Boletim 53 - Outubro 2016

A VIAGEM DE ESTUDOS À ÍNDIA está quase a chegar! Entretanto, fazemos o pré-lançamento do mais recente livro de Mikaela Ovén com uma SESSÃO DE MINDFULNESS. Vem e desfruta. Namaste!​

Eu existo, por Mooji.

Todos vocês conhecem a sensação de existir. Sem praticar nada, todos os seres naturalmente se referem a si mesmos como 'Eu', 'Eu Sou', ou 'Eu Existo'. 'Sou' quer dizer o mesmo que 'Existo'. Quem é o Eu que É? O Eu que Existe?

A sensação de existir está naturalmente presente dentro de ti e é sentida de forma igualmente confortável para todos os seres. Está presente no início da percepção e das suas funções durante o estado de vigília enquanto a testemunha e o observador de tudo o que aparece enquanto fenómeno e tem significado para esta sensação de 'Eu Sou'. Esta sensação, 'Eu Sou', 'Eu Existo', é a forma natural e não ensinada pela qual reconhecemos a nossa própria existência.

Tu és, antes de qualquer coisa que possa ser percepcionada. Seja o que for que percepcionas não pode ser o que tu és. Fica apenas enquanto esta consciência.

Testemunha que todos os pensamentos, e sensações, todos os fenómenos, vão e vêm. Repara que primariamente és este percepcionar. O computador (da mente) está ligado, mas tu não estás 'loggado'. Apenas observa. Gradualmente vais experimentar uma imensidão de Ser.

Este vai ser o teu exercício enquanto realizas as actividades do teu dia-a-dia. Não recorras a livros nem nada. Vais descobrir que a mente quer uma massagem de vez em quando porque está habituada a sentir-se envolvida, a sentir-se importante e incluída. Apenas observa isto.

Não tens de suprimir esta energia da mente. Podes apenas deixá-la estar, mas fica apenas como um espaço neutro de observação.

Traduzido por Filipe Pinto. Leia o resto aqui.

ॐ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
- Mindfulness 19 Out., 4ª feira, 21h00
- Viagem à Índia: 22 Out. a 5 Nov. 2016

CURSOS E EVENTOS
A 19 de Outubro, 4ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MINDFULNESS. Mikaela é Instrutora de Mindfulness, Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística e Positive Parenting, entre outras. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A viagem RUMO À INDIA 2016 com Gustavo Cunha e Diana Vaz, acontece durante a passagem de Ano indiana, de 22 de Outubro a 5 de Novembro. As inscrições estão esgotadas. Se tiver interesse numa futura viagem contacte-nos: india@yogavaidika.com.

​​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.diobeni.com
- www.bookofjoy.org
- www.wwf.org.uk

FESTIVIDADES EM SETEMBRO
Dia 1 - Navarātri
Dia 8 - Sarasvati Puja
Dia 9 - Durga Ashtami
Dia 10 - Maha Navami
Dia 11 - Vijaya Dashami
Dia 30 - Dipāvali

​VER, LER E ESCUTAR
A Grandeza, Gloria Arieira
Gheranda Samhita, Gustavo Cunha
Mantras, Soundcloud do Centro Vaidika

​MEDITAÇÃO
Olha para dentro e verifica, "Eu estou apenas aqui." Estás aqui enquanto o quê? E outra vez, tu verificas, "Não tenho nada a dizer sobre isto. É apenas uma sensação de existir." Por Mooji.

​Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares