Boletim 8 - janeiro 2013

Todos queremos o bem. Desejamos ser felizes e fazer os outros felizes, e, um novo ano representa uma nova oportunidade para que isso aconteça. Vivendo com simplicidade, que possamos dar mais do que receber. Namaste!​

​Iniciar. Manter. Completar.

Na Índia é tradição começar qualquer evento, empreitada ou ocasião festiva (como um casamento ou um novo ano, por exemplo) com uma oração que propicie força no caminho a trilhar. É um ritual, muitas vezes, social ou apenas íntimo e, como qualquer ritual, havendo fé e confiança, nas forças invisíveis do destino ou do cosmos, de Deus ou do Absoluto, evoca na pessoa um sentimento puro de entrega a algo maior, um pedido de ajuda a um confidente que nos escuta e apoia incondicionalmente.

O poder da oração reside nisso mesmo: expondo ao infalível as nossas dúvidas e receios aliviamo-nos do peso das nossas inquietações mais profundas e sensíveis. Esse infalível que é omnisciente e transcendente recebe, dessa forma, todas as nossos preces e, em troca, abençoa-nos com esperança, força e génio para ultrapassarmos obstáculos, dificuldades e também as nossas próprias limitações.

TODAS AS AÇÕES CONTAM

Cada um vê o início de um novo ano à sua maneira. Para muitos, é uma forma terminar com hábitos pouco salutares e iniciar novos projetos. Outros ainda, celebrarão a continuidade de um trabalho iniciado há algum tempo que já poderá estar a dar frutos. Acima de tudo, poucos passam imunes a uma força coletiva para fazer mais e melhor, estar mais presente e ser o que sempre sonhamos.

Por mais pequenas ou invisíveis que sejam, as nossas ações e desejos sempre contribuem para resultados, mais ou menos próximos, e são um somatório à nossa história. Quem o diz são os grandes pensadores que, antes de nós, refletiram sobre a fonte e o destino da Humanidade e do universo.

Podemos, pois, escolher o que fazer e como fazer, embora não esteja sobre nosso controlo o desfecho desses karmas diários. De qualquer maneira, tudo o que precisamos é um coração gentil, bravura e empenho para triunfarmos e brilharmos com a luz que nos ilumina a alma e o ser a cada instante.

UMA AJUDA PRECIOSA

Todos precisamos uns dos outros. Nada terá sentido se feito para constante consumo próprio, sem a alegria da partilha e da dádiva. Diz-se que os seres iluminados continuam a viver nesta terra para benefício dos outros. São um exemplo de vida, de ajuda e fraternidade aos que buscam e procuram realização. Poder-se-ia pensar que essa capacidade de abnegação e sacrifício estaria reservada para alguns, uns "super-homens" ou "super-mulheres" raríssimos, gente de lugares distantes e possuidora de uma espiritualidade inalcançável ao espírito comum. Mas, não. Olhemos bem à nossa volta. A cada instante poderemos ver a força que existe em cada um para isso mesmo.

A Esperança é quem alimenta a vontade de achar o rumo certo entre as possibilidades infinitas que o mundo nos dá.

A Consciência é quem nos guarda fiéis aos objetivos a que nos propomos.

O Amor é quem nos faz chegar ao destino.

É certo que, nem sempre, estas três condições estão presentes, ou não as sentimos em nós. Daí que, é nosso desejo podermos todos partilhar, sem reservas, com quem necessita do nosso apoio.

Bom Ano,
Gustavo e Elisabete



Mensagens populares