Boletim 52 - Setembro 2016

Este mês, o Centro VAIDIKA regressa às atividades com AULAS DE YOGA, YOGA JÚNIOR, MEDITAÇÃO, MINDFULNESS e AYURVEDA. Vem e estuda. Namaste!​

O Espiritual, pelo sábio Vasishtha
O mundo está na mente como o ar está contido num recipiente, e és o contínuo prisioneiro desse mundo mental imaginário que é o teu como uma mosca encerrada no recipiente; não conseguirás a libertação se não escapando desse encarceramento, como a mosca sai voando ao ar livre.

O meio de desembaraçares-te dessa ilusão da mente é fixar a tua atenção no momento presente e evitar que os teus pensamentos se dirijam aos feitos passados ou futuros.

A mente está obscurecida enquanto a bruma dos seus desejos e caprichos a envolvem, como o céu está encoberto enquanto nele se acumulam as nuvens.

Quando na mente se produz uma actividade, esta vê-se inevitavelmente acompanhada de um cortejo de desejos, assim como do sentido de prazer e do sofrimento; sentimentos e paixões formam a sua escolta, como vagueiam os corvos perto de um vulcão extinto. As almas dos sábios não carecem de actividade, mas, como conhecem a vaidade das coisas terrenas, o que carecem é desses sentimentos que aprisionam. Adquiriram o conhecimento da irrealidade e da inexistência dos objectos e feitos terrenos graças ao conhecimento da natureza das coisas e ao estudo dos ensinamentos de Yoga Adhyatma que se transmitem nos Sat-Sangas e noutros lugares, e graças também à sua assiduidade com o Mestre, à sua prática da meditação e à sua vida livre de egoísmo.

Deixa de lado tudo o que seja tangível ou que possas conseguir com a tua acção pessoal; permanece impassível e indiferente perante tudo o que seja do mundo, remete-te unicamente à tua consciência do Infinito. Pensa de ti mesmo que dormes quando estás desperto; pensa de ti mesmo que és todo e uno com o Espírito supremo.

Reverenciamos aqueles yoguis que conheceram a natureza de Si mesmo e tenham alcançado o estado Espiritual. Leia o resto aqui.

ॐ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
Viagem à Índia: 22 Out. a 5 Nov. 2016

CURSOS E EVENTOS
A viagem RUMO À INDIA 2016 com Gustavo Cunha e Diana Vaz, acontece durante a passagem de Ano indiana, de 22 de Outubro a 5 de Novembro. As inscrições estão esgotadas. Se tiver interesse numa futura viagem contacte-nos: india@yogavaidika.com.

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.arshavidya.in
- www.dalailama.com
- www.coracoescomcoroa.org

FESTIVIDADES EM SETEMBRO
Dia 5 - Gaṇeśa Caturthi

​VER, LER E ESCUTAR​
Viver Melhor, Gloria Arieira
Biblioteca, Arsha Vidya
Vedanta, Swami Paramarthananda

MEDITAÇÃO
"É necessário ter uma mente mais relaxada e um coração acolhedor para descobrir algo mais profundo na vida... para olhar e encantar-se, a cada momento."Por Gloria Arieira.

​Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares