A arte da meditação - Pablo D'Ors

A arte da meditação: a aventura do silêncio interior

O escritor começou a sua palestra com as seguintes palavras: "Eu vim compartilhar com todos vocês uma paixão, a paixão contemplativa. Eu acredito no poder do silêncio e da contemplação. Contemplação não é apenas tempo para recarregar as suas baterias para a ação. A contemplação transforma a realidade muito mais do que uma ação, a qual pode ser apenas frenesim. Eu vou falar acerca da arte da meditação, convencido de que não há aventura como a entrada em si mesmo, nem existe paisagem exterior que se possa comparar com o próprio interior. Eu não entendo a meditação como reflexão, mas como silêncio. Somos constantemente bombardeados com palavras. Se não criarmos silêncio, essas palavras não nos vão alimentar, mas confundir ".

Ao longo do seu discurso, Paulo foi narrando o seu início, nada menos que a sua própria experiência perante uma senhora que lhe falava e falava, sem um momento para o escutar... "Esta senhora sou eu – pensou – pois eu comporto-me com Deus como ela comigo. Não paro de falar a Deus ... e não sabemos escutar Deus. Deste ponto de vista a nossa oração, a nossa liturgia é uma pura verborreia ... Se não somos capazes de ouvir Deus não somos capazes de ouvir os outros. Eu tinha me tornado num burocrata da acção e não um homem de experiência. Precisamos passar algum tempo com Deus, e não com as coisas de Deus. É diferente ser uma pessoa que cumpre atos religiosos e ficar sozinho com a pessoa que amas. A meditação não é mais nada senão uma aprendizagem de escuta... E se não nos podemos ouvir a nós mesmos não podemos ouvir Deus ".

O que é escutar?
É a virtude humana por excelência. Simone Weil disse: 'Amar é estar atento'. A nossa falta de silêncio revela falta de amor. Há desamor. Da mesma forma que a memória se exercita, também a meditação se exercita. É a aprendizagem para estarmos atentos, algo essencial para amar.

Como se medita?
Se demora anos para aprender a tocar violino, também leva anos para aprender a tocar a alma... Meditar requer três fases: a fase corporal, a fase mental e a fase espiritual. Em primeiro lugar, fazer o corpo relaxar. O relaxamento faz-se observando mentalmente as diferentes partes do corpo, para liberar a tensão. A segunda fase é tratar de harmonizar a mente com o corpo. O ponto de foco por excelência da meditação é a respiração. A respiração é o mais básico e, portanto, mais essencial. Respirar, inspirar e expirar, é um ritmo biológica que representa o ritmo espiritual por excelência, o ritmo de receber e dar em harmonia. O que mais sofrimento causa aos doentes é a sua dependência dos outros. Eles só podem receber. Outros, no entanto, não querem receber. Só querem dar. Sendino dizia 'deixar-se ajudar é uma ajuda de nível superior. Há que deixar-se ser ajudado por Deus '. Respirar é dizer ao teu espírito que deve haver uma harmonia entre dar e receber..."

De seguida, o mestre, falou do professor Zen que para meditares te dá um koan, um enigma que não tens de resolver mas dissolver-te nele... O evangelho está cheio de koans (nós diríamos jaculatórias) para nos deixarmos dissolver: "Meu Jesus (inspiração) tem misericórdia de mim (exalação)." Dizer um koan transforma-nos...

O perdão
O palestrante continua a falar extensivamente da fase mental e fá-lo a partir desta perspectiva: "A vida está cheia de bofetadas, o mundo é violento e temos três formas de responder: A vingança, devolver a bofetada; a amargura interior, o rancor que suscita a violência recebida; o perdão, que não é senão transformar a adversidade numa oportunidade de crescimento, ter uma atitude construtiva..."

Atravessar a sombra
Pablo d´Ors também falou do pânico e como isso nos afeta e acaba com a paz. Perante os problemas sentimos pânico... mas os problemas não são resolvidos pelo pensamento e ação, mas com a meditação contemplativa, com sabedoria. O cristão caracteriza-se por uma maneira de lidar com o sofrimento: não fugindo ou resolvendo-o, mas atravessando-o: é a Redenção, ou seja, sofrer com amor. Isto é o que lhe permite viver uma doença com alegria. Algumas pessoas vivem com problemas muito grandes... Isto é o que chamamos de "atravessar a sombra." As sombras não são para se fugir delas, mas atravessá-las. Isso permite descobrir o núcleo da luz, que é a revelação. Somos filhos da luz. Esta é precisamente a descoberta da unidade que não podes entender sem a experiência do outro... Se uma mão tem uma ferida, a outra vem em seu auxílio, porque "sabe que pertencem ao mesmo corpo. Não é solidariedade, mas sabedoria. Esta unidade com o outro só a vemos com a experiência mística..."

Trajeto do palestrante
Paul d'Ors nasceu em Madrid, em 1963, no seio de uma família de artistas e formou-se num ambiente cultural alemão. Depois de se formar em Nova York e estudar Filosofia e Teologia, faz o seu doutoramento em Viena com uma tese intitulada Teopoética. Teologia da experiência literária.

Atualmente, é capelão num hospital de Madrid. Em “Sandino se muere”, um romance publicado em 2012, fala-nos da experiência do amor e da dor, escrevendo acerca do testamento espiritual de uma médica que entregou a sua vida profissional aos necessitados do Terceiro Mundo, Africa Sendino: "É verdade que o hospital é a casa da dor, mas não é menos verdade - e isso não pode ver quem está só de passagem - que é também o lar de amor. Num hospital vê-se como as pessoas sofrem e morrem, isso é verdade; mas também se vê - e isto não é menos verdade - até que ponto eles são amados pelos seus entes queridos. No hospital, aprendemos que, onde há dor, há também, em geral, muito amor ".

O trajeto de D'Ors como romancista começa em 2000, sendo finalista do prémio Herralde e inaugurando o seu estilo inconfundível, cómico e lírico a dada altura, espiritual e sensorial. Todas as suas obras, principalmente relacionadas com a literatura de Franz Kafka, Hermann Hesse e Milan Kundera, têm sido muito bem recebidas pela crítica.

Hoje em dia, leciona no seminário de formação espiritual chamada Buscadores da Montanha.

Tradução do Espanhol por Gustavo Cunha.

O artigo, em Espanhol: www.dominicos.org/noticia.aspx?idNoticia=2096.

O youtube da palestra: www.youtube.com/watch?v=BY5JqRJv5Wk.

Mensagens populares