Boletim 3 - agosto 2012

A formação em Yoga "Imersão Total" decorre de 6 a 24 deste mês e continua com encontros ao final de semana até ao fim do ano. São 200 horas de prática e teoria, aprendizagem e partilha tendo em vista o bem comum, evolução pessoal e amadurecimento interior.

​Paz. Contentamento. Partilha.

Numa formação em formato diário e consecutivo, onde se passam muitas horas do dia ​na mesma sala com as mesmas pessoas estudando a mesma matéria, embora sobre diversos prismas diferentes, vemos rapidamente a personalidade de cada um, o que nos caracteriza, aquilo ao qual nos agarramos e procuramos manter por perto e, pelo contrário, o que nos incomoda e desejamos manter distante. Isto acontece pois um curso deste género propicia a convivência, intimidade e a união (bem como a desunião).

Os nossos egos lutam constantemente. Começando com a luta pessoal, a disputa connosco mesmos. Um desejo de melhorar, aperfeiçoar ou mudar levam-nos a sermos exigentes com os nossos pensamentos, palavras e ações. O que dizer, então, da exigência com o outro.

Assim, não é surpresa que na descoberta de nós mesmos, da nossa verdadeira natureza, em essência, sendo livre de qualquer limitação, forma ou defeito acontece um relaxamento e relativização quanto ao que à personalidade pertence: corpo, mente, ego, gostos, aversões, medos, expectativas, etc.

A revelação neste ensinamento mostra a cada um que é, fundamentalmente, pleno e, que o outro não é, dessa forma, diferente de mim. O próprio universo e a ordem que o sustenta não é diferente de mim.

Mais, o Yoga mostra-nos que, tal e qual como sou, sou perfeitamente aceitável. Esse "Eu" que busco ser, absolutamente perfeito, completamente conhecedor, e ilimitado sob todas as formas, em essência, como consciência, eu sou.

Assim, este tempo que passamos juntos em formação, estudando vários textos antigos, as escrituras sagradas, praticando yoga, meditando e refletindo mudou para sempre quem nós somos enquanto pessoas que desejam entender-se a si mesmas melhor, relacionar-se com os outros em amor e carinho e, entre outras coisas, alcançar uma certa sabedoria sobre o mundo e as coisas.

Para o indivíduo o crescimento é uma constante. O amadurecimento, uma necessidade e um desejo. A alma, o ser, a consciência, essa observa (atenta) e alenta esse ímpeto para a ação adequada com a atitude adequada.

Esta iniciativa não vai sequer a meio e já valeu a pena. Valeria sempre a pena, segundo o poeta, pois não é pequena a alma destes que rumo ao infinito se propõe caminhar com humildade, reverência e firmeza. Com empenho e disciplina, confiança e abertura os praticantes que aceitaram a proposta e iniciaram a viagem estão à procura de uma felicidade total, buscando o supremo e trancendental - à sua maneira. À maneira do Yoga.

Que o Yoga possa fazer derramar as suas bençãos, as bençãos do conhecimento da vida, do mundo e do indivíduo sobre cada um e que, assim, estejamos disponíveis para ajudar e apoiar quem de nós necessita.


Tudo de bom,
Gustavo e Elisabete

Mensagens populares