Devoção e meditação - David Frawley

A mente é como o pavio de uma lamparina a óleo, o conhecimento é como a chama, mas devoção é o óleo. Sem o combustível da devoção a meditação torna-se seca, negativa e desprovida de alegria. Portanto, se desejamos meditar verdadeiramente temos que desenvolver a devoção necessária para suportá-la. Mas o que é verdadeira devoção?

A verdadeira devoção não é a mera adoração cega de um Deus ou guru. É reconhecer que a luz da consciência nos nossos corações é também a luz do amor Divino. Consciência é carinho, compaixão e consideração. Nutre e providencia para todos os seres como uma grande Mãe.

A maior parte dos nossos problemas psicológicos brotam da falta de devoção. Eles existem porque nós procuramos ser amados ao invés de darmos amor. Através do cultivo da devoção ou amor a Deus aprendemos a dar amor a todos os seres. Emulamos uma fonte Divina superior de amor e deixamos fluir através de nós, não apenas para benefício próprio mas para o bem de todos.

Uma pessoa com devoção nunca se sentirá realmente sozinha. Devoção coloca-nos em contacto com a presença Divina em todo o lado, fornecendo um sentimento de companheirismo até mesmo com as pedras e o céu. Retira-nos dos caminhos estreitos da mente e das compulsões separatistas do ego, colocando-nos para além de nós mesmos no universo superior da consciência. O verdadeiro devoto vê o Divino adorado em todo o lugar e está em paz com todo o mundo.

O Yoga Clássico ensina que a devoção é o meio mais rápido para conquistar o autoconhecimento. Mas tal devoção não é um mero pensamento ou emoção. É o próprio movimento do coração da consciência à medida que desperta dentro de nós. Amor é o estado natural de união que é yoga.

Excerto do livro Vedantic Meditation: Lighting the Flame of Awareness de David Frawley, publicado por North Atlantic Books, copyright © 2000 por David Frawley. Todos os Direitos Reservados. Este material não pode ser reproduzido em nenhuma forma ou vendido sem permissão escrita prévia de North Atlantic Books. Traduzido por Gustavo Cunha para Yoga Vaidika com a permissão do editor. Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Mensagens populares