Baby Yoga - Sónia Sousa

O Baby Yoga surge agora no Centro VAIDIKA pela mão da profª Sónia Sousa, Doutorada em Psicologia da Saúde e com formação em Baby Massage e Post Natal Mother Care na Índia, para além de ser também formadora de Reiki Infantil. O Baby Yoga cria uma experiência rica entre a mamã e/ou o papá e o bebé, sendo uma excelente forma de desenvolvimento psicomotor do recém nascido (dos 2 meses aos 5 anos). São novas formas de estimular a criança - neles e em nós! Assim, não podíamos deixar de ter esta partilhar e incentivar esta atividade no Centro VAIDIKA.

O Baby Yoga é um conceito que nasceu em Portugal em 2006, introduzido pela Escola de Babyoga Portugal. A Escola dedica-se inteiramente à prática de yoga com bebés e crianças visando o seu desenvolvimento integral e holístico. Tendo como missão ajudar a gerar um novo mundo com a partilha de amor, compreensão, respeito e muita diversão. A prática de Babyoga vai dos 0 aos 4 anos e a prática de Funyoga dos 5 aos 12 anos.
A crescente recetividade e procura por parte dos pais e das escolas têm revelado uma abertura e tomada de consciência muito importantes acerca dos benefícios da prática de yoga desde a 1ª infância.

A prática de Babyoga resulta de uma mistura entre a adaptação de posturas do Yoga clássico, nomeadamente o Hatha Yoga, com outras posturas desenvolvidas especificamente para estimular uma melhor integração sensorial do bebé. Ao utilizar o método KIRTAN (praticar a cantar) permite:
- maior desenvolvimento cognitivo (o cantar envolve mais centros linguísticos que a palavra);
- estabelecer o tempo dos movimentos;
- repetição e previsão (que se traduz em confiança);
- despertar a nossa criança interior ao permitimo-nos brincar (criatividade);
- transmitir felicidade e alegria (expressão pelo movimento) e
- comunicar respeito.

O Babyoga promove um estímulo multissensorial nos bebés ao associar o toque, movimento, som e contato visual na mesma atividade. Tornando-a numa experiência rica na partilha do dar e receber entre pais e bebés sendo também uma excelente forma de ajudar a equilibrar o tempo que atualmente os bebés passam nas cadeiras (ovos), nos carros, parques ou andarilhos.

É uma prática em conjunto entre pais e bebés. As aulas centram-se essencialmente no desenvolvimento psicomotor das crianças e no desenvolvimento de um vínculo afetivo profundo. Os pais descobrem novas formas de estimular o desenvolvimento físico, social e emocional da criança construindo desde a primeira infância vínculos afetivos sólidos.

O Babyoga surge como uma prática que visa ser regular e continua para que se consiga uma melhor interiorização dos benefícios para pais e bebés. Realiza-se entre pais e filhos, ou também em escolas, podendo ser vivenciada através de aulas regulares, workshops ou eventos.

BENEFÍCIOS PARA O BEBÉ
- Sono de maior qualidade;
- Melhora a digestão;
- Alivia as dores das cólicas;
- Reduz a inquietação/irritação;
- Ajuda o desenvolvimento neuromuscular;
- Aumenta a autoconfiança e autoestima;
- Fortalece o sistema imunitário;
- Ajuda a uma vivência das emoções mais normalizada;
- Aumenta a consciência corporal;
- Contribui para o natural desenvolvimento dos movimentos desde a nascença ao andar;
- Aumenta a concentração;
- Promove uma atividade física estruturada e intencional.

BENEFÍCIOS PARA OS PAIS
- Construção de um vínculo afetivo profundo;
- Aprender a acalmar o bebé;
- Ajuda a adquirir confiança;
- Reduz stress e ansiedade;
- Aprender técnicas de meditação;
- Momentos especiais de dedicação ao bebé.

No Centro VAIDIKA, as aulas de Baby Yoga acontecem às 4as feira, às 11h00. Comunique-nos tendo em vista uma aula experimental.

CONTACTOS
Centro VAIDIKA, Rua 9 de Abril, 282, Pedrouços, Maia, à Rotunda da Areosa; [veja MAPA]
www.yogavaidika.com | www.facebook.com/centrovaidika | om@yogavaidika.com
Tlm: 912.900.200


Texto e fotos retirados de www.babyogaportugal.com com autorização.


Mensagens populares