Vedanta - O Saber dos Vedas

VEDANTA WORKSHOP - O Saber dos Vedas Sentir e Pensar ao sabor de Escrituras da Idade do Bronze, originárias da Índia. Um contributo para a predicação do Sujeito, trazido pela evidência do Corpo e da Mente: "Quem sou Eu que tenho este corpo e esta cabeça?"

~ SUMÁRIO ~
As duas etapas propostas deste trabalho versam A VIA REVELADA, seguida de A VIA RECORDADA, um estudo pragmático acerca da iluminação na tradição oriental, que será do interesse dos perplexos perante a guerra do quotidiano: os professores eruditos, os atores que nos conduzem e os lojistas ambiciosos.

~ PROGRAMA ~
MÓDULO 1 : A VIA REVELADA
Duração de oito horas, incluindo intervalos entre sessões.
Sessão 1 – Conceitos e objetivos
Apresentação dos temas, princípios e objetivos do estudo dos Vedas, assim como a metodologia deste trabalho.
Sessão 2 – Exemplos de textos
Apresentação resumida de textos clássicos de parcelas finais dos Vedas, com resumos da matéria deste saber, em forma de especulação ou enquanto mito.
Sessão 3 – Apresentação do Cântico da Pureza
Apresentação minuciosa de um texto clássico dos Vedas, acompanhado de manual previamente entregue enquanto requisito de leitura preliminar.
Sessão 4 – Meditação
Resumo dos conceitos e aplicação do objeto de ensino. Debate e avaliação dos temas abordados. Entrega de certificados de frequência.

MÓDULO 2 : A VIA RECORDADA
Duração de oito horas, incluindo intervalos entre sessões.
Sessão 1 – Conceitos e objetivos
Apresentação resumida de textos complementares dos Vedas, épicos e outros tipos de textos clássicos. Metodologia e objetivo deste trabalho.
Sessão 2 – Exemplos de textos
Apresentação de conceitos universais e globalização e mundialização do saber dos Vedas, com obras literárias do folclore ocidental. Identificação dos Sete Sábios.
Sessão 3 – Apresentação do Yoga Sutra
Apresentação minuciosa de um texto clássico de especulação, o Yoga Sutra de Patañjali, acompanhado de manual previamente entregue enquanto requisito de leitura preliminar.
Sessão 4 – Meditação
Resumo dos conceitos e aplicação do objeto de ensino. Debate e avaliação dos temas abordados. Entrega de certificados de frequência.

~ CALENDARIZAÇÃO ~
Março: 4 e 11, domingos (2018)

~ HORÁRIO ~
Das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

~ PROFESSOR ~
Ricardo Alarcão é professor de Yoga no Centro Vaidika, certificado por Pedro Kupfer, Aliança do Yoga e IEFP. Ministra sessões de meditação Zazen e leciona a disciplina de "Body & Mind" no curso "Técnico(a) Especialista em Exercício Físico", no CEFAD. É, igualmente, Arquiteto e Mestre em Reiki.

~ DESTINATÁRIOS ~
Praticantes e professores de yoga ou de meditação, terapeutas, público em geral.

~ MATERIAL DIDÁTICO ~
Manual do curso e PowerPoint.

~ VAGAS ~
Estão disponíveis 16 vagas, sujeitas a pré-inscrição.

~ VIAGEM DE ESTUDOS À ÍNDIA ~
Facilidades e condições especiais de acesso à Viagem de estudos à Índia em Abril/Maio. Roteiro: Delhi, Rishikesh, Haridwar, Devprayag, Varanasi e Sarnath. Estadia em ashrams e práticas de Yoga. Informe-se connosco (contactos abaixo).

~ INSCRIÇÃO ~
Contacte-nos diretamente pelos contactos abaixo. Peça-nos formas de pagamentos e reserva de vaga. Se necessitar de estadia ou, tiver alguma necessidade especial, refira isso também. Obrigado.

CENTRO VAIDIKA
Rua 9 de Abril, 282, Pedrouços, Maia (à Areosa/Hosp. São João - MAPA)
tlm. 912.900.200
adm@yogavaidika.com
www.yogavaidika.com

Mensagens populares