A tradição do Canto Védico - UNESCO

Os Vedas abrangem um corpo vasto de poesia Sânscrita, diálogo filosófico, mito e encantamentos rituais desenvolvidos e compostos pelos Arianos à mais de 3,500 anos atrás. Considerados pelos Hindus como a fonte principal de conhecimento e a fundação sagrada da sua religião, os Vedas são uma das mais antigas tradições culturais ainda vivas.

A herança Védica abarca uma multitude de textos e interpretações incluídas nos quatro Vedas, geralmente referidos como "livros de conhecimento", apesar de terem sido transmitidos oralmente. O Rig Veda é uma antologia de hinos sagrados; o Sama Veda é composto por arranjos musicais dos hinos do Rig Veda e de outras fontes; no Yajur Veda abundam orações e fórmulas dos sacrifícios utilizadas pelos sacerdotes; e o Atharva Veda inclui encantamentos e magia. Os Vedas oferecem também um olhar sobre a história do Hinduísmo e o início do desenvolvimento de alguns conceitos artísticos, científicos e filosóficos, como o conceito de zero.

Expressos na linguagem Védica, que deriva do Sânscrito clássico, os versos dos Vedas eram tradicionalmente vocalizados durante os rituais de sacrifício e recitados diariamente nas comunidades Védicas. O valor desta tradição assenta não apenas no rico conteúdo da sua literatura oral mas também nas técnicas engenhosas empregues pelos sacerdotes Brahmin para preservarem os textos intactos ao longo de milhares de anos. Para assegurar que o som de cada palavra permanece inalterado, aos profissionais são ensinadas, desde criança, técnicas complexas de recitação baseadas em acentuação tonal, uma forma única de pronunciar cada letra e combinações específicas de discurso.

Apesar dos Vedas continuarem a ter um papel importante na vida indiana contemporânea, apenas treze dos mais de mil ramos de recitações Védicas sobreviveram. Além disso, considera-se que quatro notáveis escolas - em Maharashtra (Índia central), Kerala e Karnataka (sul da Índia) e Orissa (Índia oriental) – estão sob ameaça iminente.

Retirado de Unesco.org e traduzido do Inglês por Gustavo Cunha para YogaVaidika.com. Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Comentários

Mensagens populares