Boletim 7 - dezembro 2012

Começamos este mês com o evento "Música e Yoga", no dia 8, sábado, às 17h00. Assim, teremos o prazer de receber o Projeto Shanti no nosso espaço que, desta vez, apresenta a união perfeita entre a guitarra portuguesa e a sitar. Neste dia, a nossa turma Yoga Júnior irá demonstrar uma série de posturas clássicas. Namaste!

Presentear. Doar. Alegrar.

O mês de dezembro é, tradicionalmente, no ocidente, muito importante devido a duas datas que se celebram com muita alegria: o Natal e a Passagem de Ano. Isto não é novidade nenhuma para nós que estamos habituados a estas celebrações nesta altura, mas, outros povos comemoram a passagem de ano mais cedo, como por exemplo, o ano novo hindu celebrou-se a 14 de novembro, passando o seu calendário a marcar o ano 2069 (Vikram Samvat).

Esta época traz consigo recordações de tempos de fantasia, como as cartas ao Pai Natal que desce pela chaminé e traz as prendas pedidas pelas crianças. É também tempo de reunir a família e festejar. Sem esquecer que o espírito natalício pede-nos, especialmente, para sermos compassivos e solidários.

No Centro VAIDIKA incentivamos à solidariedade e, por esse motivo, nos últimos anos, temos sido voluntários no Banco Alimentar Contra a Fome, Assim, de 6 em 6 meses, participamos na campanha de recolha de alimentos que, só no Concelho do Porto, ajuda mais de 80.000 pessoas com carências alimentares.

Outras instituições e ações, como a Cáritas e a Missão Sorriso, por exemplo, também estão muito ativas neste momento para puderem proporcionar, a quem necessita, um pouco de conforto e felicidade.

Nas práticas de Yoga no Centro VAIDIKA procuramos que cada postura seja executada de forma a ser mantido o conforto e o equilíbrio, elementos essenciais para usufruir da plenitude do bem estar corporal. Mais, toda a prática é dirigida para que, interiormente, haja harmonia e consciência sobre o corpo e a mente, para que os pensamentos aos quais damos desenvolvimento em ações e palavras sejam os mais benéficos e agradáveis a todos.

Nunca o Yoga foi apenas um exercício de contorcionismo ou destinado exclusivamente ao desenvolvimento da musculatura. Nascido numa cultura que eleva os deveres de cada um para benefício comum, em relação aos direitos individuais, ficamos com a ideia que o sacrifício pessoal e a força interna são o fogo que alimenta cada passada na jornada da vida. Trata-se de uma proposta de expansão de conhecimento, de sabedoria e de enriquecimento espiritual, pois prescindindo das suas expectativas o(a) Yogi torna-se disponível para os outros.

Tendo esta visão, o Yoga servirá para todos aqueles que sintam vontade de fazer do seu tempo na Terra uma oportunidade para participar ativamente, e em conjunto, na elevação da Humanidade.

Esperamos que esta seja uma temporada de festas felizes, de abraços fraternos e mensagens de amor e carinho.

Que esta seja também uma aspiração permanente ao logo do ano que se avizinha.

O nosso desejo de prosperidade, a todos os níveis.

Que haja paz.

Shubh Labh,
Gustavo e Elisabete

Mensagens populares