2 - Reverencio o meu Guru Swami Dayananda Saraswati que (sempre) medita nas sagradas escrituras, sempre ativo, ensina o público, eleva a todos do samsára, estabelece instituições para o ensinamento das escrituras e que reverencia os seus Gurus.

kalánám pracáram dadhánam vinamram
svayam granthakáaram satám mánitáram
namattápaháram svayam nirvikáram
dayánandarúpam madácáryamíde


3 - Reverencio o meu Guru Swami Dayananda Saraswati que apoia a promoção de todas as artes, é modesto, é autor e compositor, honra todas as grandes pessoas, elimina o sofrimento de quem lhe suplica e permanece imperturbável.

sadá sántimürtim sadá kshántimúrtim
sadá dántimúrtim sadá satyamúrtim
pramánapravrttim dishantam sukírtmà
dayánandarúpam madácáryamíde


4 - Reverencio o meu Guru Swami Dayananda Saraswati que é sempre a personificação da paz, da aceitação, da moderação e da veracidade, claramente revela a função dos pramanas e é mundialmente famoso.

idampañcakam yah pathecchuddhacittah
sadá mokshamárge nitántam pravrttah
prasádát sa shásturbhavejjñánayuktah
sa jívanmrto vá bhavennityamuktah


5 - Aquele que está firme e sinceramente comprometido na busca de moksa e leia estes cinco versos, será abençoado com o conhecimento pela graça do Guru. Vivo ou morto, será sempre livre.

Tradução do inglês por Gustavo Cunha e publicado originalmente em www.yogavaidika.blogspot.com. Para obter Shri Dayanandapañcakam em documento PDF clique aqui.

Comentários

Mensagens populares