Boletim 5 - outubro 2012


Este mês, damos início às aulas regulares de Sânscrito para Crianças (sextas-feira, 18h30) e teremos, também, o Curso de Cozinha Vegetariana com Otília Oliveira, no domingo 7 (inscreva-se!). Confira os horários das novas aulas em HORÁRIOS (clique aqui) e visite-nos. Namaste!

​Aprender. Conhecer. Ensinar.

As crianças adoram aprender coisas novas. Quando estimuladas, aprendem com facilidade, e o seu ritmo rápido de aprendizagem e entendimento pode impressionar até os mais experientes. Assim, é com muito gosto que no Centro VAIDIKA damos início a uma proposta inovadora: ensino de Sânscrito para Crianças.

O Sânscrito (saṁskṛtam - "bem elaborado") é uma língua muito antiga da Índia, anterior ao Latim, mas mais próxima do Português do que à partida seria de esperar, pois o Sânscrito é uma espécie de "língua-avó" de muitas línguas europeias. Falamos e escrevemos palavras que ainda têm muitas parecenças com as suas semelhantes em Sânscrito, por exemplo, devaḥ / Deus, sarpaḥ / serpente, sapta / sete, nava / nove, entre outras.

Usamos no dia-a-dia termos Sânscritos sem qualquer problema, veja-se como a palavra Yoga (união / disciplina) se tornou bastante comum. Mantra (verso / frase), bem como, cakra e mandala (círculo) também já fazem parte do vocabulário corrente.

O objetivo do ensino de Sânscrito a Crianças não é apenas familiarizar as crianças com o Sânscrito, mas, desenvolver a sua inteligência e criatividade e apontar para novos conhecimentos a partir de uma língua milenar e ancestral. Dotar os nossos filhos de mais cultura e sabedoria é um bem inestimável que trazemos à sociedade e ao seu futuro.

As aulas de Sânscrito para Crianças acompanham o Yoga Júnior que acontece todas as sextas-feiras, às 18h30. Desta forma, para além das posturas, técnicas respiratórias e meditação, os adultos de amanhã apreendem igualmente os valores fundamentais e universais que são retratados nas histórias tradicionais indianas, como a humildade, sinceridade, compaixão e amizade.

Igualmente, este mês, recebemos a Otília Oliveira para um Curso de Cozinha Vegetariana que nos vai ensinar a criar alternativas caseiras ao leite de vaca (como o leite de alpista), germinar brotos, pratos exóticos orientais e sobremesas deliciosas, entre outras coisas.

A Otília é quem fornece o seitan biológico e, ainda, os biscoitos de especiarias deliciosos que os nossos alunos e alunas tão apreciam. Assim, convidamos todas as pessoas interessadas em cozinha saudável e apetitosa a inscreverem-se neste curso.

Este evento está inserido na Semana Vegetariana, promovida pelo Centro Vegetariano (centrovegetariano.org) a nível nacional. Vá lá e confira os artigos que são publicados com bastante frequência e escolha a sua atividade para esta semana.

É que, não só só as crianças que estão constantemente a aprender. Qualquer ser humano tem inata uma curiosidade imensa e vontade de conhecer tudo e todos.

Que possamos dedicar algum do nosso tempo a estudar e a descobrir respostas que nos satisfaçam plenamente.
Que as respostas que encontramos possam tornar-se em sabedoria e conhecimento para as próximas gerações.

"Se for utilizado diariamente, continuará sempre a crescer. Esta é a riqueza do Conhecimento, a preciosidade de todos." (ditado indiano).

Bem hajam,
Gustavo e Elisabete

Mensagens populares