Boletim 63 - Agosto 2017

Este mês, promovemos a FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA e apresentamos o curso YOGA PARA MULHERES Especial Climatério, Puerpério e Menopausa, com Fabiana Barbosa. Tudo de bom... Namaste!​

Sat Sanga com Glória Arieira
A mente através das experiência do mundo tem experiências positivas e negativas, de alegrias e tristezas, tem alguns problemas, soluciona alguns, outros não consegue solucionar. E não existe uma proposta dentro da Psicologia, uma proposta para a mente, de curar completamente o sofrimento. Não tem uma solução. Por mais que uma pessoa faça muitos anos de terapia, no final ela recebe alta e alta quer dizer: “agora você está preparado para lidar com as adversidades da vida”. O ser humano é assim mesmo, vai ter alegrias e tristezas. Então não tem uma solução, ponto final. A solução é essa: “agora você está equipado para lidar com a sua vida”. Dentro da visão de Vedanta o problema é ilegítimo. Existe um sofrimento, não é que não exista um sofrimento, a gente reconhece o sofrimento, mas a gente considera que a causa do sofrimento é ilegítima, a causa é devida a uma confusão, a uma ignorância. Uma confusão acerca do próprio Eu, no entendimento de Si-mesma. Quando a pessoa entender o Eu, o Ser, a Si-mesma, como a paz, como completa, como livre de qualquer forma de limitação, as limitações da mente, as limitações do mundo e das experiências do mundo você reconhece como naturais. Fazem parte da dualidade do mundo mas Eu, fundamentalmente, não tenho problema nenhum. Eu não sou limitado, de facto. Então você consegue lidar com a objectividade do mundo sem criar um problema “para mim”. Existe sukha e dukha, existem situações que são agradáveis e desagradáveis mas não existe o dukhi, o sukhi – “eu não sou infeliz, eu não sou esse sofredor”. Então Vedanta diz que não existe o problema, o problema é ilegítimo. O problema nasce duma confusão somente.

Ter um contacto pessoal sempre que possível com um professor é o mais importante. À medida que você vai estudando, sem esforço nenhum, você vai fazendo certas mudanças que muitas vezes é a outra pessoa que está perto de você que repara. São mudanças que são tão básicas e profundas que, às vezes, a gente nem repara mas a outra pessoa sempre aponta. Leia o resto aqui.

AGENDA
- Formação em Yoga, certificada pela DGERT, 1 a 20 Agosto
- Yoga Para Mulheres, com Fabiana Barbosa, 23 a 26 Novembro

CURSOS E EVENTOS
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA - certificada pela DGERT - no Centro Vaidika, ocorre de 1 a 20 de Agosto. Serão 200 horas de estudo, partilha e ensinamentos, incluindo estágio. Adequado a quem procura ensinar Yoga, bem como a quem apenas deseja aprofundar os seus conhecimentos.

Recebemos, pela 2ª vez, em Portugal, Fabiana Rodrigues, de São Paulo - Brasil, no curso YOGA PARA MULHERES de 23 a 26 de Novembro. É um intensivo para prática pessoal de Yoga pautada na realidade hormonal e cultural feminina. Um método voltado para os processos decorrentes da atenção voltada aos ciclos internos. Fundamental para uma boa navegação nestas oscilações, tantas vezes, imobilizantes. Inscrição em om@yogavaidika.com.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- Hridaya
- Samarpan Ashram
- SAPO Lifestyle

VER E SABER
- Thich Nhat Hanh - entrevista por Oprah
- Mooji, em Português
- Sadhguru - Satsanga

MEDITAÇÃO
"Desconhecer-se conscientemente, eis o caminho" Fernando Pessoa, in O Livro do Desassossego.

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares