Boletim 16 - setembro 2013

Este mês, no Centro VAIDIKA, regressamos às aulas de Yoga com novos horários e novas terapias. Desejamos a todos os nossos alunos, colegas e amigos um feliz regresso às rotinas de trabalho e estudo com muita dedicação e empenho. É tempo agora de nos reinventarmos e aprofundarmos os nossos conhecimentos e experiências. ​​Namaste!​

Regressar. Retomar. Retemperar.

É rumo ao Amor, à Esperança e ao Sonho que todos procuramos dirigir os nossos passos. Por todas estas cousas, regemos as nossas ações, naturalmente, para dar um sentido à vida, que, não tão poucas vezes, nos desafia e confronta. Após o chamado "descanso do guerreiro", as tão merecidas férias ou os curtos e íntimos retiros do espírito há agora a necessidade de recriar em nós mesmos uma nova pessoa, um gigante de força e transcendência para nos superarmos e delapidarmos (ainda mais!) o diamante que é a nossa prodigiosa mente. Isto para que se revele a luminosidade d'esta alma que nos anima o coração, que nos impele para a frente e nos garante um lugar de paz e tranquilidade no âmago do nosso ser. Voltemos, pois, todo o nosso pensamento e trabalho aos outros para os elevar e, assim, sermos nós próprios engrandecidos e... imensamente felizes.

॥ ॐ namaḥ śivāya ॥

CURSOS E EVENTOS
  • Formação em Yoga, 200hrs, a decorrer
  • Consulta de Psicologia
  • Consulta de Hipnoteratia
  • Terapia Regressiva
  • Reiki​, Hidrolinfa e Massagens
(+ informações)

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.VOLUNTARIADO.pt
- www.BMP.CM-PORTO.pt
- www.ESCOLADEYOGA.com

AS CRIANÇAS E O YOGA
Na Índia antiga, a familiarização ao Yoga começava aí mesmo, ou seja, no seio da família. Pais passavam aos filhos as técnicas e o engenho do Yoga. Essa tradição ainda se mantém, num país que criou essa cultura e a viu tornar-se fenómeno mundial. No ocidente, já temos crianças a aprenderem Yoga com os seus pais ou familiares e, quando isto não é possível, vão dando os primeiros passos com professores de primeira ou segunda geração (são ainda poucos, mas existem, avós ou avôs que ensinam Yoga). Torna-se, então, comum vermos crianças pequenas a fazerem Saudação ao Sol ou a entoarem mantras e invocações à paz em Sânscrito. Como seres fabulosos que são, as crianças aprendem depressa, assimilando os valores intrínsecos à prática como a não-violência, a aceitação e a partilha. No Centro Vaidika, as aulas de Yoga Júnior acontecem às 6as feiras, 18h30.

MEDITAÇÃO
Comece por sentar-se numa posição confortável e feche os seus olhos, deixando a coluna ereta e a respiração nasal ocorrer de forma natural. Observe a respiração. Atente no ciclo natural da sua respiração. A entrada e saída do ar, no momento certo e na quantidade certa, sem a necessidade da sua intervenção. Contine a observar a respiração. O ar entra, o ar sai e você observa. Como ondas no mar, o ar chega e o ar parte. Ciclos de chegada e partida, de acordo com a ordem natural das coisas. Observe por mais alguns instantes o seu fôlego... Muito bem, quando quiser, termine a contemplação.

VER, LER E ESCUTAR
Samsara, filme de Ron Fricke
O Feitiço da Índia, livro de Miguel Real
Meditação para Crianças, CD de Isabel Leal

Que haja paz,
CENTRO VAIDIKA

Mensagens populares