Curso de Introdução ao Sânscrito - Gustavo Cunha

O CURSO DE INTRODUÇÃO AO SÂNSCRITO com o professor Gustavo Cunha, no Centro VAIDIKA, de Março a Maio 2015, com a duração de 24 horas, inicia a 15 de Março às 15h00 (domingo) e prolonga-se até 24 de Maio com encontros quinzenais. O Sânscrito é a língua clássica da Índia e tem mais de três mil anos de idade. A literatura sânscrita é extensa e inclui textos de variadas disciplinas: religião, filosofia, poesia, teatro, astrologia, medicina, etc. Este curso oferece uma primeira abordagem ao estudo do Sânscrito, língua e textos. Aprenda a ler e escrever o alfabeto devanāgarī, a pronúncia correta e regras básicas da gramática do Sânscrito. Para este estudo utilizaremos as Sebentas do Centro de Estudos Vidya Mandir da Professora Glória Arieira.

PROGRAMA
- Breve história do Sânscrito
- Escrita do silabário Sânscrito
- Fonética do Sânscrito e sistema de transliteração
- Utilização do dicionário
- Classes de palavras
- Sandhi e agregação de palavras
- Prefixos e sufixos
- Pronomes pessoais, partículas interrogativas e indeclináveis
- Mantras, Śānti Pāṭhas, Stotrams e Bhajans

Para a prática da fala e da pronúncia, usaremos como referência a audição e recitação do CD e livro "Cânticos e Versos" de Jonas Masseti (Vidya Mandir). Faremos também um estudo da história da língua e da literatura sânscrita, com especial atenção para o principal vocabulário filosófico de textos em Sânscrito (Upaniṣads).

Metodologia
Este curso está estruturado em seis encontros quinzenais de 4 horas cada aos Domingos, entre Março e Maio (total 24 horas), com um estudo pessoal, no mínimo, de 2 horas por semana e monitorização em formato e-learning.

Horário
Domingos, 14h30-18h30

Duração
15 e 29 de Março, 12 e 26 de Abril, 10 e 24 de Maio de 2015.

Preço
190 €. Os alunos do Centro VAIDIKA têm 5% de desconto.

Vagas
Mínimo de 5 e máximo de 15 pessoas

Local
Centro VAIDIKA
Rua 9 de Abril, 282, Pedrouços, Maia (MAPA)

Como chegar
BUS: 701, 702, 703 (Areosa - Feira)
METRO: Hosp. S. João

Professor
Gustavo Cunha é o Diretor do Centro VAIDIKA, estudou Sâncrito pela Chinmaya Foundation, através da Universidade Indhira Gandhi, tradutor e especialista em Cultura e Filosofia Oriental. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto.

Informações e Inscrição
Centro VAIDIKA, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00
Tlm.: 912.900.200

Dados para inscrição:
- Nome completo do aluno
- Endereço postal completo
- Telefone de contato
- E-mail de contato

Matrícula
Uma vez feito o registo e recebida a confirmação, transferir o valor da matrículo usando o NIB 0035.0103.0003.4659.5000.7 da Caixa Geral de Depósitos. Em seguida, enviar uma cópia do recibo da transferência ou depósito por email (om@yogavaidika.com). É essencial fazer o pagamento para se inscrever. A vaga só é garantida se foi feito o pagamento da matrícula.

NOTA
Uma vez iniciado o curso não será devolvida a taxa de inscrição sob quaisquer circunstâncias.

Mensagens populares