Hanuman Chalisa - Krishna Das

Porquê cantar Hanuman Chalisa e quem é Hanuman?

Hanuman é a personificação da Fé Divina. Ele é invocado e reverenciado em Hanuman Chalisa — a glorificação do Senhor hanuman em 40 versos compostos pelo Santo Tulsi Das. Há séculos, que os Hindus na Índia recitam Hanuman Chalisa para enfrentarem os desconcertantes problemas da vida, para encontrarem a paz e consolo perante situações adversas, para o enriquecimento espiritual, sucesso em cada caminhada e para atingir o objetivo da vida - Bhakti e Mukti (devoção a Deus e Libertação).

A mente é como um macaco, sempre inquieto, cheio de distrações. No entanto, quando a "shraddha" (fé, em Sânscrito) num aspirante é tocada por Rama (Ishwar bhakti), ela começa a crescer como uma árvore mística. Fé leva a "virya" (força espiritual), que por sua vez promove smriti (memória espiritual). Em vez de "vishaya chintan", (movendo-se para fora no mundo da multiplicidade e distração), a mente volta-se para "Ishwar chintan" movendo-se para Deus de forma progressiva. Isso resulta em experimentar samadhi (super-consciência) numa subida gradual. O intelecto de um aspirante passa por shraddha, virya, smriti e samadhi e, finalmente, transforma-se em "prajna" (sabedoria intuitiva que revela: "Eu sou Brahman"). Um sábio liberto [de ilusões egocêntricas, desperto para a Realidade] é chamado "Sthita Prajna" - estabelecido na sabedoria intuitiva (ver Raja Yoga Sutras 1/20).

Inúmeros devotos, dos tempos antigos, atribuíram a este glorioso texto imensos benefícios. Assim, Hanuman Chalsa reuniu imensa potência espiritual. Para afastar medos e inseguranças, para lutar contra as forças das trevas, para curar doenças terríveis e para obter as melhores bênçãos de Deus, Hanuman Chalisa é um glorioso livro de oração para todos os tempos e para toda a humanidade.

Escute Hanuman Chalisa aqui.

- Escrito por Ram Giri Braun de www.skillsforawakening.com. Mais em informações em www.krishnadas.com e www.ramdass.org.

Mensagens populares