Boletim Fevereiro do Centro Vaidika - Número 69

Este mês, promovemos a FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA, a VIAGEM À ÍNDIA, MINDFULNESS 2.0, VEDANTA WORKSHOP e o curso YOGA PARA MULHERES. Namaste!​

YOGA SÉNIOR, Fabiana Barbosa
Esse mês tive a honra de receber Alice, 88 anos, para aulas semanais de Yoga. Irradia alegria com o sucesso de cada movimento, há abertura e desejo vivo em seu olhar recebendo a nova experiência e seu aprendizado é veloz. Há dois anos venceu um câncer e quer muito mais da vida. Eu vibro junto. Me solidarizo e honro seu esforço. Ela sorri de volta e cora. Faz um joinha com os polegares das duas mãos. Desfaz gentilmente os Asanas quando percebe que já deu e recebeu o suficiente. Seu corpo é lento, já adquiriu certo peso e densidade. Tem permissão interna pra desfrutar sorrindo o relaxamento e sente esse luminoso contentamento por estar ali, viva, disponível, desejosa, inteira. Alice não só convive com seu feminino selvagem, mas também o mantém nutrido. Ter um corpo jovem é fácil em nossa cultura, que descarta facilmente o que já tem idade e bastante uso. Difícil aqui no Ocidente é manter a ternura consigo quando o corpo envelhece, e saber desfrutar de tudo o que ele sempre poderá oferecer, se cuidado com amor.

Alice, você é uma força linda da natureza. Que muitas de nós possamos assim chegar em nossa maturidade. Agradeço a oportunidade de partilhar minhas aulas contigo. Sua chegada me fortalece e renova minha crença no Yoga para Mulheres®, que respeita nossos ciclos naturais e disponibiliza saberes ancestrais na vida urbana. Que nós professores de Yoga possamos seguir contribuindo com a prosperidade das mulheres de todas as idades, a partir do entendimento de suas diversas e mutáveis demandas. Mais acerca da prof.ª Fabiana Barbosa no site do seu estúdio: Yoga Moksha.

AGENDA
- De 3 de Fevereiro a 29 de Julho: Formação Profissional em Yoga 200h - certificação DGERT
- 28 de Fevereiro: Mindfulness 2.0, com Mikaela Övén
- 4 e 11 de Março: Vedanta Workshop, com Ricardo Alarcão
- De 21 de Abril a 5 Maio: Viagem à Índia, 2ª Edição
- De 28 Junho a 1 de Julho: Yoga Para Mulheres, com Fabiana Barbosa
- De 1 a 15 e de 17 a 31 de Agosto: Formação Profissional em Yoga 200h

CURSOS E EVENTOS
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA do Centro Vaidika inspira-se numa máxima de Platão: "Educar a mente sem educar o coração não é educação." Associamos aulas de Yoga ao bem-estar. Esse bem-estar que procuramos está ligado à ordem que pretendemos nos seja própria, que brota do interior, e que faz parte da vida. Na sala de prática, pretendemos partilhar esta observação acerca do que é esse interior e capacitar os formandos para lecionar aulas de Yoga. Serão, igualmente, ensinadas as bases da Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda), Meditação/Mindfulness, o Yoga Para Crianças e o Yoga Para Grávidas. A certificação é oficial por parte do Estado Português através da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Inscrições: adm@yogavaidika.com ou tlm. 912900200.

A 28 de Fevereiro, 4ª feira, 21h00-22h15, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MINDFULNESS 2.0. Mikaela é instrutora de Mindfulness e autora de "Heartfulness" e "Educar com Mindfulness", da Porto Editora. Inscrição em adm@yogavaidika.com.

O VEDANTA WORKSHOP, com Ricardo Alarcão acontece a 4 e 11 de Março. As duas etapas propostas deste trabalho versam A VIA REVELADA, seguida de A VIA RECORDADA, um estudo pragmático acerca da iluminação na tradição oriental, que será do interesse dos perplexos perante a guerra do quotidiano: os professores eruditos, os atores que nos conduzem e os lojistas ambiciosos. Inscreva-se: adm@yogavaidika.com.

Anunciamos a viagem RUMO À INDIA, 2ª edição, que pretende proporcionar uma estadia memorável na terra berço do Yoga. De 21 de Abril a 5 de Maio de 2018 visitaremos Delhi, Rishikesh, Varanasi, Sarnat, Haridwar e Devprayag. Ficaremos alojados em ashrams e participaremos nas celebrações de Hanuman Jayanti junto ao Ganges. Inscreva-se adm@yogavaidika.com.

No curso YOGA PARA MULHERES faremos estudos e práticas pautadas na abordagem de Geeta Iyengar sobre Yoga para Mulheres, aprimoradas por Fabiana Rodrigues Barbosa para a realidade da mulher contemporânea habitante de centros urbanos ocidentais. Fabiana é diretora do Centro de Yoga Moksha, em São Paulo, Brasil e estará connosco nos dias 28, 29, 30 de Junho e 1 de Julho. Inscrições: adm@yogavaidika.com.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA DE VERÃO- 200 HORAS do Centro Vaidika em formato intensivo, tem duas edições: entre 1 e 15 de Agosto e também entre 17 e 31 de Agosto - para que possa escolher a edição que melhor se adequa ao seu calendário (posteriormente, faremos 4 encontros de fim de semana e um breve estágio). Associamos aulas de Yoga ao bem-estar. Esse bem-estar que procuramos está ligado à ordem que pretendemos nos seja própria, que brota do interior, e que faz parte da vida. Na sala de prática, pretendemos partilhar esta observação acerca do que é esse interior e capacitar os formandos para lecionar aulas de Yoga. Serão, igualmente, ensinadas as bases da Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda), Meditação/Mindfulness, o Yoga Para Crianças e o Yoga Para Grávidas. A certificação é oficial por parte do Estado Português através da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Inscrições: adm@yogavaidika.com ou tlm. 912900200.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- Academia de Parentalidade Consciente
- Paljor Publications
- Bill & Melinda Gates

VER E SABER
- Jai Uttal: Mantra a Shiva
- Deva Premal: Purnam
- Krishna Das: Yoga of Chant

MEDITAÇÃO
Cante: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna, Krishna, Hare, Hare. Hare Rama, Hare Rama, Rama, Rama, Hare, Hare (x4). Permaneça 1 minuto em silêncio. Prossiga os seus afazeres.

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares