Boletim 45 - Fevereiro 2016

Este mês, o Centro VAIDIKA promove Workshops de Kundalini Yoga e sessão de Mindfulness, entre outros. Recebemos com muito agrado Sat Narayan Kaur e Mikaela Övén. Se sonhou com uma viagem ao Oriente, veja a viagem à Índia, durante o Diwali, que estamos a organizar. E, veja também, a Formação de Professores de Kundalini Yoga e Meditação. Namaste!​

Ayurveda - A Vida, por Diana Vaz.
Dentro do contexto da vida ocidental atual, o Ayurveda, ou Ciência da Vida (tradução da palavra "Ayurveda", em Sânscrito) tem à disposição vários tratamentos de rejuvenescimento (Rasayana) – Massagens e Terapias - que contribuem na prevenção e manutenção da saúde, bem como, no restabelecimento do Equilíbrio (KayaChikitsa).

O Ayurveda tem como base as leis da natureza, na qual o indivíduo (Purusha) é uma réplica em miniatura do universo (Loka) com o qual se encontra em contínua troca e interação.

A comida e a água que consumimos, o ar que respiramos, as ligações sociais que estabelecemos no nosso dia-a-dia são exemplo disso.

O propósito destes fatores é providenciar saúde e felicidade ao ser humano, mas também podem contribuir para o oposto. Daí que, as escolhas que fazemos para o nosso estilo de vida (Dinacharya) são essenciais à manutenção da saúde, bem-estar e felicidade.

Esta medicina propõe uma rotina diária equilibrada através de uma dieta adequada ao Prakrutti (humor biológico baseado nos Doshas), prática de meditação e atividades laborais e de lazer em conformidade com a tipologia (Prakrutti) de cada um.

Conhecer o seu Prakrutti é o primeiro passo para alterar alguns hábitos e alcançar este equilíbrio a fim de manter a saúde e prevenir a doença.

Apesar de, inicialmente, se ter desenvolvido com o objetivo da prevenção das doenças e manutenção da saúde, o Ayurveda atua também no desequilíbrio. Nestes casos, o foco do tratamento é direcionado para a origem do desequilíbrio e suas causas, não apenas para a mera eliminação dos sintomas.

Um desequilíbrio, ou doença, é a forma que o corpo tem de solicitar a alteração de hábitos e rotinas nocivas.

॥ ॐ śāntīḥ śāntīḥ śāntīḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
- Viagem à Índia: 22 Out. a 5 Nov. 2016
- Kundalini Yoga: 6 Fev, sáb. 15h30
- Mindfulness: 24 Fev, quarta feira 21h00
- Formação Kundalini Yoga, 22 Março
- Formação Hatha Yoga, 1 Agosto

CURSOS E EVENTOS
A 6 de Fevereiro, Sábado, 15h30 e 17h30 propomos WORKSHOPS KUNDALINI YOGA com Sat Narayan Kaur. Vem descobrir e praticar técnicas simples e eficazes que poderás começar a aplicar, com consciência, no imediato. Inscrição: om@yogavaidika.com.

A 24 de Fevereiro, 4ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MINDFULNESS. Mikaela é Instrutora de Mindfulness, Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística e Positive Parenting, entre outras. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A 22 de Março, sábado, iniciamos a FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE KUNDALINI YOGA, segundo Yogi Bhajan, com duração até Janeiro 2017. É uma excelente oportunidade de aprendizagem! Inscrição: om@yogavaidika.com.

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.INCREDIBLEINDIA.org
- www.COLDPLAY.com
- www.KRI.org

VER, LER E ESCUTAR​
Solo, Ricardo Passos
Reflexões sobre a Índia, Tales Nunes
Bhairav Veena, Suvir Misra

MEDITAÇÃO
Se demora anos para aprender a tocar violino, também leva anos para aprender a tocar a alma...

Meditar requer três fases: a fase corporal, a fase mental e a fase espiritual.

Em primeiro lugar, fazer o corpo relaxar. O relaxamento faz-se observando mentalmente as diferentes partes do corpo, para liberar a tensão.

A segunda fase é tratar de harmonizar a mente com o corpo. O ponto de foco por excelência da meditação é a respiração. A respiração é o mais básico e, portanto, mais essencial.

Respirar, inspirar e expirar, é um ritmo biológico que representa o ritmo espiritual por excelência, o ritmo de receber e dar em harmonia. O que mais sofrimento causa aos doentes é a sua dependência dos outros. Eles só podem receber. Outros, no entanto, não querem receber. Só querem dar. Sendino dizia 'deixar-se ajudar é uma ajuda de nível superior. Há que deixar-se ser ajudado por Deus '. Respirar é dizer ao teu espírito que deve haver uma harmonia entre dar e receber".

De seguida, para meditares, por exemplo, o professor Zen dá-te um koan para meditares, um enigma que não tens de resolver mas dissolver-te nele... O evangelho está cheio de koans (nós diríamos jaculatórias) para nos deixarmos dissolver: "Meu Jesus (inspiração) tem misericórdia de mim (exalação)." Dizer um koan transforma-nos.

Por Pablo D´Ors (trad. Gustavo Cunha).

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares