Reflexões sobre a Índia - Tales Nunes

Algumas coisas que pedimos na vida acontecem, de fato. Pedi uma viagem para Índia com muito aprendizado. Posteriormente descobri que o pedido foi redundante, toda viagem para a Índia traz um grande aprendizado, seja através da alegria, ou do inesperado. Assim foi este mês de setembro, cheio de aprendizados e de momentos inesperados na Índia.

Gostaria de compartilhar aqui, brevemente, algumas reflexões sobre o país onde nasceu o Yoga.

A Índia é um reflexo do nosso mundo atual, cheio de paradoxos e, muitas vezes, difícil de entender. A Vida nos mostra, em diversos momentos, assim como a Índia o faz a todo momento, que ela não está sob o nosso controle. Quando isso acontece, geralmente dizemos que tomamos uma rasteira da vida. E o que cai nessa rasteira são as nossas expectativas e planos, que são sobrepostos pelos vieses da vida, ou no caso de uma viagem para o berço do Yoga, os vieses da Índia. Esses vieses, que pensamos ser sem sentido ou caótico, são os planos de Ishvara, do todo, agindo sobre nós, seja na Índia ou na nossa vida. O fato é que na Índia, muito mais do que qualquer outro lugar que já conheci, a começar pelo trânsito, temos a nítida sensação de que estamos à mercê de algo maior do que nós. Lá inquestionavelmente é um palco muito adequado para compreendermos Ishvara e aprendermos a abrir mão de querer controlar todas as situações.

O quanto temos de gerência sobre as nossas vidas, de fato?

Podemos nos questionar. Difícil dizer, impossível medir, mais fácil é compreender que muito, mas muito mais do que pensamos foge ao nosso comando. Isso a Índia nos ensina como ninguém. Ela desperta medos, ansiedades, emoções profundas, e quando começamos a querer fugir de lá, ela nos coloca no colo e nos mostra como somos crianças mimadas e o quanto temos a aprender. Isso ela sabe fazer, como uma grande mãe. E o país onde nasceu o Yoga não se limita a nos ensinar nos colocando em seu colo, ensina-nos, sabemos muito bem, à distância, através de todo o conhecimento que lá fecundou e que hoje está espalhado pelo mundo: Yoga, Vedanta, Ayurveda, Astrologia.

Retirado de www.cadernosdeyoga.com.br e republicado em www.YogaVaidika.com com a permissão do autor (Tales Nunes). Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Mensagens populares