Boletim 64 - Setembro 2017

Este mês, promovemos a FORMAÇÃO EM YOGA - CERTIFICAÇÃO DGERT, a VIAGEM À ÍNDIA, o curso YOGA PARA MULHERES II, a sessão MIAFULNESS e a formação EMOÇÕES COMO MENSAGENS. Tudo de bom... Namaste!​

Āsana - Anabella Magalhães
O nome āsana vem da raiz verbal ās que significa "estar presente, existir, habitar, sentar-se calmamente, permanecer, celebrar”. Āsana, nome neutro, tanto pode ser “assento,” quanto “a forma como você se senta”. Swami Prabhānanda diz “Āsana significa duas coisas: o local no qual o yogi se senta e a maneira como ele se senta, a postura”. 
Na tradição védica , o āsana refere-se aquela postura que permite a meditação, ou seja , postura sentada com tronco, pescoço e cabeça perfeitamente alinhados, mas sem esforço ou tensão, de forma que se possa esquecer o corpo completamente.


Através da firmeza do āsana, da conquista do (āsanasiddhiḥ), o praticante fica livre das perturbações diante das dualidades. O Universo é dual e esta dualidade é uma fonte de problemas: o frio e o calor, a tristeza e a alegria, a doença e a saúde, o sim e o não, etc. O ser humano sempre que se depara com elas, fica insatisfeito, inseguro, ansioso.

Através do domínio do corpo e pela meditação, o praticante aprende a compreender essas dualidades do mundo, a lidar com elas e a manter-se equilibrado, enfrentando-as e a agindo conforme as possibilidades de cada situação.

No Haṭha Yoga, prática originada na tradição Tântrica, āsana significa não só a postura para meditação, mas, combinadas em séries de posturas, pode atuar como excelente trabalho com o objetivo de equilibrar o corpo e tranquilizar a mente. Leia o resto aqui.

AGENDA
- Formação em Yoga, DGERT
- Viagem à Índia 2018
- Formação Emoções Como Mensagens, com Diana Gaspar, 9 de Setembro
- Sessão de Miafulness, com Mikaela Övén, 22 de Setembro
- Curso Yoga Para Mulheres, com Fabiana Barbosa, 23 a 26 Novembro

CURSOS E EVENTOS
A FORMAÇÃO EM YOGA - certificada pela DGERT - no Centro Vaidika terá 200 horas de estudo, partilha e ensinamentos, incluindo estágio. Adequado a quem procura ensinar Yoga, bem como a quem apenas deseja aprofundar os seus conhecimentos. Acontece em formato extensivo com a duração aproximada de 6 meses. Início em Outubro. Mais informações: om@yogavaidika.com.

Anunciamos a 2a edição da viagem RUMO À INDIA, que pretende proporcionar aos praticantes de Yoga portugueses uma estadia memorável na terra berço do Yoga. Mais informações: om@yogavaidika.com.

Na formação EMOÇÕES COMO MENSAGENS, a psicóloga e membro da equipa da Academia de Parentalidade Consciente, Diana Gaspar irá falar das emoções e da mensagem que cada uma pode trazer consigo, e assim, chegar ao seus verdadeiros significados. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A 22 de Setembro, 5ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MIAFULNESS. Mikaela é instrutora de Mindfulness e autora de "Heartfulness" e "Educar com Mindfulness", da Porto Editora. Inscrição em om@yogavaidika.com.

Recebemos, pela 2ª vez, em Portugal, Fabiana Rodrigues, de São Paulo - Brasil, no curso YOGA PARA MULHERES de 23 a 26 de Novembro. É um intensivo para prática pessoal de Yoga pautada na realidade hormonal e cultural feminina. Um método voltado para os processos decorrentes da atenção voltada aos ciclos internos. Inscrição em om@yogavaidika.com.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- Prem Baba
- Plum Village
- Children in Crossfire

VER E SABER
- Prem Baba - Isso Existe
- Dalai Lama, Natureza da Mente
- Prof. Hermogenes - Deus Me Livre de Ser Normal

MEDITAÇÃO
"Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma. " Fernando Pessoa, in Cancioneiro.

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares