Boletim 18 - novembro 2013

Este mês, o Centro VAIDIKA, celebra o DIVALI, festival das luzes, oferecendo uma aula experimental de Yoga Sénior (+55 anos), Baby Yoga (dos 2 meses aos 5 anos; mamã/papá também participam) e Yoga Júnior (6-14 anos). Que a Luz nos ilumine e abençoe com Esperança, Paz, Sabedoria e muito, muito Amor. Tudo de bom, namaste!​

Ciclos: Mudança e Continuidade.

Uma das coisas que se vai ensinando nos "yogas" é a observar a impermanência das coisas: a inevitabilidade da mudança no mundo, nas pessoas e nas coisas. O que é bom! Face a tudo isto, vai-se também falando em algo "maior" que escapa a esta sina e se preserva constante, imutável, eternamente presente. Quando se ouvem estas palavras "maior, imutável, eterno" é natural que venham à mente conceitos religiosos, deste ou daquele Deus, crenças e conceitos filosóficos. Mas, não precisa ser assim.
A pessoa comum que procura o lado prático de tudo isto, sem dogmas nem doutrinas, e que tenha em vista a manutenção da sua felicidade e do bem comum pode, perfeitamente, relaxar apenas por se dar conta que o universo funciona em perfeita ordem e harmonia; criação, manutenção e dissolução acontecem, precisamente, no momento necessário e requerido. Sem falhas nem omissões. Infalíveis são estas leis e, em essência, o Infalível somos nós. Isso é o que não muda. Ou será?

॥ ॐ īṣāya namaḥ ॥

CURSOS E EVENTOS
  • Formação em Yoga, 200 hrs, a decorrer
  • Yoga Sénior e Baby Yoga, experimente!
  • Análise corporal e nutrição (Nutrilife)
  • Psicologia, Hipnose e Regressão
  • Ayurveda, Massagens e Reiki
(+ informações)

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.BRAHMI.pt
- www.LIGACONTRACANCRO.pt
- www.AVAAZ.org

TRADIÇÃO INDIANA - DIVALI
Divali, a mais conhecida festividade da Índia hindu, é um dia de solidariedade em que as pessoas se reúnem para comemorar o triunfo do bem sobre o mal, do conhecimento sobre a ignorância e da esperança sobre o desespero. Em casa, acendem-se lamparinas e trocam-se presentes. Os laços familiares são reforçados e procura-se o perdão. Para muitos, Divali marca também o início do Ano Novo. Abundam celebrações e festas, por isso, uma potente mistura de gengibre, pimenta e ghi é dada para ajudar os gulosos a digerirem o festim.
A luz é uma metáfora poderosa para o conhecimento e a consciência. É um lembrete acerca da preciosidade da educação, autoquestionamento e melhoramento, que trazem harmonia ao indivíduo e às comunidades. Ao reverenciar a luz, afirmamos que a partir do entendimento nasce o respeito e a aceitação dos outros. Ao acender lamparinas, a pessoa recorda-se de se manter no caminho certo, para dissipar a escuridão do seu coração e da sua mente e abraçar o conhecimento e a bondade.

MEDITAÇÃO​
Acenda diante de si uma lamparina, ou uma vela, e sente-se numa posição confortável, com a coluna ereta, permitindo a respiração nasal ocorrer de forma espontânea. Observe a chama da lamparina, a sua luminusidade, a sua dança, e deixe que toda a sua atenção seja atraída por essa imagem. Entregue os seus pensamentos a ela e permita que ela ilumine o seu Ser. Se preferir, após um período de observação da chama, mantenha os seus olhos fechados com suavidade e traga à sua mente essa mesma imagem, por um período não muito longo. Durante esta atividade, observe o relaxamento, a paz interior e a intuição.

VER, LER E ESCUTAR
Himalaias, viagem dos jesuítas portugueses
Ser Espiritual, Doutor Luís Portela
Peace in Mind, Manish Shrestha

Que haja paz,
Gustavo Cunha

Imagem de topo propriedade AP Photo/Rajesh Kumar Singh.

Mensagens populares