Boletim 40 - Setembro 2015

Este mês, o Centro VAIDIKA promove Formação em Yoga, Yoga para Crianças, Om Healing, Cerimónia do Chá & Zazen, Mindfulness, Banho de Som, Kundalini Yoga, Fundamentos do Corpo e Akhanda Japa. Recebemos com muito gosto La Salete Correia, Cristina Garrido, Ricardo Alarcão, Mikaela Övén, Raquel Harmansukh, Sat Narayan Kaur, Nuno Gusmão e Kajal Ratanji. Namaste!​

Beleza, Feminino e Masculino.

Os Vedas, o conhecimento sagrado da tradição Hindu, possuem um entendimento altamente refinado de “Deus”. Na visão do Veda, Deus não é uma questão de crença, mas um ser consciente que é para ser entendido como livre de limitação, completo, e não-dual – como a verdade de si-mesmo. Isto, na verdade, é o objetivo final de toda a vida humana.

A palavra Sânscrita para Deus é “Īśvara” ou “Īśvari”, a entidade consciente que sustém tudo. Na visão do Veda, Īśvara/i, o criador de tudo, também não está separado de tudo aquilo que é criado. A criação é, neste sentido, mais como uma manifestação, existindo como múltiplas formas e nomes. Assim como todo os ornamentos derivam a sua existência e o seu brilho do ouro, sem que o ouro passe por nenhum mudança, jagat – tudo o que está aqui incluindo o complexo corpo-mente-sentidos – retira a sua existência ao ilimitado e todo-penetrante criador, e por ele é sustentado. Para ser a verdade de tudo, Deus tem de ser livre de toda a modificação, atributos incluindo género. No entanto, a beleza da visão é a de que quando todos os nomes e formas são não-separadas de Deus, significa que Īśvara/i pode ser invocado em qualquer género, nome forma ou função.

A cosmologia Védica concede uma posição elevada ao princípio feminino, não apenas como o poder criativo e inteligência responsável pela manifestação de todos os nomes e formas, mas também como o conhecimento e abundância. Em suma, a força feminina governa a maior parte dos desejos e buscas, chamados purushārta. São quatro no total – dharma, ou conduta correta, artha, segurança, kāma, prazer, e mokṣa, libertação do sentimento de aprisionamento. Destes objetivos, artha e kāma são geralmente os mais populares. Porque uma pessoa tem a sensação de vazio centrado em si-mesma que é universalmente experienciada, procura segurança e prazer acima de tudo.

Na visão dos Vedas, mokṣa, a libertação do sentimento de aprisionamento centrado em si é a meta suprema de todo o ser humano. Já que a sensação de aprisionamento é irreal, e baseada na ignorância de si-mesma como ilimitada e plena, o conhecimento de si-mesma como uma pessoa completa pode dissipar esta ignorância.

Por Sādhvī Caitanya.

॥ ॐ śāntīḥ śāntīḥ śāntīḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
- Formação em Yoga, Out 2015-Mar 2016
- Yoga para Crianças, 5 set, sáb, 16h00
- Om Healing, 9 set, 4ª feira, 20h30
- Chá & Zazen, 12 set, sáb, 16h00
- Mindfulness, 16 set, 4ª feira, 21h00
- Banho de Som, 18 set, 6ª feira, 21h00
- Kundalini Yoga, 19 set, sáb, 10h00 e 15h00
- Fund. do Corpo, 26 set, sáb, 14h00
- Akhanda Japa, 30 set, 4ª feira, 21h00

CURSOS E EVENTOS
A 5 de Setembro, sábado, às 16h00, temos uma aula aberta e gratuita de YOGA PARA CRIANÇAS, com a prof.ª de Yoga La-Salete Correia. Convida-se a uma prática saudável. Inscrição: om@yogavaidika.com.

No dia 9, 4ª feira, 20h30, propomos OM HEALING com Cristina Garrido, prof.ª de Yoga. Esta prática proporciona equilíbrio aos corpos físico, mental, emocional e espiritual. As emoções são libertadas e os sentimentos de paz e o amor fluem melhor. Inscrição: om@yogavaidika.com.

A 12 de Agosto, sábado, 16h00, recebemos o professor de Yoga e Meditação, Ricardo Alarcão para a CERIMÓNIA DO CHÁ & ZAZEN. Esta é uma tradição japonesa do budismo que envolve silêncio e koans. Inscrição: om@yogavaidika.com.

A 16 de Setembro, 4ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MINDFULNESS. Mikaela é Instrutora de Mindfulness, Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística e Positive Parenting, entre outras. Inscrição em om@yogavaidika.com.

Na noite de 18 de Setembro, 6ª feira, 21h00, promovemos BANHO DE SOM com Raquel Harmansukh, prof.ª de Kundalini Yoga e Terapeuta de Som. Inscrição antecipada em om@yogavaidika.com.

No sábado 19 de Setembro propomos, em parceria com O Jardim de Lótus, dois WORKSHOPS DE KUNDALINI YOGA com Sat Narayan Kaur. Através do Kundalini Yoga e das suas práticas dinâmicas e energizantes fortalecemos e quilibramos os sistemas nervoso e endócrino. Assim, crias uma maior conexão ao teu verdadeiro Ser, permitindo-te criar e viver a partir desse ponto de verdade. Inscrição prévia em om@yogavaidika.com.

A 26 de Setembro, 14h00, o Centro VAIDIKA recebe, com muito entusiasmo, Nuno Gusmão, respeitado professor de Pilates Tradicional e co-fundador do espaço Bells and Springs (Lisboa), para o workshop FUNDAMENTOS DO CORPO. Garanta a sua vaga em om@yogavaidika.com.

A 30 de Setembro, 21h00, Kajal Ratanji, prof.ª de Yoga, traz ao Centro VAIDIKA a entoação contínua do mantra da compaixão, num evento denominado AKHANDA JAPA. A participação é gratuita. Reserve o seu lugar através do email om@yogavaidika.com.

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.HRIDAYATERAPIAS.pt
- www.OJARDIMDELOTUS.net
- www.BELLSANDSPRINGS.com

MEDITAÇÃO
"Reconhecer que todos os fenómenos são impermanentes.
Não só tudo é impermanente, mas, tudo está interligado.
É necessário ver a realidade tal qual como ela é."

Por Balkrishna.

FRASES E REFLEXÕES
"Busque a companhia do nobre que é sábio, estudado, sólido na virtude, determinado. Alguém assim deve ser seguido, tal como a Lua segue o caminho das estrelas." Em Dhammapada.

VER, LER E ESCUTAR​
Bondade, Balkrishna
Yoga e Vedanta, Jonas Masetti
Rama Bolo, Jai Uttal

Que haja paz,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares