Boletim 57 - Fevereiro 2017

Este mês, recebemos Catarina Ferreira para o workshop A MAGIA DAS FADAS, no dia 25 e aceitamos inscrições para o curso de YOGA PARA MULHERES. Tudo de bom... Namaste!​

Yoga para Mulheres por Fabiana Rodrigues

O Yoga apresenta soluções saudáveis para o bem-estar, equilibra todos os sistemas e portanto o corpo-mente do indivíduo que o pratica. Para as mulheres, este equilíbrio tem resultados no ciclo hormonal mensal como um todo. E, como o hipotálamo (parte da estrutura cerebral) rege, ao mesmo tempo, a produção hormonal e a administração das emoções, estas duas funções – hormonas e emoções – estão intimamente relacionadas. Por isso, o método Yoga para Mulheres não trata somente do equilíbrio interno feminino, mas compreende a mulher como ser bio-psico-social.

Ponto de partida: o aparato fisiológico, o corpo em que um ser humano fêmea encarna. A compreensão de que natureza da mulher é mais cíclica que a do homem, pois vivemos mutações hormonais que nos lançam a 4 estados completamente diferentes ao longo de apenas 30 dias, é um ponto importante. De facto, a fisiologia da mulher é mais instável. A mulher esforça-se para administrar estas oscilações, mas muitas vezes não sabe bem como sair de uma baixa hormonal que a deixa prostrada, ou de um pico energético que a deixa excessivamente agitada e sem saber como canalizar tanta disponibilidade interna.

Como compreender cada um destes estados e, ainda melhor, usá-los a seu favor? E mais: como usar estes estados de emergência de modo a aceitar o vazio em que se é lançada muitas vezes como potencial criativo, como um solo fértil para emersão dos devires, dos saberes internos ancestrais, que estão gravados na nossa memória celular, herdados sabe-se lá de onde e que, via de regra, nos levarão a caminhar no nosso próprio Dharma?

Busquemos um equilíbrio. Se a mulher quer cuidar-se física e mentalmente com Yoga, é essencial que aprenda a ajustar a sua prática de Yogasanas (posturas físicas de Yoga) ao seu ciclo menstrual. Leia o resto aqui.

ॐ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
A Magia das Fadas, 25 Fevereiro, sábado, 15h00
Heartfulness 15 Março, 4ª feira, 21h00
Yoga Para Mulheres, 29 Junho a 2 Julho
Formação em Yoga, 7 a 27 de Agosto

CURSOS E EVENTOS
A 25 de Fevereiro, sábado, 15h00-17h00, participe no workshop A MAGIA DAS FADAS. As fadas são seres de luz que povoam o nosso imaginário enquanto crianças. Dizem que são elas que orquestram muito do que vemos e ouvimos no nosso planeta e que as podemos encontrar junto da natureza e das crianças. Construa uma fada através da execução de uma fada em feltragem e deixe-se surpreender pela viagem que esta experiência fará ao interior do seu coração. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A 15 de Março, 4ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de HEARTFULNESS. Mikaela é instrutora de Mindfulness e autora de livros acerca de Meditação e Parentalidade Consciente. Inscrição em om@yogavaidika.com.

Recebemos, pela 1ª vez, em Portugal, Fabiana Rodrigues, Brasil, no curso YOGA PARA MULHERES de 29 de Junho a 2 de Julho. É um intensivo para prática pessoal de Yoga pautada na realidade hormonal e cultural feminina. Um método voltado para os processos decorrentes da atenção voltada aos ciclos internos. Fundamental para uma boa navegação nestas oscilações, tantas vezes, imobilizantes. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A FORMAÇÃO EM YOGA ocorre de 7 a 27 de Agosto. Serão 200 horas de estudo, partilha e ensinamentos, incluindo estágio. Adequado a quem procura ensinar Yoga, bem como a quem apenas deseja aprofundar os seus conhecimentos. Inscrição em om@yogavaidika.com.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:

FESTIVIDADES EM FEVEREIRO
Dia 24 - Mahaśivarātri

VER E SABER
A Busca, Gloria Arieira
Satsang, Ganga Mira

MEDITAÇÃO
"Somos aquilo que sentimos e percebemos. Se estamos zangados, somos a raiva. Se estamos apaixonados, somos o amor. Se contemplamos um pico nevado, somos a montanha. Ao assistir a um programa de televisão de baixa qualidade, somos o programa de televisão. Enquanto sonhamos, somos o sonho. Podemos ser qualquer coisa que quisermos, mesmo sem uma varinha mágica." Thích Nhất Hạnh

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares