Boletim 65 - Outubro 2017

Este mês, promovemos o curso YOGA PARA MULHERES II, a sessão MIAFULNESS, a VIAGEM À ÍNDIA e a FORMAÇÃO EM YOGA. Tudo de bom... Namaste!​

Ramana Maharshi - Essência do Conhecimento
"Upadesha-saram" significa a essência da instrução. Neste texto, Bhagavan Sri Ramana Maharshi explica todas as principais práticas yoguicas culminando em jnana yoga, o yoga do conhecimento, o seu método primordial de questionamento sobre Si-mesmo que ele enfatizava. Ele mostra como os aspirantes crescem e amadurecem desde as práticas preliminares até ao mais alto conhecimento e, finalmente, à auto-realização.

A primeira metade do ensinamento consiste nas práticas base dos yogas de karma, bhakti, mantra e prana. A segunda metade consiste numa explicação específica sobre jnana yoga e os seus vários métodos.

Algumas pessoas, tendo notado no ênfase de Ramana no questionamento sobre Si-mesmo, chegaram à conclusão errada que ele rejeitou os outros yogas [e declarou-os] como sendo inúteis. Neste ensinamento ele mostra o lugar que eles ocupam e o seu desdobramento por etapas. Que tanto possa ter sido contido nuns meros trinta versos é realmente extraordinário, no mínimo. Leia o texto com comentário de David Frawley. Clique aqui!

AGENDA
- Sessão de Miafulness, com Mikaela Övén, 26 de Outubro
- Curso Yoga Para Mulheres, com Fabiana Barbosa, 23 a 26 Novembro
- Formação em Yoga, início Janeiro 2018 - DGERT
- Viagem à Índia 2018

CURSOS E EVENTOS
A FORMAÇÃO EM YOGA - certificada pela DGERT - no Centro Vaidika terá 200 horas de estudo, partilha e ensinamentos, incluindo estágio. Adequado a quem procura ensinar Yoga, bem como a quem apenas deseja aprofundar os seus conhecimentos. Acontece em formato extensivo com a duração aproximada de 6 meses. Início em Janeiro. Mais informações: om@yogavaidika.com.

Anunciamos a 2a edição da viagem RUMO À INDIA, que pretende proporcionar aos praticantes de Yoga portugueses uma estadia memorável na terra berço do Yoga. Mais informações: om@yogavaidika.com.

A 26 de Outubro, 5ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MIAFULNESS. Mikaela é instrutora de Mindfulness e autora de "Heartfulness" e "Educar com Mindfulness", da Porto Editora. Inscrição em om@yogavaidika.com.

Recebemos, pela 2ª vez, em Portugal, Fabiana Rodrigues, de São Paulo - Brasil, no curso YOGA PARA MULHERES de 23 a 26 de Novembro. É um intensivo para prática pessoal de Yoga pautada na realidade hormonal e cultural feminina. Um método voltado para os processos decorrentes da atenção voltada aos ciclos internos. Inscrição em om@yogavaidika.com.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- Global Citizen
- Escola Sunshine
- Mãe Guru

VER E SABER
- Thich Nhat Hanh - Caminha Comigo
- Gloria Arieira - Podcast
- Monja Coen - Como Mudar o Passado

MEDITAÇÃO
"Feche os olhos e pouse a sua atenção na respiração. Sinta o ar que entra nos pulmões. Sinta o ar que sai. Sinta a cadência natural da sua respiração. Permaneça nesse sentir. Surgindo outros pensamentos, redireccione, com gentileza, sua atenção de volta à respiração. Observe os movimentos da respiração. Observe o ar que, como as ondas do mar, vai e vem. Convido a permanecer nesse vai e vem. Convido a ser esse mar. Na próxima inspiração abra os olhos. Sempre que quiser retornar a esse mar, lembra-se de respirar." Marta Vieira, intrutora de Yoga

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares