Boletim 47 - Abril 2016

Este mês, o Centro VAIDIKA promove Sessão de Mindfulness com Mikaela Övén no dia 27 (4ª feira) e Satsanga com Marco Peralta a 29 (6ª feira). Em Junho, celebramos consigo o 4º ANIVERSÁRIO DO CENTRO VAIDIKA , com a presença da professora Gloria Arieira. Aceite o convite e venha celebrar connosco. Namaste!

Yoga - por Swami Paramarthananda

Ao aspirante espiritual, que se encontra no início da jornada, é recomendado Karma Yoga. Karma Yoga irá desenvolver equanimidade - "samatvaṃ yoga ucyate" [Bhagavad Gītā 2.48]. Apenas mais tarde, o aspirante deverá passar por Upāsanā Yoga e, finalmente, por Jñāna Yoga. Estes são os princípios de Karma Yoga, a fórmula R-I-D-E:
R - Reduzir as ações "adharmicas";
I - Incrementar as ações "dharmicas";
D - Dedicar todas as ações ao Absoluto;
E - Experienciar tudo como prasāda vindo do Absoluto.

REDUZIR as ações adhármicas
Krishna não espera uma mudança da noite para o dia. Na Bhagavad Gītā, Kṛṣṇa diz: "Gradualmente reduz as ações 'adharmicas'". Algumas são difíceis de deixar de fazer e outras são, relativamente, mais fáceis de reduzir. Páre com as mais simples e lentamente verá que tem a força de vontade de parar com as ações "adharmicas" mais difíceis também. Ou seja, não faça aos outros aquilo que não gostaria que lhe fizessem a si.

INCREMENTAR as ações dhármicas, sob a forma de Pañca Maha Yajña. Em Sânscrito a palavra "Pañca" significa cinco, "Maha" significa grande e "Yajña" traduz-se como sacrifício ou ritual. Pañca Maha Yajña são uma série de cinco disciplinas espirituais: Deva Yajña; Bhūta Yajña; Manushya Yajña; Brahma Yajña; Pitṛ Yajña.

- Deva Yajña: a atitude de reverência e repeito para com os Cinco Elementos (Pancha Mahā Bhūtāni): Espaço, Fogo, Ar, Água e Terra. O Absoluto é encarado e reverenciado na forma de tudo aquilo que existe. Agnihotra (ritual do fogo), upāsanā em iṣṭadevatā (meditação na forma da divindade preferida) ou qualquer outra forma de pūjā (oferenda) ao Absoluto é também entendido como Deva Yajña.

- Bhūta Yajña: a atitutude de reverência para com o reino vegetal (plantas e árvores) e animais e o meu contributo para a proteção da Natureza, do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.

- Manuṣya Yajña: acontece sob a forma de todo o tipo de serviço social que faço através das instituições ou organizações existentes. Respeito pelos convidados ou visitas ofertando-lhes comida e encarando-os como o próprio Absoluto também se enquadra nesta categoria.

Brahma Yajña: a contribuição de reverência à preservação e propagação do estudo das escrituras apoiando ācāryas ou instituições que mantêm esta atividade. É a expressão de gratidão para com os śastras, ṛṣis e gurus (escrituras, sábios e mestres).

- Pitṛ Yajña: tudo aquilo que se faz para a proteção da família e reverência aos antepassados e, de igual modo, aquilo que honra os anciãos, em geral.

DEDICAR todas as ações ao Absoluto
O terceiro princípio é dedicar todas as ações ao Absoluto. Isto é o início de bhakti, relação com o Absoluto. Eu coloco o crescimento espiritual como a minha prioridade e o meu principal objetivo. EXPERIENCIAR tudo como prasāda vindo do Absoluto
Finalmente, o mais importante é experienciar tudo, seja bom ou mau, favorável ou desfavorável, doloroso ou prazeroso como Īśvara Prasāda, graça/benção/oferenda do Absoluto.

Esta fórmula irá propocionar quatro benefícios: serenidade, satisfação, ordem social e crescimento espiritual.
Leia o resto aqui. Mais sobre Vedanta em www.vedantavidyarthisangha.org.

॥ ॐ śāntīḥ śāntīḥ śāntīḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
Mindfulness: 27 Abril, quarta feira 21h
Satsanga: 29 Abril, sexta feira 20h45
4º Aniversário: 2 Junho, quinta feira, 21h
Formação Hatha Yoga, 1 a 21 de Agosto
Formação Kundalini Yoga, Set-Jul 2017
Viagem à Índia: 22 Out. a 5 Nov. 2016

CURSOS E EVENTOS
A 27 de Abril, 4ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MINDFULNESS. Mikaela é Instrutora de Mindfulness, Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística e Positive Parenting, entre outras. Inscrição: om@yogavaidika.com.

No dia 29 de Abril, sexta feira, 20h45, recebemos o professor de Yoga, Marco Peralta para um SATSANGA com o tema: "A Busca da Libertação é a Prisão". Inscrição: om@yogavaidika.com.

Celebramos o 4º ANIVERSÁRIO do Centro Vaidika, a 2 de Junho, quinta feira, 21h00, com a nossa querida profª Gloria Arieira. Inscrição: om@yogavaidika.com.

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE KUNDALINI YOGA, segundo Yogi Bhajan inicia em Setembro (duração até Julho 2017). Uma excelente oportunidade de aprendizagem! Inscrição: om@yogavaidika.com.

A viagem RUMO À INDIA 2016 com Gustavo Cunha e Diana Vaz, acontece durante a passagem de Ano indiana, de 22 de Outubro a 5 de Novembro. As inscrições estão esgotadas mas aceitamos pré-reservas para a viagemn RUMO À INDIA 2017 - HOLI EDITION. Inscrição: om@yogavaidika.com.

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.SRIRAMANAMAHARSHI.org
- www.VEDANTAONLINE.org
- www.YOGALIBERDADE.blogspot.pt

FESTIVIDADES EM ABRIL
Dia 1 - Shitala Ashtami
Dia 9 - Matsya Jayanti
Dia 12 - Yamuna Jayanti
Dia 15 - Rama Navami
Dia 19 - Mahavir Jayanti

VER, LER E ESCUTAR​
O Sábio de Arunachala - Ramana Maharshi
Yoga e Relacionamentos - Marilyn Galan
Pratah Smarami - Swami Paramarhthananda

MEDITAÇÃO
A palavra Upāsanā pode ser traduzida como “sentar perto de”. Também é conhecida como meditação objectiva, por isso envolve um objecto de concentração. É uma meditação preparatória ao estudo e à meditação de assimilação ou de contemplação (nidhidhyāsana), em que a mente é exercitada de várias formas.

Upāsanā relaciona o sujeito (que sou “Eu”, o meditador), com o divino, com o todo, com Īśvara, que é esse mesmo objecto.

Esta forma de meditação não pode ser tida nem vista separadamente de uma disciplina corporal, nem de uma disciplina de conduta do discurso.

Hoje em dia, a meditação de relaxamento é muito importante. As pessoas, de uma forma geral, levam uma vida demasiado estimulante e exigente, desenvolvendo stress, palavra recente na história da humanidade. O antídoto para o stress é o relaxamento, razão pela qual muitas pessoas procuram o yoga.

Muitas técnicas existem para este tipo de meditação, uma delas é a repetição mental da palavra Shantih (Paz). Ao pensar na palavra penso no seu significado. Por Paulo Vieira.


Que haja paz,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares