Formação em Yoga, Ayurveda e Meditação - Verão 2016

Formação em Yoga, Ayurveda e Meditação com Gustavo Cunha, Diana Vaz, Ricardo Alarcão e Mikaela Övén, de 1 a 21 de Agosto. Uma colaboração Centro Vaidika e Hridaya Associação.

Associamos aulas de Yoga ao bem-estar. Esse bem-estar que procuramos está associado à ordem que pretendemos nos seja própria, que brota do interior, e que faz parte da vida. Na nossa sala de prática, pretendemos partilhar esta observação acerca do que é esse interior.

Este objetivo geral do Yoga tem como pano de fundo as obras clássicas da tradição Indiana, como o Yoga Sutra do sábio Patañjali, a Bhagavad Gita, a Gheranda Samhita, Nirvana Shatkam e Upadesha Saram. No método de Patañjali, com oito passos, é descrito um percurso idealizado para atingir esse espaço onde reside a tranquilidade, e que servirá de fio condutor desta formação.

OBJETIVO
Capacitar os formandos a lecionar aulas de Yoga e, ao mesmo tempo, aprofundar os seus conhecimentos em Ayurveda (Medicina Tradicional Indiana), Filosofias Orientais (Samkhya, Vedanta, Tantra, Hinduísmo, Budismo, Jainismo e Sihkhismo) e Meditação (Meditação Védica, Zen e Mindfulness). Para além deste foco, serão ensinadas as bases do Yoga Para Crianças, Yoga para Crianças Especiais e Yoga Sénior.

"Educar a mente sem educar o coração não é educação." Platão

PROGRAMA
MÓDULO 1: YOGA
- Posturas corporais (asana), alinhamento correto, ajustes e correções
- Hatha Yoga do mestre BKS Iyengar
- Ashtanga Vinyasa Yoga do mestre Pattabhi Jois
- Conscientização da respiração (pranayama)
- Relaxamento (yoganidra), o estado onírico e os três estados de consciência
- História e escrituras tradicionais
- Sânscrito e os sons sagrados milenares (mantra, stotram, kirtana e bhajan)
- Yoga para Crianças (3-12 anos)
- Yoga para Pessoas e Crianças com Necessidades Especiais
- Yoga Sénior (+55 anos)
- Yoga em Dupla
- Yoga para Grávidas
- Vídeos, palestras, multimédia
- Métodos e estruturas de aula (básico, intermédio, avançado)
- Sentido de missão, profissão e abertura de um centro ou filial do Centro Vaidika

MÓDULO 2: AYURVEDA
- Teoria dos 5 elementos
- Biótipo, Rotina Diária (dinacharya), Ritucharya (Estações do Ano) e Alimentação
- Auto e hetero massagem na aula de Yoga: pontos reflexos e pontos marma
- Yoga e Ayurveda: Prática de Yoga segundo o biótipo
- Centros e selos de energia (chakras, kundalini, nadis, koshas)

MÓDULO 3: MEDITAÇÃO
- Meditação Védica
- Zazen e a meditação tradicinal japonesa
- Mindfulness de acordo com John Kabbat Zinn
MÓDULO 4: VEDANTA
- Ação, causa e efeito (karma) e ética (dharma)
- Não-dualismo do Advaita Vedanta de Shankaracharya
- Samkhya, Tantra, Hinduísmo, Budismo, Jainismo e Sihkhismo

MÓDULO 5: ESTÁGIO
- Estágio e relatório (no Centro Vaidika ou na Hridaya, ou b-learning)

POSSIBILIDADE DE EXTENSÃO DA FORMAÇÃO NA ÍNDIA EM 2017, durante o HOLI. Ver -> VIAGEM À ÍNDIA. Se desejar informações sobre a extensão da Formação, referir na altura de contacto.

DATA & HORÁRIO
De 1 a 21 de Agosto, 9h00-19h00. Se desejar informações sobre a extensão da Formação na Índia, referir isso na altura de contacto.

PROFESSORES
GUSTAVO CUNHA dirige o Centro Vaidika, é professor de Yoga e Sânscrito há 15 anos e viajou 2 vezes para a Índia, tendo estudado com Swami Dayananda Saraswati e no Prema Bhakti Sadhana Kendra. Estuda Vedanta com Glória Arieira do Vidya Mandir. Traduziu "Gheranda Samhita: Ensinamentos do Sábio Gheranda" e é membro da Aliança do Yoga, com o estatuto de formação em Yoga de 500hrs. Gustavo é frequentemente solicitado para formação, cursos e palestras sobre Yoga, Sânscrito e Vedanta. Identifica-se igualmente com os ensinamentos de Bal Krishna por quem nutre um grande carinho. Na sua prática, Gustavo une a seriedade necessária ao trabalho com o outro, o respeito pelo mundo espiritual de cada um, à boa disposição e humor que lhe são característicos.

DIANA VAZ é terapeuta de Medicina Tradicional Indiana pela Chakrapani Ayurveda Clinic and Research Center (Índia, Jaipur), professora de Yoga e licenciada em Terapia Ocupacional. É, ainda, pós-graduada em Osteopatia. Viajou 2 vezes para a Índia e estudou em Dharamsala (Panchakarma e Iyengar Yoga), Jaipur, Delhi, Goa, Gokarna, Bangalore, Mumbai e Amritsar. Diana é, ainda, Presidente da Hridaya Associação de Ayurveda e Yoga, Formadora Certificada e Terapeuta Reiki. Exerce, desde 2007, por vocação, com o objetivo da prevenção e recuperação de desequilíbrios físicos, mentais, emocionais e energéticos do paciente. Acredita que, para ser capaz de ajudar o outro, se deve investir na sua própria evolução. Corre, medita, ouve música e ensina Yoga junto da Natureza e de pessoas com boa energia, todos os dias.

RICARDO ALARCÃO é adepto de Yoga desde 2005, através de Gustavo Cunha. Professor de Yoga certificado por Pedro Kupfer e Aliança do Yoga. Frequentou retiros e sessões de prática intensiva de Hatha Yoga com Miguel Homem, Swami Dayananda, André DeRose e Christian Pisano e meditação ZaZen. Atualmente, interessado em divulgar a prática na sua forma mais suave, com atenção aos pormenores da acção e sua relação com a consciência. É formador certificado.

MIKAELA ÖVÉN nasceu em 1976 na Suécia, está em Portugal desde 2001 e é mãe de três filhos. Com o nascimento dos filhos virou-se para as areas de Mindfulness e de parentalidade e educação consciente. É Instrutora de Mindfulness Certificada, Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística Certificada, Facilitadora Family Lab Certificada, Certificada em Competências de Relacionamentos nas Escolas, Certificada em Generative Coaching, Facilitadora de Family Communications e Positive Parenting. Publicou, recentemente "Educar com Mindfulness" pela Porto Editora.

DESTINATÁRIOS
Público em geral, praticantes de yoga e de meditação, terapeutas.

CERTIFICAÇÃO
Emissão de certificado de participação pela Hridaya Associação de Yoga e Ayurveda e Centro Vaidika.

MATERIAL DIDÁTICO
Livros, DVD's e manual do curso.

INFORMAÇÕES
No Centro Vaidika, dispomos de uma cozinha simples com frigorífico, fogão e micro-ondas, além de usarmos o serviço de entrega ao domicílio de refeições vegetarianas. Temos também uma mercearia junto ao Centro e um hipermercado a 100m, além de vários cafés, padarias, pastelarias e restaurantes muito próximos.

VAGAS
Estão disponíveis 16 vagas, sujeitas a pré-inscrição.

TESTEMUNHOS
“O Curso de Professor de Yoga permitiu que aprofundasse conhecimentos, práticas e, sobretudo a visão do yoga. Estou, por isso, profundamente grato e recomendo vivamente!” ​Filipe Pinto, Instrutor de Yoga

"Uma vivência concentrada de prática, estudo e interiorização! Deu-me ferramentas para aprofundar o que quiser. Bem hajam pela oportunidade que me proporcionaram." Cristina Garrido, Instrutora de Yoga

"Foi uma bela experiência de aprendizagem que me consagrou o entendimento das minhas raízes indianas espirituais, assim como a definição do meu percurso pessoal e profissional, o encontro de um Caminho; e que me permite transmitir toda essa base com quem me cruzo, principalmente aos meus alunos." Kajal Ratanji, Instrutora de Yoga e Dança Indiana

A Formação em Yoga permitiu-me aprofundar conhecimentos e práticas, foi uma viagem muito interessante com professores fantásticos e colegas incríveis. Recomendo vivamente." Manuela Margaride, Instrutora de Yoga

"O Curso de Yoga foi um convite à arte da felicidade e uma viagem ao autoconhecimento. O tempo que os professores dedicaram e as iniciativas a nível de ensino excederam as minhas expectativas. Esta não é uma formação redutora e apenas focada na prática de asana. Este curso permitiu-me uma formação, acima de tudo, cultural, espiritual e humana. Yoga passou a ser, para mim, algo que vivo e não apenas pratico em aula. Eterna gratidão ao Centro Vaidika e seu corpo docente." Sandra Marques, Instrutora de Yoga e Mestre Reiki

CONTACTOS
Use os contactos abaixo para mais informações e inscrições. Refira a Formação em Yoga e diga-nos qual a sua experiência nestas matérias e motivo de interesse no curso. Obrigado!

CENTRO VAIDIKA
Rua 9 de Abril, 282, Pedrouços, Maia (à Areosa, MAPA)
tlm. 912.900.200
om@yogavaidika.com
www.yogavaidika.com

HRIDAYA ASSOCIAÇÃO
Rua Eng. Adelino Amaro da Costa, Ed. Gran Via, nº 15, 8º andar, sala 2, VN Gaia (ao El Corte Inglês)
Tlm. 919159925
hrdassociacao@gmail.com
www.hridayaterapias.pt

Mensagens populares