Boletim 67 - Dezembro 2017

Este mês, promovemos o workshop EDUCADOR CONSCIENTE, FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA, a VIAGEM À ÍNDIA e a sessão MIAFULNESS de Janeiro. Tudo de bom... Namaste!​

O jejum e a história de Vaikunta Ekadashi
Ciência e misticismo há muito que se fundiram na tradição Hindu. Os sábios antigos que escreveram as escrituras também fizeram observações sobre astronomia, tempo e matemática. Muito antes de Galileu, Copérnico e Newton, os Hindus armazenaram o conhecimento sobre a gravidade, heliocentrismo e outras leis universais em tratados chamados Siddhanta. Os rishis, antigos cientistas Hindus, exploraram ainda mais as conexões entre mente, corpo e a alma, evoluindo as ciências do Yoga e Ayurveda para uma vida benéfica e recompensadora.

O jejum faz sentido? O jejum no Hinduísmo indica a negação das necessidades físicas do corpo em benefício de ganhos espirituais. De acordo com as escrituras, o jejum ajuda a criar uma afinação com o Absoluto ao estabelecer um relação harmoniosa entre o corpo e a alma. Ao jejuar, os devotos exercitas o controlo sobre os seus sentidos e desejos desgovernados. É um sacrifício feito a Si, por si. Ao voltarem-se para dentro em meditação, reinam na mente. Já que o corpo é, na sua maioria, composto por fluídos, é influenciado pelas fases da lua, assim como a mente. Os rishis estabeleceram estas conexões e recomendaram jejum e meditação baseados no ciclo lunar, como no Ekadashi. Isto causa um abrandamento natural do sistema e a oportunidade de reconexão com o ser profundo. O jejum quebra o regime repetitivo da vida e traz clareza, dando força ao indivíduo para prosseguir as atividades normais com mais vigor e convicção.

Qual é a lenda do Ekadashi? Numa história antiga, Ekadashi é uma Devi, ou anjo, nascida da mente de Vishnu, uma forte defensora da retidão, uma protetora dos necessitados. Fortalecida pela inabalável devoção ao Deus Vishnu, ela era temida pelas forças do mal e ignorância. Vishnu ofereceu-lhe a benção de ser rica, famosa, poderosa e linda no mundo dos mortais. Mas, ela declinou dizendo que apenas queria partilhar as suas bênçãos com humanos que jejuam e oram a Ele no Ekadashi. Vishnu concedeu-lhe o seu desejo, decretando que seria permitido o acesso através dos portões celestiais a quem O reverenciasse jejuando no décimo primeiro dia lunar. No épico Mahabharata, o Senhor Krishna conta a história de Ekadashi ao Rei Yudhishthira, louvando-a e recomendando o jejum como uma prática espiritual antiga e eficaz.

Este ano Vaikunta Ekadasi celebra-se a 29 de Dezembro. Leia o resto do artigo aqui.

AGENDA
- 8 Dezembro, 9h00-13h00: Workshop Educador Consciente, com Joana Madureira
- 10 de Janeiro, 21h00-22h30: Sessão de Miafulness, com Mikaela Övén
- De 3 de Fevereiro a 29 de Julho: Formação Profissional em Yoga 200h - certificação DGERT
- De 24 de Março a 7 de Abril: Viagem à Índia
- De 28 Junho a 1 de Julho: Yoga Para Mulheres, com Fabiana Barbosa
- De 1 a 22 de Agosto: Formação Profissional em Yoga 200hrs

CURSOS E EVENTOS
O workshop EDUCADOR CONSCIENTE tem como intenção proporcionar-te tempo e espaço para tomares consciência de ti, da tua voz interior, de onde estás e de quem queres ser: para ti e para quem te é especial. Acontece a 8 de dezembro, sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e tem como facilitadora a psicóloga Joana Madureira. Mais informações: om@yogavaidika.com.

A 10 de Janeiro, 4ª feira, 21h00-22h30, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MIAFULNESS. Mikaela é instrutora de Mindfulness e autora de "Heartfulness" e "Educar com Mindfulness", da Porto Editora. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA do Centro Vaidika inspira-se numa máxima de Platão: "Educar a mente sem educar o coração não é educação." Associamos aulas de Yoga ao bem-estar. Esse bem-estar que procuramos está ligado à ordem que pretendemos nos seja própria, que brota do interior, e que faz parte da vida. Na sala de prática, pretendemos partilhar esta observação acerca do que é esse interior e capacitar os formandos para lecionar aulas de Yoga. Serão, igualmente, ensinadas as bases da Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda), Meditação/Mindfulness, o Yoga Para Crianças e o Yoga Para Grávidas. A certificação é oficial por parte do Estado Português através da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Mais informações no blogue, Facebook e site. Inscrições: om@yogavaidika.com ou tlm. 912900200.

Anunciamos a 2ª edição da viagem RUMO À INDIA, que pretende proporcionar uma estadia memorável na terra berço do Yoga. De 24 de Março a 7 de Abril de 2018 visitaremos Delhi, Rishikesh, Varanasi, Sarnat, Haridwar e Devprayag. Ficaremos alojados em ashrams e participaremos nas celebrações de Hanuman Jayanti junto ao Ganges. Inscreva-se! Mais informações: india@yogavaidika.com.

No curso YOGA PARA MULHERES faremos estudos e práticas pautadas na abordagem de Geeta Iyengar sobre Yoga para Mulheres, aprimoradas por Fabiana Rodrigues Barbosa para a realidade da mulher contemporânea habitante de centros urbanos ocidentais. Fabiana é diretora do Centro de Yoga Moksha, em São Paulo, Brasil e estará connosco nos dias 28, 29, 30 de Junho e 1 de Julho. Mais informações no site e no Facebook. Inscrições: om@yogavaidika.com.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA DE VERÃO do Centro Vaidika em formato intensivo, entre 1 e 22 de Agosto também se inspira na mesma máxima de Platão: "Educar a mente sem educar o coração não é educação." Tem os mesmo objetivos, formadores e 200h de estudo, junto com a certificação DGERT. O horários das aulas é de segunda a sábado, das 09h00 às 18h00. Mais informações no blogueFacebook e site. Inscrições: om@yogavaidika.com ou tlm. 912900200.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
Perucas em Tricot Para Crianças com Cancro
- Ram Dass
Himalayan Academy

VER E SABER
- Rishikesh: Rumo à Índia
- Recital Sitar (excerto): Franklin Pereira
- Baba Nam Kevalam: Filipe Pinto e Helder Silva

MEDITAÇÃO
Cante: Om Namah Shivaya (2x), Hara Hara Mahadeva (2x) e repita. Permaneça 1 minuto em silêncio. Prossiga os seus afazeres.

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares