Boletim 39 - Agosto 2015

Este mês, o Centro VAIDIKA promove Formação em Yoga, Yoga Agni, Sesshin Zazen, Conversa Franca, Lian Gong e Mahalila. Recebemos com muito gosto Ricardo Alarcão, Gonçalo Correia, Balkrishna e Lua. Em Bondade... Namaste!​

Bondade, Compreensão e Ética.

Um coração genuinamente bom é fundamentado no entendimento da situação como ela realmente é. Não é uma questão de sentimentalismo. E um bom coração também não é uma questão de sair por aí num tipo de euforia de falso amor, negando o sofrimento e dizendo que tudo é benção e alegria. Não é assim. Um coração genuinamente bom é um coração que é aberto e é ávido por compreensão. Ele ouve as tristezas do mundo.

A nossa sociedade está errada ao pensar que a felicidade depende da satisfação dos nossos próprios desejos e vontades. Por isso a nossa sociedade está tão miserável. Somos uma sociedade de indivíduos, todos obcecados com o esforço pela nossa própria felicidade. Estamos desconectados do nosso sentido de interconexão com os outros, estamos desligados da realidade. Porque na realidade estamos todos interconectados.

A Chave
A nossa mente é um tesouro. Mas é muito absorvente, portanto temos de usar de descriminação em relação ao que ouvimos, lemos e vemos. E na vida espiritual, a nossa defesa é a ética. Se soubermos que vivemos eticamente, dando o nosso melhor, a nossa mente torna-se mais tranquila. Atrairemos o mesmo tipo de pessoas. Se a nossa mente está perturbada, atrairemos perturbação para as nossas vidas. Portanto, temos de purificar o nosso estado mental, pois tudo o que está no interior se projeta no exterior.

Atraímos pessoas pela nossa prática e pelo nosso karma. Temos de estar preparados, quando alguém de um grau mais elevado está diante de nós, para nos encontrarmos. Mas se o Buda aqui estivesse, tudo o que faria, era encorajar-nos a praticar. Ninguém pode fazer o trabalho por nós - cabe a nós fazê-lo ou não.

Nadar contra a corrente em direção à fonte exige esforço e determinação. Lamento, não há uma reparação rápida. Mas no final é a única coisa que vale a pena. A chave é a prática. Mas não a ponhas no altar: pega na chave, abre a porta, e sai da prisão. Não há obstáculos.

Por Jetsunma Tenzin Palmo.

॥ ॐ śāntīḥ śāntīḥ śāntīḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
- Yoga Agni, 1 agosto, sáb., 15h30
- Formação em Yoga, 3 a 22 Agosto
- Sesshin Zazen, 8 agosto sáb., 16h00
- Bondade, 15 agosto sáb., 15h00
- Om Healing, 19 agosto, 4ª feira, 19h00
- Lian Gong, 20 agosto, 5ª feira, 10h00
- Mahalila, 22 agosto, sáb, 10h00
- Formação em Yoga, Out 2015-Mar 2016
- Yoga para Crianças, 5 set, sáb., 16h00
- Mindfulness, 16 set, 4ª feira, 21h00
- Banho de Som, 25 set, 6ª feira, 21h30
- Kundalini Yoga, 26 set sáb., 16h00

CURSOS E EVENTOS
A 1 de Agosto, sábado, às 15h30, temos YOGA AGNI, O Fogo Interno Sagrado com o professor de Yoga e diretor do Yoga Kshetra, Gonçalo Correia. Convida-se à experiência desta prática. Entrada por donativo. Inscrição: om@yogavaidika.com.

No dia 8, sábado, 16h00, temos SESSHIN ZAZEN com Ricardo Alarcão, prof. de Yoga. A prática baseia-se na tradição japonesa. Por donativo (sem obrigatoriedade). Inscrição: om@yogavaidika.com.

A 15 de Agosto, sábado, 15h00, recebemos o Presidente da Associação Nacional de Acunputura Balkrishna para uma CONVERSA FRANCA sobre a forma como aplicar o Conhecimento que temos: Simplicidade, Humildade e Bondade. Entrada por donativo. Inscrição através do email: om@yogavaidika.com.

A 22, sábado, 10h00, recebemos Lua, formada em Medicina Tradicional Chinesa e praticante de Tai Chi e Chi Kung. LIAN GONG, uma forma de ginástica terapéutica é o que nos propõe. A entrada para esta prática é feita por donativo. Faça a sua inscrição em om@yogavaidika.com.

A 22 de agosto, sábado, 16h00, jogamos MAHALILA, o jogo do autoconhecimento tradicional indiano, cujas versões ocidentais incluem Snakes and Ladders e o Jogo da Glória. A entrada é feita por donativo. Faça a sua inscrição antecipada em om@yogavaidika.com.

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.PAZPAZES.BLOGSPOT.com
- www.CASAKARUNA.weebly.com
- www.ANACUPUNTURA.org

FRASES E REFLEXÕES
Cultivemos a generosidade. Tiremos prazer de dar. Aprendamos a viver de uma maneira mais leve. Desta forma podemos começar a transformar o que é negativo em positivo. É assim que começamos a crescer.

Quando a nossa mente está cheia de generosidade e pensamentos de bondade, compaixão e contentamento, a mente sente-se bem. E, quando pensamentos bons vêm à mente, podemos aceitar e encorajar isso, mais e mais.

Cada um de nós tem algo a fazer nesta vida; temos de descobrir o que é e fazê-lo.

Por Jetsunma Tenzin Palmo.

MEDITAÇÃO
É certo que temos de praticar a meditação. É até impressionante o número de desculpas que podemos inventar para não nos sentarmos. Esta ideia que temos que quando as coisas forem perfeitas, aí começaremos a praticar — as coisas nunca serão perfeitas. Isto é o samsara!

Lembro-me de uma vez em que estava na gruta toda deprimida porque a neve ia derreter na primavera e a água ia infiltrar-se pela parede de trás, tornando tudo molhado. Até que finalmente pensei: "Mas, não foi o que o Buda disse? Que era assim? O que é a primeira nobre verdade, afinal? De que é que estamos à espera? Por que tanto estrilho quando sofremos?". Depois disso, não tive mais complicações.

Chama a uma coisa um obstáculo, é um obstáculo, chama-lhe oportunidade, é uma oportunidade. Nada é estranho à vida espiritual. Compreender isto é muito importante.

Por Jetsunma Tenzin Palmo.

VER, LER E ESCUTAR​
Fundamentos do Yoga, Jonas Masetti
Os Filhos da Meia Noite, Deepa Mehta
Jai Ma Vol. 2, White Swan

Que haja paz,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares