Festividades Hindus em Setembro

Krishna Jayanti - Nascimento do Deus do Amor Divino. Krishna, a encarnação preeminente do Deus Vishnu, viveu a vida ao máximo. Ele tinha sabedoria divina, carisma e poder, mas Ele também fazia travessuras e desfrutava de jogos e da companhia da Sua amada Radha. Ele foi protagonista numa guerra épica, inspirando pelo discurso e exemplo. Acima de tudo, Ele é conhecido por amar todos os seres vivos, pois Ele é todos eles. É a Sua vida extraordinária que os Hindus celebram nesta festividade de aniversário com jejuns, devoção, teatralização e jogos.

Quem é Krishna?
Nascido numa família real, Krishna era o filho de Devaki e Vasudeva. Ele é o nobre filósofo, nascido para aliviar este mundo de todo o mal. Ele é a criança divina que traz risos, amor e beleza à vida. Ele é o charreteiro celestial cujo discurso sobre dharma ao guerreiro Arjuna é o coração da Bhagavad Gita. Ele é a Divindade omnisciente e, a Seus pés, os devotos colocam os seus problemas. Cantar “Krishna Arpanam” é oferecer tudo em completa rendição a Ele, com total confiança que Ele tomará conta disso. É dito que numa grande, cósmica leela, ou jogo, Ele cria ilusões à nossa volta para catalisar o aprendizado e realização. Morto por uma flecha enquanto dormia num campo de erva, Ele deixou esta Terra no final de Dwapara Yuga, e, após a Sua morte, há cerca de 5,000 anos atrás, a nossa era presente começou.

O que é Krishna Jayanti?
Jayanti significa nascimento, e Krishna Jayanti é o aniversário do Senhor. Esta festividade também recebe o nome de Krishna Janmashtami, indicando o Seu nascimento no oitavo dia da Lua minguante no mês de Shravana (Agosto/Setembro).

O que é que as pessoas fazem durante Krishna Jayanti?
Antecipando o nascimento da criança divina, os devotos preparam os altares das suas casas com imagens de Krishna decorado com flores (particularmente tulasi) e ricamente adornados com jóias. A casa inteira torna-se festiva com desenhos rangoli, luzes e flores perfumadas festoando as portas. A disciplina manda jejuar no dia anterior e manter vigília toda a noite. Famílias e comunidades cantam e dançam noite dentro, enquanto bardos relembram as brincadeiras joviais de Krishna, o Seu amor veemente por Radha e os Seus preciosos ensinamentos. À meia noite, a hora em que Ele nasceu, uma estátua do bebé Krishna é banhada, vestida com roupas novas, colocada num berço e reverenciada através de uma puja elaborada. O jejum é então quebrado e os devotos celebram e festejam durante horas. De madrugada, as mulheres pintam pegadas de bebé no chão que se dirigem ao quarto do altar, sinal que Krishna entrou em suas casas.

Como é que os devotos se relacionam com Krishna?
A interação com Krishna é sempre pessoal. Dependendo do devoto, o amor inspirado pela energia Divina que é Krishna é como o de uma mãe por um filho, o de um amigo adolescente por outro, o de um amante pela sua companheira vitalícia. Para muitos, Krishna é o mentor supremo e refúgio em tempos difíceis e de busca interior. Ele relembra-nos acerca do nosso dharma, ou dever, e explica-nos as escolhas filosóficas que temos na vida. Em última instância, Krishna mostra-nos o caminho para a Realização de Deus.

Factos sobre Krishna

De que formas é Krishna apresentado?
Krishna é normalmente visto como um jovem vaqueiro que toca uma flauta, ilustrando os Seus dias como um jovem despreocupado que talhava canas para fazer flautas e encantava o mundo com música. Em criança, as pinturas mostram-No gatinhando ou segurando um pote de manteiga. Como jovem adulto Ele é o amante perfeito. Como adulto Ele é o sábio charreteiro de Arjuna no campo de batalha de Mahabharata. Krishna, literalmente, significa escuro. É dito que ele é tão escuro que a Sua pele tem um reflexo azulado.

Quem são as mulheres da vida de Krishna?
Radha é a encantadora jovem mulher que Krishna amou. Ela representa a devota, amada por Krishna. Rukmini é a linda, gentil e meiga esposa de Krishna. Satyabhama, outra esposa, é uma brava e corajosa guerreira. Nas noites de luar, Krishna dança com as gopis, encantadoras donzelas vaqueiras. A miríade de encontros amorosos de Krishna simboliza a capacidade infinita do Seu Amor, indicando que cada um de nós, por mais comum que seja, pode simultaneamente ser um com o Senhor.

O que é a competição handi?
Revivendo a história de Krishna e dos Seus colegas que fugiam com potes de barro com soro de leite coalhado, chamados handi, os jovens rapazes de Maharashtra formam pirâmides humanas para alcançar um jarro de soro de leite coalhado pendurado bem alto e parti-lo com um objeto arredondado, derramando o líquido por cima de todos, em baixo. São colocados Handis em vários pontos das cidades, e as equipas deslocam-se em camiões competindo, como fazem os rapazes, para partirem tantos quanto possível, especialmente aqueles que prometem grandes recompensas.

Pancha Kajjaya
Esta doce e estaladiça salada é apreciada como um petisco, ou, como um acompanhamento exótico.

Tempo de preparação: 30 minutos.
Tempo de cozedura: 10 minutos
Pessoas: 6-8

Ingredientes:
- 4 chávenas arroz fino batido (poha);
- 4 chávenas de coco ralado – de preferência fresco, mas congelado serve. Se for usado coco seco mergulhar em água por 1 hora e depois remover o excesso;
- 1 a 2 chávenas de açúcar mascavado em pó;
- 4 colheres de sopa de sementes de sésamo brancas;
- 1 colher de chá de cardamomo em pó;
- 2 colheres de sopa de mel.

Modo de fazer:
1. Misturar o arroz com o coco ralado e deixar de parte durante 30 minutos.
2. Juntar o resto dos ingredientes e misturar.
3. Colocar num prato raso e deitar cerca de 2 colheres de mel por cima.
4. Decorar com fatias finas de banana madura.

Dica: Usar apenas o poha muito fino, leve. A variedade espessa permanece dura no produto final e não absorve o mel.

Facto & Ficção

FACTO: É amplamente aceite que Krishna foi uma figura histórica, apesar da data do Seu nascimento ser discutida. Arqueólogos da Marinha Americana descobriram, recentemente, provas convincentes de Dvaraka, a capital do Seu Reino antigo. Ruinas subaquáticas descobertas junto à costa de Gujarat correspondem às descrições da cidade do épico Mahabharata.

FICÇÃO: Uma exploração apressada do Hinduísmo pode fazê-lo parecer superficial, já que, muita da sua prática popular, incluindo os seus festivais, está assente sobre um tesouro rico de histórias, lendas e mitos provenientes dos Puranas e dos épicos. Na verdade, subjacente esta encantadora coletânea literária está uma profunda natureza mística, filosofias vastas e abrangentes, sofisticados sistemas de yoga e escrituras de inigualável profundidade.

Em 2010, Krishna Jayanti celebra-se a 2 de Setembro.

Ganesha Chaturthi – Honrar o Senhor dos Começos. Durante Ganesha Chaturthi, um festival de dez dias em Agosto/Setembro, cerimónias de puja elaboradas são realizadas em templos Hindus em todos o mundo em Honra a Ganesha, o benevolente, o Senhor dos Obstáculos com cara de elefante. Em milhões de altares caseiros, reverências são também feitas a uma imagem de argila de Ganesha que a família faz ou obtém. No final dos dez dias, os Hindus juntam-se numa grande parada, chamada visarjana em Sânscrito, ao rio, tanque do templo, lago ou beira-mar, onde a Sua imagem é ceremonialmente imersa, simbolizando a fusão de Ganesha na consciência universal.

Quem é Ganesha?
Sempre contente, brincalhão, imperturbável e sábio, esta Divindade rotunda remove os obstáculos a bons empreendimentos e obstrui iniciativas negativas, assim guiando e protegendo as vidas dos devotos. Ele é o patrono da arte e ciência, o Deus residente em todas as entradas, o porteiro que abençoa todos os começos. Ao iniciar o que quer que seja – estudo, negócio, casamento, viagem, construção e mais – os Hindus procuram a Sua benção para obter sucesso. Ele é, inquestionavelmente, o mais querido, popular e reverenciado entre todas as Divindades Hindus. Ganesha Chaturthi (também conhecido como Vinayaka Chaturthi) acontece no quarto dia da quinzena de Lua crescente do mês Bhadrapada do calendário lunar sagrado Hindu, o que equivale a dizer num dia específico em Agosto/Setembro. Essencialmente, é um aniversário que celebra o surgimento divino de Ganesha.

O que é que as pessoas fazem durante Ganesha Chaturthi?
Os devotos, muitas vezes, esculpem ou adquirem uma estátua de Ganesha de argila não-cozida. Muitos esculpem-No a partir de uma mistura especial de açafrão, pasta de sândalo, esterco de vaca, solo de um formigueiro e açúcar de palma. A imagem da Divindade é colocada no altar de casa entre decorações tradicionais. Um ritual de reverência e prece, chamado puja, é feito diariamente, invocando as energias da Divindade e convida-Lo a residir na imagem de argila. São vocalizados mantras e feitas oferendas ao longo da puja, incluindo incenso, lamparinas acesas, comida cozinhada (naivedya), frutas, erva durva, tulasi, e folhas de romã – e flores, especialmente vermelhas. Após os dez dias, uma puja simples é realizada antes da estátua ser levada para uma partida formal (visarjana). Com frequência, comunidades inteiras, desde dezenas a dezenas de milhares de devotos, reúnem-se todos os anos para este dia final de cerimónia. Os ícones são carregados numa bandeja de metal ornamentada – imagens maiores são suportados num palanque por vários homens fortes – até a um lago, rio ou mar. Lá, Ganesha é depositado na água após ser removida toda a parafernália não-degradável.

Que comidas são oferecidas?
São preparadas, especialmente, para Ganesha comidas sumptuosas, lembrando a Sua natureza elefantina e o seu apetite pródigo. As pessoas oferecem frutas variadas como manga, banana e açúcar de palma. Os doces são o deleite da Divindade com cabeça de elefante, assim, para expressar o seu amor as famílias dão-se a grandes esforços para fazerem doces especialmente saborosos. Cada família tem as suas receitas.

Factos sobre Ganesha

Onde é que este festival é mais popular?
Em lugar algum Ganesha Chaturthi é festejado com mais criatividade e entusiasmo do que em Mumbai, Índia. A cidade virtualmente pára à medida que milhões de Hindus celebram.

Porquê que Ganesha é reverenciado primeiro?
O Senhor Brahma declarou que qualquer culto conduzido sem o pedido da benção de Ganesha seria infrutífero. Ele é considerado uma Divindade amorosa, brincalhona e protetora cuja benção abençoa qualquer empreendimento. Portanto, Ele é invocado ceremonialmente antes dos casamentos, mudança de casa, exames escolares importantes, no início de um novo negócio e outros eventos importantes.

Qual é o seu trabalho místico?
O Senhor Ganesha é o Deus a quem os Hindus rezam quando acontecem mudanças nas suas vidas, ao mudarem de velhos padrões estabelecidos para outros novos. Ele está sempre ali para estabilizar as mentes dos devotos e abrir as portas certas à medida que evoluem e progridem.

O que é que o distingue?
Para além da Sua única e cativante cabeça de elefante, Ganesha carrega um aguilhão de elefante para nos incitar ao longo do caminho correto. Ele segura um laço para laçar os inimigos do dharma e para puxar os devotos junto a si quando eles se afastam do caminho espiritual. A sua montaria é um rato. Diz-se que a sua grande barriga contém todo o cosmos. Na Sua mão está modaka, um fruto ou outro doce, símbolo da realização iluminada.

Doces Modaka

Estes ricos, fritos, fofos, torrões doces são os equivalentes Mangaloreanos dos kollukattai de Tamil. São os favoritos do Senhor Ganesha, que é descrito como Modaka Hasta, aquele com modaka na Sua mão.

Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de fritura: 30 minutos
Dá para 20 unidades

Equipamento: Um wok ou fritadeira, uma concha perfurada; um coador revestido para remover o óleo em excesso, uma tigela para misturar e um prato para servir.

Ingredientes:
- 4 chávenas de arroz fino batido (poha);
- 1 chávena farinha de semolina (rava)
- 1 chávena farinha de arroz;
- 1 chávena de bananas ligeiramente maduras amassadas;
- 1 chávena açúcar mascavado em pó (ou açúcar mascavado);
- 1/8 colher de chá tsp de sal;
- óleo de fritar.

Modo de fazer:
1. Misturar todos os ingredientes exceto o óleo.
2. Juntar um pouco de água e amassar a mistura gentilmente até formar uma pasta espessa.
3. Aquecer o óleo no wok.
4. Colocar bolinhas feitas com colheres de sopa da massa em óleo moderadamente quente e fritar até ficarem castanhas. Escoar e arrefecer, depois desfrutar!

Facto & Ficção

FACTO: Não existe um caminho único para a Realização de Deus no Hinduísmo, mas muitos. Dezenas de milhares de linhagens de ensinamento distintas prescrevem combinações variadas de preces, ritos e rituais, meditação, cânticos e os muitos yogas para guiarem os seguidores na sua evolução espiritual.

FICÇÃO: Muitos, erradamente, acreditam que os Hindus veneram vacas. Os Hindus não veneram vacas. Eles respeitam, honram e reverenciam a vaca. Reverenciando este gentil animal, que dá mais do que toma para si, os Hindus honram todas as criaturas.

Em 2010, Ganesha Chaturthi celebra-se a 11 de Setembro.

Retirado de www.HinduismToday.com, traduzido do Inglês por Gustavo Cunha e republicado em www.YogaVaidika.com com a permissão de Hinduism Today. Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Comentários

Mensagens populares