Boletim 33 - Fevereiro 2015

Este mês, celebramos no Centro VAIDIKA a "GRANDE NOITE DE SHIVA - MAHASHIVARATRI", propomos o "CURSO DE INICIAÇÃO AO REIKI" e a "PRÁTICA ZEN". Em Março, damos início ao CURSO DE INTRODUÇÃO AO SÂNSCRITO. Namaste!​

Paz. Harmonia. Não-violência.

A minha busca diária consiste, fundamentalmente, numa coisa: ser feliz. Outras pessoas, seres mais inteligentes, visam alargar esse círculo de felicidade aos seus parentes, amigos e conhecidos. Outros ainda - realmente os mais realizados - esquecem de si mesmo e levam felicidade, empatia e compaixão a todos, sem nenhum tipo de rejeição ou discriminação. Nesse grupo de seres evoluídos encontram-se, geralmente, os mestres e os líderes espirituais. São pessoas que trouxeram palavras de harmonia entre os povos, de amor e de carinho para com o próximo, independentemente da religião, credo ou fé que professem.

Valores como paz, devoção e altruísmo puderam ser vistos em figuras como Buda, Krishna, Maomé, Guru Nanak, Zaratustra, Confúcio, Lao Tsé, entre outros. São encarados como exemplos de vida, fontes de inspiração e de elevação espiritual ou, muitas vezes, como a própria origem da benevolência e da aceitação.

Parece razoável que seja um objetivo humano ser pacífico e transmitir energia positiva ao redor, enchendo os corações de todos. Aproximar-se dessa vibração positiva repara as mágoas, nutre o espírito e protege até a alma. Inclusive, muitos animais possuem em si essa característica intrínseca. Afinal, quem não se sente positivamente alterado, preenchido e pleno, no convívio com o seu animal preferido?

Então, se até os animais possuem essa propriedade, como poderia faltar esse poder para nós, seres humanos, dotados de grande intelecto e engenhosidade?

NA PAZ RESIDE A SABEDORIA

O nosso coração tem um ilimitado espaço, capaz de acolher todos os seres, e um supremo poder de acomodação e divino amor. Descobrir isso modifica todas as técnicas de meditação, de yoga e de evolução pessoal numa ferramenta de serviço a todos os seres para um crescimento comum e alargado ao máximo possível. É na não-violência, na paz e na harmonia que reside a pérola da sabedoria: a paz é o mais elevado valor, o mais valioso de todos os frutos que temos no nosso interior. E a ação pacificadora é o reflexo externo disso.

Em Sânscrito, diz a prece: "Lokah samasta sukhino bhavantu", que significa: "que todos os seres, em todos os lugares, sejam felizes". Faço votos para que assim seja.

॥ ॐ śāntīḥ śāntīḥ śāntīḥ ॥

CURSOS E EVENTOS
Maha Shiva Ratri, 20 Fev, 6a feira, 21h00
Reiki Nível I, 22 Fev, Dom, 10h00-17h00
Prática Zen, 28 Fev, Sáb, 16h00-18h00
Curso de Sânscrito, Março-Maio

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.TRIMURTIYOGA.com
- www.SRIRAMANAMAHARSHI.org
- www.SATSANGAONLINE.com.br

EVENTOS
A 20 de Fevereiro, 6a feira, 21h00 celebramos A Grande Noite de Shiva, MAHASHIVARATRI, com o mantra contínuo Om Namah Shivaya, histórias sobre Shiva e Bhajans. "Shiva é o aspecto do Todo relacionado com a destruição/renovação. Toda a forma tem um nascimento, uma duração e, finalmente, uma dissolução. Esta capacidade de dissolver é Shiva, aquele que é auspicioso e que remove todo o sofrimento e ignorância. Várias são as histórias e os aspectos desta divindade tão conhecida. Sendo o Mahayogi, o maior entre os Yogis, Shiva é adorado pelos seus devotos através de grandes disciplinas, que ajudam na preparação da mente para autoconhecimento. O Mahashivaratri é uma noite dedicada a Shiva, que ocorre anualmente" (retirado do site do Vidya Mandir). Todos são bem-vindos a celebrar connosco. Entrada livre. pede-se apenas confirmação de presença com antecedência: om@yogavaidika.com.

No dia 22 de Fevereiro, Domingo, das 10h00 às 17h00, promovemos o CURSO DE REIKI - NÍVEL I, com a Mestre Sandra Marques. Logo no início da Formação em Reiki é possível sentir os efeitos desta terapia energética complementar que incrementa a vitalidade nos centros de energia chamados chakras e a distribui pelo corpo através das nadis, "rios", ou fluxos, de energia. Assim, espera-se um incremento ao nível do bem-estar, plenitude e conscientização. Informações e inscrição: om@yogavaidika.com.

A PRÁTICA ZEN, Meditação Tradicional do Budismo Japonês, com o professor Ricardo Alarcão acontece no dia 28 de Fevereiro, Sábado, das 16h00 às 18h00. Informações e inscrição: om@yogavaidika.com.

O CURSO DE INTRODUÇÃO AO SÂNSCRITO com o professor Gustavo Cunha realiza-se de Março a Maio. Serão 6 encontros quinzenais, aos Domingos, de 4h cada, totalizando 24h de estudo. O intuito é oferecer uma primeira abordagem ao estudo do Sânscrito, língua e textos. Aprenda a ler e escrever o alfabeto devanāgarī, a pronúncia correta e regras básicas da gramática do Sânscrito. Mais informações e inscrição: om@yogavaidika.com.

MEDITAÇÃO
A meditação é uma disciplina importante nas tradições espirituais. É necessário que o buscador espiritual tenha um entendimento correto do papel da meditação. Hoje em dia, a meditação é recomendada para uma melhor saúde física e mental, desenvolvimento da personalidade e desempenho também. Logo, um entendimento claro da meditação é útil a todos, quer se procure iluminação espiritual ou não.

As Upaniṣads referem que o autoconhecimento é o único meio de libertação e o questionamento sobre o Ser guiado pelos ensinamentos védicos é o único meio para o autoconhecimento. Então, o questionamento sobre o Ser ocupa uma posição prioritária para um buscador espiritual. A meditação não é dirigida para o autoconhecimento nem para a libertação. Destina-se a preparar a mente para receber e assimilar os ensinamentos védicos.

A meditação pode ser, em termos gerais, classificada em dois tipos, nomeadamente, meditação preparatória, que é praticada antes da exposição ao ensinamento védico e meditação de assimilação, que deverá ser praticada após exposição sistemática e consistente, por um período de tempo, ao ensinamento védico.

É necessário desenvolver diferentes faculdades mentais para receber o autoconhecimento. Portanto, a meditação preparatória pode ser subdividida em quatro tipos: Meditação de Relaxamento, Meditação de Concentração, Meditação de Expansão e Meditação sobre os Valores. Isto baseia-se na faculdade a ser desenvolvida.

No Centro VAIDIKA praticamos estes quatro tipos de meditação, de acordo com a Tradição Védica.

VER, LER E ESCUTAR​
Fire, Deepa Mehta
Upanishad da Grande Floresta, Barahona
Mantras e Bhajans, Pedro Kupfer


Que haja paz,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares