Boletim 4 - setembro 2012

Recomeçamos as aulas com as práticas regulares de Hatha Yoga, Yoga para Crianças, Curso de Sânscrito, Grupo de estudos de Vedanta e Meditação, após o curso de formação de professores de Yoga. Confira agora as novas aulas em HORÁRIOS (clique aqui) e inscreva-se. Namaste!​

Retorno. Regresso. Reinício.

No mês de agosto tivemos no Centro VAIDIKA a 1ª parte da formação para futuros professores de yoga. Foram mais de 100 horas de partilha, ensinamento e prática no sentido de capacitar os formandos para este serviço ao próximo.

Assim, voltamos agora às atividades regulares como aulas regulares de Yoga em diversos horários, Yoga para crianças, curso de Sânscrito, grupo de estudos de Vedanta e Meditação.

Aproveitamos também esta oportunidade para acolher os novos tempo que se avizinham com serenidade e contemplação. A mudança de estação no final mês dará o (re)início de uma fase de recolhimento e interioridade. Findas as férias escolares e profissionais, os portugueses voltam ao trabalho e ao estudo, algo a que não somos alheios.

Na cultura indiana Hindu, Sarasvati é tida como a regente das Artes e Ciências, a própria energia criadora inteligente e eloquente. O nosso desejo é que esta presença se instale em todos e que todos sejam beneficiados por ela.

De igual modo, Lakshmi é vista como a Prosperidade e Fortuna, em termos materiais e espirituais. Desta forma, fazemos votos para ela esteja presente na medida do necessário e seja tratada com igual respeito e louvor.

A todos os que buscam o conhecimento contido nos Vedas, as escrituras milenares indianas que falam sobre a profunda natureza de cada um, procuramos ser um pólo de informação e contacto com a simplicidade de ser.

Tomar consciência de si-mesmo, ver com clareza a pertença a um todo maior e sentir no seu interior a luz iluminadora da vida e da Criação é descobrir o Yoga em toda a sua grandeza, a espiritualidade que ultrapassa culturas e distâncias. É algo que o Yoga pode trazer à tona, assim como qualquer outro caminho que procure a Verdade comum ao indivíduo e ao Todo, no seu esplendor.

Aos que sentem empatia, ressonância ou apenas um gosto inexplicável pelo Yoga, ele revela-se e torna-se uma fonte de aprendizagem constante.

Em Pedrouços, num lugar modesto e familiar, o Yoga está disponível para quem busca uma ferramenta para se conhecer melhor, para se relacionar melhor e para se sentir melhor. Melhor, não significa necessariamente um caminho fácil e uma jornada alegre. Melhor, significa, porém, aquilo que chega como sendo o melhor para aquele instante, para nosso amadurecimento e entendimento. Melhor, nem sempre é agradável ou desejado, todavia, melhor é, a longo prazo, visto amíude como o necessário e imperativo.

Que possamos, pois, entender o universo como o palco de histórias sem fim e personagens efémeras, com um pequeno mas vital papel e um importância relativa mas fundamental no "tic-tac" cósmico e que tenhamos a visão da totalidade mesmo no mais ínfimo gesto e ação, na palavra dita e escrita.

Regressemos a um estado de graça, do qual, no fundo, nunca saímos.

Bem hajam,
Gustavo e Elisabete

Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Mensagens populares