Boletim 35 - Abril 2015

Este mês, trazemos ao Centro VAIDIKA a "PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO", o "CURSO DE REIKI II" e "O TAO DE LAO ZI". Em Maio, teremos "YOGA & AYURVEDA", entre outros. Boa Páscoa. Namaste!​

Seguir em frente. Seguir. Em frente.

Rama pergunta:
“O que significa esta peregrinação que fazemos pelo mundo, e, porque é que todos estes seres humanos e animais se vêem forçados a fazer a sua entrada e saída no cenário deste teatro evanescente que é a vida? Qual é a natureza da nossa mente e como deve governar-se? O que é esta maya do universo? Qual é a sua origem e como podemos eludi-la? Como aprisiona a mente e que vantagem ou desvantagem há em desembaraçar-se desta ilusão?"

"O que disse Muni dos métodos destinados a dominar os apetites do espírito e dos resultados que com eles se obtêm? O que disse da tranquilidade do espírito?"

"Os nossos corações e as nossas mentes são quem tende a desvendar o mundo fenoménico para nós e, desta existência irreal, fazemos uma realidade. Todas essas coisas estão entrelaçadas entre elas em nossas mentes e se dissipam quando os nossos apetites mentais diminuem. A débil luz da razão vê-se eclipsada pelas sombrias nuvens das paixões e cobiças. Como posso, pois, distinguir o verdadeiro do falso?"

"Por um lado, a mente conduz-nos ao conhecimento Espiritual e, por outro lado, desvia-nos rumo ao mundano. Quando se acalmarão por completo as minhas ansiedades? Quando terminará a minha inquietude? Quando será que a minha mente possuirá sua santidade? Quando deterá o meu capricho o seu voo para concentrar-se na Verdade interior? Quando será que a minha mente se absorverá no Espírito supremo como se apazigua uma onda agitada no seio de um mar calmo? Quando a luz da razão dissipará esta sombria nuvem de ignorância que envolve a minha Essência divina com o véu desta forma lamentável?"

O sábio Vasishtha respondeu:
“Qualquer que seja a companhia com que se encontre quando cumpre com os deveres da vida, o homem sábio controla os movimentos da sua mente. Não deve ser absorvido pelas preocupações do mundo nem ocupar-se de pensamentos relativos às coisas desta vida. À mente não se deve deixá-la errar pelo extenso âmbito dos prazeres exteriores nem apegar-se aos objectos e às acções dos sentidos."

"O homem sábio permanece completamente em si mesmo e a sua tranquilidade de espírito é comparável à firmeza de um cume dos Himalayas, imutável o tempo todo e em todas as estações. Um estado de mente assim alcança a maturidade com o tempo e adquire-se com a prática constante de Yoga."

Leia o resto de "Yoga Vasishtha" em yogavaidika.blogspot.pt

॥ ॐ śāntīḥ śāntīḥ śāntīḥ ॥

CURSOS E EVENTOS
Meditação, Sábados Abril, 10h00-11h30
Reiki II, 19 Abril, Dom., 10h00-17h00
O Tao de Lao Zi, 25 Abril, Dom., 15h00-19h00
Yoga e Ayurveda, Sábados, Maio
Reiki I, 3 Maio, Dom., 10h00-17h00
Sat Sanga, 24 Julho, 6a feira, 21h00

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.CENTRODEYOGADIPIKA.com
- www.MOOJI.org
- www.GANGAMIRASATSANG.com

EVENTOS
Em Abril, as práticas de MEDITAÇÃO aos sábados, 10h00-11h30, terão em vista a Meditação de acordo com a tradição não-dualista: A visão dos Vedas e Upanishads, Patañjali e Yoga Sutra, Ramana Maharishi, Nisargadatta Maharaja, Ganga Mira e Mooji. Professor: Gustavo Cunha, Valor: alunos €5, não-alunos €10 por aula. Vagas: máximo 12, mínimo 4.

A 19 de Abril, domingo, 10h00-17h00, acontece o CURSO DE REIKI NÍVEL II, intitulado "O Guia Interior (Okuden)", com a Mestre Sandra Marques. Neste evento serão abordadas os símbolos do Reiki, o uso de cristais e pêndulo, cura à distância, cura em grupo e sintonização, entre outros. Valor: 120 euros. Informações e inscrição: om@yogavaidika.com.

No dia 25 de Abril, sábado, das 15h00 às 19h00, propomos o workshop O TAO DE LAO ZI com Ricardo Alarcão, professor de Yoga e Zazen. Filósofo, sábio, poeta, Lao Zi fala-nos sobre a iluminação e do caminho a percorrer. A ele, é atribuída a autoria de uma das obras fundamentais do taoismo: o Tao Te Ching. A influência deste livro é tão disseminada que ele tornou-se, na atualidade, um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. Valor: 10 euros para inscrições até 20 de Abril, depois 20 euros. Inscrição: om@yogavaidika.com.

Aos sábados em Maio, das 10h00 às 13h00, teremos as aulas especiais YOGA & AYURVEDA com Gustavo Cunha, diretor do Centro Vaidika. Serão práticas de Yoga de acordo com as orientações da medicina tradicional indiana. Abordaremos tópicos como biotipos (doshas), alimentação, suplementação, meditação, terapias, posturas, ervas e cristais. Valor: 30 euros ou 10 euros por aula. Inscrição: om@yogavaidika.com.

A 3 de Maio providenciamos o CURSO REIKI NÍVEL I, subtítulo "Autocura" (Shoden), com a Mestre Sandra Marques. Neste curso serão abordadas os origens e princípios do Reiki, leis universais, teoria dos chakras, entre outros. Valor: 100 euros. Inscrição: om@yogavaidika.com.

A 24 de Julho recebemos Jonas Masetti, discípulo de Swami Dayananda e Glória Arieira, para um Sat Sanga sobre O CAMINHO DO MEIO. O caminho do meio é o equilíbrio dinâmico entre o entendimento do absoluto e do relativo na nossa vida. Outras questões emocionais envolvendo carências afetivas da personalidade devem ser lidadas no seu próprio nível relativo através de um entendimento e processamento destas emoções. A entrada para este Sat Sanga é livre, faça a sua inscrição antecipadamente.

MEDITAÇÃO
"Aprende a estar em silêncio. Deixa que a tua mente escute e absorva." Pitágoras

VER, LER E ESCUTAR
Yoga Caxemira, Mariette Raina
Tao Te Ching, Lao Zi
Talk about "Tao Te Ching", Alan Watts


Que haja paz,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares