O Tao de Lao Zi - Ricardo Alarcão

A mente estará sempre aquém do aspeto virtuoso que a criou.

Na China, a meditação absorveu aspetos da tradição ali existentes no método, ou caminho, do Tao de Lao Zi.

Filósofo, sábio, poeta, Lao Zi fala-nos sobre a iluminação e do caminho a percorrer. A ele, é atribuída a autoria de uma das obras fundamentais do taoismo: o Tao Te Ching. A influência deste livro é tão disseminada que ele tornou-se, na atualidade, um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.

O ensinamento sobre o caminho encontra-se registada na sequência de figuras com origem no Tao, atualmente conhecidas como as dez figuras do ganadeiro. A linguagem pictórica transmite da forma mais adequada um processo que se desenrola no discípulo, e que serve de manual para transmissão dos conhecimentos adquiridos da forma sintética acerca do processo pedagógico em termos universais.

Aplicando estas etapas ao objetivo geral do conhecimento da natureza da realidade, enquanto meta da prática da meditação, descobre-se um processo centrado numa conquista que se pode dizer da mente, figurada no boi. Esta alegoria remete por isso toda a força dos impulsos e compulsões, das paixões, da atração e repulsa pelo perigo e pelo desconhecido, para uma figura que reúne estas caraterísticas.

MATERIAL FORNECIDO
Manual e Powerpoint de apoio.

ORIENTADOR
Ricardo Alarcão, professor de Yoga e Zazen.

VALOR
10 euros até 20 de abril, depois 20 euros.

CENTRO VAIDIKA
Rua 9 de Abril, 282, Pedrouços, Maia (à Areosa/Hosp. S. João, MAPA)
tlm. 912.900.200
om@yogavaidika.com
www.yogavaidika.com

Mensagens populares