Boletim 70 - Centro Vaidika Março 2018

Este mês, promovemos a a VIAGEM À ÍNDIA, VEDANTA WORKSHOP, AMMA SATSANG, o curso YOGA PARA MULHERES e o YOGA SADHANA no Brasil. Namaste!​

Na foto: Glória Arieira do Vidya Mandir, RJ, Brasil, durante palestra de Vedanta, no 4º Aniversário do Centro Vaidika, em Junho 2016.

UMA MENTE POSITIVA, com Monja Coen
Nós podemos alimentar a mente de qualquer coisa, como o corpo. Eu posso me encher de gorduras, de carboidratos e ficar uma pessoa obesa, ter dificuldade de locomoção, dores nas pernas, no corpo, com problemas cardiovasculares porque eu me alimentei de forma errada. Não fiz atividade física, não cuidei do meu corpo e o meu corpo foi se deteriorando. Com a mente acontece a mesma coisa se você não alimentá-la de coisas que sejam saudáveis. Ela adoece. A maioria de nós consegue chegar a um estado de equilíbrio se alimenta a própria mente daquilo que é benéfico. O que é a depressão? É uma “doencinha” da mente. Ela só vê aquilo que é negativo e prejudicial no mundo. É como se eu olhasse o mundo de um olho só. É como se eu tampasse o olho e visse: isso é feio, isso está errado, isso não está bom. Quando, na verdade, o outro olho diz: nossa, quanta coisa bonita! Estão cimentando tudo, mas olha a plantinha que nasceu no meio do cimento. Essa capacidade de ver ambos os lados, é que nos dá equilíbrio. Se eu ligo o canal de televisão e só vejo notícias falando mal do Brasil, dos políticos e do sistema de saúde, eu vou ter medo. “Só tem bandido na rua”. Eu vou ficar assustada! E se eu retroalimento todos os dias, se converso com os meus vizinhos e com os meus amigos só de crimes, eu estou atraindo isso para mim. E se eu começo a falar de coisas boas que possam estar acontecendo, de perceber coisas bonitas a minha volta, a flor que desabrocha, os bombeiros que salvaram várias pessoas num acidente grave que teve esta manhã, poxa, tem gente ajudando os outros. Tem tantas ações bondosas no mundo que nós não estamos estimulando na nossa mente. Então, se nós só estimulamos o que é prejudicial, só o que não é benéfico, eu vou ficar doente. Além disso, conhecer a sua própria mente é muito importante, não é o médico que vai dissecar o cérebro e nem o psicólogo/psiquiatra que vai analisar esse cérebro, esse comportamento. Mas é você com você mesmo. Leia o resto no site Healing.

AGENDA
- 18 de Março: Vedanta Workshop, com Ricardo Alarcão
- 25 Março Amma Satsang com Fátima Neves
- 21 de Abril a 5 Maio: Viagem à Índia, 2ª Edição, Delhi, Rishikesh, Varanasi, Haridwar, Sarath...
- 28 Junho a 1 de Julho: Yoga Para Mulheres, com Fabiana Barbosa
- 1 a 15 de Agosto: Yoga Sadhana, Edna Mendes & Gustavo Cunha, Praia do Batoque, Ceará, Brasil

CURSOS E EVENTOS
O VEDANTA WORKSHOP, com Ricardo Alarcão, acontece a 18 de Março. A etapa proposta deste trabalho versa A VIA RECORDADA, um estudo pragmático acerca da iluminação na tradição oriental, que será do interesse dos perplexos perante a guerra do quotidiano: os professores eruditos, os atores que nos conduzem e os lojistas ambiciosos. Mais informações no Facebook. Inscreva-se: adm@yogavaidika.com.

No SATSANG DA AMMA, Fátima Neves, discípula e voluntária da Amma, traz-nos a sua experiência de 8 viagens pela Índia ao serviço dos outros e da "Santa dos Abraços”. Estes encontros são oportunidades de conhecer melhor a sua mensagem e de aprofundar os seus ensinamentos de modo a melhorar a integração da espiritualidade no nosso dia-a-dia. Entrada livre, vagas limitadas, pede-se reserva. Mais informações no Facebook. Inscreva-se: adm@yogavaidika.com.

Anunciamos a viagem RUMO À INDIA, 2ª edição, que pretende proporcionar uma estadia memorável na terra berço do Yoga. De 21 de Abril a 5 de Maio de 2018 visitaremos Delhi, Rishikesh, Varanasi, Sarnat, Haridwar e Devprayag. Ficaremos alojados em ashrams e participaremos nas celebrações de Hanuman Jayanti junto ao Ganges. Mais informações no site oficial. Inscreva-se adm@yogavaidika.com.

No curso YOGA PARA MULHERES faremos estudos e práticas pautadas na abordagem de Geeta Iyengar sobre Yoga para Mulheres, aprimoradas por Fabiana Rodrigues Barbosa para a realidade da mulher contemporânea habitante de centros urbanos ocidentais. Fabiana é diretora do Centro de Yoga Moksha, em São Paulo, Brasil e estará connosco nos dias 28, 29, 30 de Junho e 1 de Julho. Mais informações no site oficial. Inscrições: adm@yogavaidika.com.

O YOGA SADHANA é uma experiência de Yoga com professores maravilhosos e partilhas incríveis, que acontece há mais de 20 anos, através das mão de Edna Mendes, desta vez como organizadora e ministrante, juntamente com Gustavo Cunha. A proposta é rumar à sua cidade natal, na Praia do Batoque, Ceará, Brasil - uma Reserva Protegida junto à praia, banhada por lagoa e mar - para um misto de intensivo de Yoga e descoberta do nordeste brasileiro, de Jericoacoara no norte até Canoa Quebrada a sul. Mais informações no Facebook. Inscreva-se: adm@yogavaidika.com.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- Amma Portugal
- Monja Coen
- Sri Prem Baba

VER E SABER
- Monja Coen: Ouvir e Compreender
- Gloria Arieira: Mantras - Um Objetivo Grandioso
- Prem Baba: O Guru Pop

MEDITAÇÃO
À prática da meditação, que chamamos de zen, “Zen” quer dizer “meditar” e “za” quer dizer “sentar”. É o encontro de você com você mesmo. De você conhecer aquilo que você é. Nós somos este corpo e esta mente, se não a conhecemos, a usamos de forma inadequada. O início da prática meditativa acontece desta forma: primeiro você observa os seus pensamentos. Então, você vai parar um pouquinho e vai observar que tem uma coisa chamada pensamento, e você vai começar a identificar se esse pensamento é colorido, em branco e preto, se são imagens, palavras… Você vai entrar num nível que você é a observadora da própria mente, observadora até do pensamento, como é que ele se forma. Perceber essas conexões neurais, que estão em todos nós, nos ajuda a entender como é que se forma um pensamento, e também o que nos ensinaram a pensar. N Agora, voltando para o processo meditativo, primeiro é observar. Observar em profundidade o que é um pensamento, antes de julgá-lo se ele é bom ou ruim, se ele é benéfico ou pernicioso, o que é um pensamento? O segundo passo é: quais são as suas opções? Nesse segundo passo, entram os votos, que são: não fazer o mal, fazer o bem, e fazer o bem a todos os seres. Daí, eu vou ver: esse pensamento é benéfico a todos os seres? Ele está realmente construindo alguma coisa que vai beneficiar os outros, ou não? Por Monja Coen

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares