Boletim 38 - Julho 2015

Este mês, o Centro VAIDIKA oferece "Quick Massage", "Om Healing", "Mindfulness", "Conversa Franca", "Astrologia Maya", "O Caminho do Meio", "Yoga & Reiki" e "Dreamcatcher". Recebemos com muito gosto Rogério Vilar, Cristina Garrido, Mikaela Övén, Balkrishna, Patrícia Barbosa, Jonas Masetti, Sandra Marques e Manuela Silva. Em Humildade... Namaste!​

Perdão, Cura e Recuperação.

Somos chamados a perdoar de tempos a tempos; é essa a natureza de vivermos relações. Sim, pode ser muito difícil perdoar os outros, mas às vezes é ainda mais difícil perdoarmo-nos a nós mesmos.

Se ingerir muitos chocolates, castigo-me por falta de força de vontade ou ofereço-me o perdão por ter dado asas à minha "gulodice"? Se digo "Hoje vou ao ginásio para ficar em forma" mas, ao invés, deito-me no sofá, preciso punir-me ou perdoar-me? Se eu me perdoar, isso significa que amanhã vou fazer outra soneca ainda mais longa depois de comer chocolates?

As razões para nos perdoarmos são as mesmas pelas quais perdoamos os outros. É assim que ficamos livres do passado. É assim que curamos e crescemos. É assim que damos sentido ao nosso sofrimento, recuperamos a nossa autoconfiança, e contamos uma nova história sobre nós próprios. Quando nos perdoamos estamos a caminhar ambos os lados do Caminho Quádruplo - Procurar o Perdão e Conceder o Perdão.

Requisitos para o Auto-Perdão
O auto-perdão requere verdade absoluta. Precisamos da verdade antes que nos reconciliemos com os outros, e precisamos da verdade antes de nos reconciliarmos connosco próprios. Se não admitiu os seus erros e pediu o perdão, faça-o. No entanto, quer lhe tenha sido concedido perdão ou não por alguém, ainda assim pode procurar perdoar-se a si mesmo. Auto-perdão requere que enfrentemos a verdade sobre o que estamos a sentir. Sentimos culpa ou vergonha? Desespero ou falta de esperança? Quando identificamos os sentimentos que obstruem o nosso auto-perdão, podemos começar a transformá-los.

O auto-perdão também requere humildade e trabalho árduo. Requere um desejo sincero para não repetir o comportamento e um desejo sincero de mudança.

Todos temos de aceitar o passado para criarmos um novo futuro. Se nós pudéssemos ter feito as coisas de forma melhor, teríamos. Todos temos o potencial para mudar. Podemos trabalhar para tornar positivo o negativo e fazer mudanças.

Com Amor, Desmond Tutu & Mphoum, Forgiveness Challenge.

Traduzido por Gustavo Cunha (2014) e disponível no blogue.

॥ ॐ śāntīḥ śāntīḥ śāntīḥ ॥ Que haja a Paz.

AGENDA
Quick Massage, 4 Julho, sáb, 11h00
Om Healing, 8 Julho, 4a feira, 20h30
Mindfulness, 15 Julho, 4a feira, 21h00
Simplicidade, 18 Junho, Sáb, 15h00
Sat Sanga, 24 Julho, 6a feira, 21h00
Formação em Yoga, 3 a 22 Agosto
Formação em Yoga, Out. 2015 - Mar. 2016

CURSOS E EVENTOS
A 4 de Julho, sábado, das 11h00 às 13h00, temos QUICK MASSAGE com o terapeuta Rogério Vilar (IPN, IEETC). Convida-se aà experiência desta massagem altamente reequilibradora, de forma gratuita. Entrada livre, por marcação (vagas limitadas). Inscrição: om@yogavaidika.com.

No dia 8 de Julho, quarta feira, às 20h30, propomos OM HEALING com Cristina Garrido, prof.ª de Yoga. Esta prática visa a cura pela entoação, em conjunto, do mantra Om. Entrada livre, por marcação. Inscrição: om@yogavaidika.com.

No dia 15 de Julho, quarta feira, 21h00, teremos no Centro Vaidika a sessão MINDFULNESS com Mikaela Övén, Instrutora Certificada de Mindfulness, PNL e Coaching procura apoiar na harmonia e equilíbrio. Valor: 5,00€. Inscrição na sessão pelo email: om@yogavaidika.com.

A 18 de Julho, sábado, 15h00, recebemos o Presidente da Associação Nacional de Acunputura Balkrishna para uma CONVERSA FRANCA sobre a forma como aplicar o Conhecimento que temos :Simplicidade, Humildade e Bondade. Entrada por donativo. Inscrição através do email: om@yogavaidika.com.

A 19 de Julho temos CURSO ASTROLOGIA MAYA (mód. 2) com Patrícia Barbosa. O calendário Maya Tzolkin existe há milhares de anos, fruto das observações astronómicas dos Sacerdotes Maya. Neste curso, estudaremos: Cultura Maya, Guardiões da Humanidade, Espaço-Tempo (Najt), Pirâmide de Kukulkan, Divindades da Guatemala e Iucatão, Sabedoria do Haab, Equinócios, Solstícios, entre outros. Valor: 45,00€. Inscrição: om@yogavaidika.com.

A 24 de Julho recebemos Jonas Masetti, discípulo de Swami Dayananda e Glória Arieira, para um Sat Sanga sobre O CAMINHO DO MEIO. O caminho do meio é o equilíbrio dinâmico entre o entendimento do absoluto e do relativo na nossa vida. Outras questões emocionais envolvendo carências afetivas da personalidade devem ser lidadas no seu próprio nível relativo através de um entendimento e processamento destas emoções. A entrada para este Sat Sanga é livre, faça a sua inscrição em om@yogavaidika.com.

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:

- www.CRUZVERMELHA.pt
- www.VEDANTAONLINE.org
- www.FORGIVENESSCHALLENGE.com

MEDITAÇÃO
Sente-se confortavelmente num lugar tranquilo.

Sugere-se começar esta prática distribuindo o mérito, que possa advir com este "sentar", por todos os seres.

De seguida, oberve a respiração, o ar que entra e o ar que sai. Observe sensações, o ar que sai poderá ser ligeiramente mais quente do que o ar que entrou.

Se, durante esta meditação, necessitar de se mexer, coçar, tossir, levantar, fique à vontade.

Continue a observar a respiração por mais alguns momentos.

Esta meditação não está vinculada a nenhuma religião ou filosofia.

Permaneça em silêncio, observando a respiração.

Antes de finalizar, sugere-se voltar a distribuir o mérito adquirido por todos os seres.

VER, LER E ESCUTAR​
Who Owns Yoga, Bhanu Bhatnagar
Bhagavad Gita, Vyasadeva
ॐ Mani Padme Hum, Tibetan Incantations


Que haja paz,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares