Introdução à meditação - Svāmi Paramārthānanda


A meditação é uma das disciplinas espirituais que ocupa uma posição importante na maior parte das tradições espirituais. Por isso, é necessário um entendimento correto do seu papel por todo o buscador espiritual. Hoje em dia, a meditação é recomendada para uma saúde física e mental, desenvolvimento da personalidade e melhor desempenho também. Logo, um entendimento claro da meditação é útil a todos, quer se procure iluminação espiritual ou não.

As Upaniṣads referem que o autoconhecimento é o único meio de libertação e o questionamento sobre o Ser guiado peles ensinamentos védicos é o único meio para o autoconhecimento. Então, o questionamento sobre o Ser ocupa uma posição prioritária para um buscador espiritual.

A meditação não é dirigida para o autoconhecimento nem para a libertação. Destina-se a preparar a mente para receber e assimilar os ensinamentos védicos. Assim, a meditação pode ser, em termos gerais, classificada em dois tipos, nomeadamente, meditação preparatória, que é praticada antes da exposição ao ensinamento védico e meditação de assimilação, que deverá ser praticada após exposição sistemática ao ensinamento védico consistentemente por um período de tempo.

É necessário desenvolver diferentes faculdades mentais para receber o autoconhecimento. Portanto, a meditação preparatória pode ser subdividida em quatro tipos. Isto baseia-se na faculdade a ser desenvolvida.

MEDITAÇÕES PREPARATÓRIAS
1) Meditação-Relaxamento
Nesta, você aprende a relaxar em todos os níveis. Em qualquer posição relaxe todas as zonas do seu corpo da cabeça aos pés. Quando o corpo está totalmente relaxado, você sente-se incorpóreo. Então, observe a respiração. Isto ajudará a tornar o processo de respiração fluído e uniforme. Em seguida, relaxe a mente. Os métodos seguintes podem ser usados para relaxar a mente:

- Imagine-se sentado(a) num ambiente natural como uma praia, um jardim, uma montanha, às margens de um rio ou num āśram. De forma consciente entregue todo o fardo mental aos pés do Senhor (na forma da sua deidade preferida – Iṣṭadevatā). Repita para si mesmo(a): “Eu encaro com confiança qualquer situação na vida, agora que o Senhor está aqui para partilhar o meu fardo. Agora não tenho preocupações. Estou relaxado(a).
 - Use qualquer palavra chave como “Śantiḥ” (paz) para invocar e desfrutar o relaxamento, ignorando quaisquer outros pensamentos.

2) Meditação-Concentração
Enquanto que a meditação anterior é para um simples e profundo relaxamento, esta meditação desenvolve a faculdade de foco. Podem ser usados os métodos seguintes para desenvolver esta faculdade:
- Realize uma pūjā ao Senhor mentalmente. Poder ser uma pūjā simples ofertando algumas flores ou elaborada envolvendo os passos ritualísticos. Em alternativa, pode visualizar uma pūjā feita por outra pessoa num templo, āśram, etc.
- Mentalmente, vocalize as preces que você conhece em qualquer língua. Esteja consciente de si entoando os cânticos. Mentalmente, repita qualquer nome do Senhor ou as palavras “Oṃ Śantiḥ”. Esteja consciente de cada letra.

3) Meditação-Expansão
Ao ficar obcecado o tempo todo com a vida pessoal ou familiar desenvolve-se uma mente tacanha, do tipo palas-nos-olhos. Para quebrar isto é necessário meditar no todo, o que expande a mente e tornam os problemas individuais e familiares insignificantes. Experimente o seguinte:
- Mentalmente, veja o céu, as estrelas, a lua, a terra, os oceanos, as montanhas, etc. Aprecie os processos cósmicos do nascer do sol, pôr do sol, movimentos planetários, fluir dos rios, voo dos pássaros, etc. Em resumo, sintonize-se com o ritmo natural, a orquestra cósmica. Aprenda a desfrutar a dança cósmica do Senhor cósmico.

4) Meditação-Valores
Esta meditação é muito importante. Isto ajudará a interiorizar os valores. Isto trará uma transformação à vida transacional:
- Escolha qualquer valor como confiança, paciência, compaixão, etc. Mentalmente, veja quão importante são para uma vida de paz e progresso. Traga à sua mente qualquer pessoa que possua esse valor em particular e aprecie. De seguida, escolha a característica oposta como desconfiança, irritação, insolência, etc. Mentalmente, veja como elas estragam a sua paz e daqueles à volta. Veja-se a si mesmo (a) dotado(a) dessa característica particular.
 

Os quatro tipos de meditação acima mencionados podem ser praticados por qualquer pessoa. Não é preciso ser-se um buscador de iluminação espiritual para os praticar. Estas meditações trarão consigo um transformação profunda na personalidade que dará paz interior. A paz não depende do que se tem mas daquilo que se é.

MEDITAÇÃO DE ASSIMILAÇÃO (VEDÂNTICA)
O buscador de iluminação espiritual não deverá parar com a prática das meditações mencionadas anteriormente. O questionamento sobre o Ser com a ajuda de um Guru e das escrituras é necessário. O estudo consistente e sistemático das escrituras, por um período de tempo, sob a orientação de um mestre tradicional levará à autodescoberta. Para assimilar e viver de acordo com esta sabedoria, é preciso praticar a meditação vedântica da forma seguinte:

Mentalmente, debruce-se na Verdade de si mesmo(a) como revelado pelos ensinamentos das escrituras.
Mentalmente, debruce-se na Verdade do Senhor como revelado pelos ensinamentos das escrituras.
Mentalmente, debruce-se na natureza do mundo ao qual o seu próprio corpo e mente pertencem.

OBSTÁCULOS E REMÉDIOS
1) Sono
Este é o obstáculo mais comum. Não precisa sentir-se culpado(a) acerca disso. A solução varia de indivíduo para indivíduo. Alguns métodos gerais podem ser tentados por todos:
- Medite após o banho ou, pelo menos, após lavar as mãos, pés e rosto com água fria.
- Medite quando o estêmago não está nem muito cheio nem muito vazio.
- Escolha uma altura do dia em que esteja alerta.
- Use uma forte autosugestão, “Eu estarei alerta”.
- Não medite após uma atividade cansativa.
- Não medite quando aja falta de sono.
- Inicialmente, faça sessões curtas entre 15 a 20 minutos apenas.

2) Distração
Este é o segundo obstáculo mais comum. Não é preciso sentir-se culpado(a). Os métodos seguintes podem ser adotados para evitar isto:
- Aprenda mais e mais acerca da meditação e do seu valor. A mente gosta de fazer aquilo que ela aprecia.
- Reduza os seus gostos e aversões que são a causa de perturbação e distrações.
- Abandone todas as ansiedades escolhendo o Senhor como seu parceiro na vida.
- Use uma forte autosugestão “Tenho um compromisso comigo mesmo. Morri para todos os meus papéis mundanos”.

3) Aborrecimento
Por vezes, a mente fica entediada. Não está a dormir nem está agitada. Se isto acontece, nada pode ser feito. É preciso ter esperança e aguardar que passe. No entanto, pode-se tentar evitar esta situação usando os seguintes métodos:
- Não tenha reprima os sentimentos (que irão criar encher o inconsciente). Partilhe os seus sentimentos com alguém.
- Escreva os seus sentimentos (e rasgue o papel se não o quiser conservar).
- Expresse os sentimentos abertamente ao Senhor, o seu Iṣṭadevatā.

4) Desfrute da Tranquilidade
O retiro e quietude na meditação criam uma sensação de bem estar. Muitas pessoas confundem esta experiência temporária com realização espiritual e tendem a apreciá-la mais e mais. Este é o obstáculo mais subtil. Só pode ser ultrapassado aplicando corretamente a discriminação vedântica.

CONCLUSÃO
Toda a gente pode praticar as primeiras quatro formas de meditação. Será muito útil qualquer que seja o tipo de atividade da pessoa. Se se é um(a) buscador(a) espiritual, todas são ainda mais importante. Não é necessário nenhum tipo de iniciação especial para praticar estas quatro formas de meditação.

Oṃ Tat Sat 


Retirado de Yoga Malika e tradução livre (em 2009) por Gustavo Cunha para www.YogaVaidika.com.

Mensagens populares