Boletim 71 - Abril 2018

Este mês, promovemos a PRÁTICA DE MINDFULNESS, a VIAGEM À ÍNDIA, a palestra O PROPÓSITO MAIS ELEVADO, o 6 ANIVERSÁRIO DO CENTRO VAIDIKA, o workshop YOGA PARA MULHERES e o curso YOGA SADHANA no Brasil. Namaste!​

Ode à Lua Nova, por Fabiana Rodrigues
Em alguns ciclos pode ser doloroso menstruar. Doloroso sangrar, ver e sentir esse sangue se esvaindo de dentro, quente. Mesmo que seja por um serviço ao humano. Sim, da mesma forma que gestar um filho é serviço humano, menstruar também é parte desse ciclo, desse serviço. O útero descama, troca de pele, recomeça a cada mês, revitaliza-se, para melhor acolher um novo projeto possível. Sim, menstruar é um serviço. Mas é também algo mais.

Em alguns contextos socioculturais, menstruar é visto como apenas uma das consequências do (não) gestar. E então assim começa a longa história do inferior valor atribuído à menstruação. Por simbolizar a negativa do acontecimento da gestação, aquele serviço humano que deveria ter sido prestado, afinal é pra isso que as fêmeas servem, a menstruação foi recebendo, geração após geração de nossos antepassados, estatuto de impura, imprópria.

E sangra suas escolhas com louvor. Sangra sua força, potência criativa da natureza bruta. Cadê a mulher selvagem? Cadê a mulher subterrânea? Pode essa mulher ser livre em sua selvageria? Pode? Ou tem que esconder seu sangue? Fingir que ele não existe? O que é das entranhas, estranho, incomoda. Leia o restante no blogue.

AGENDA
- 19 Abril: Prática de Mindfulness, com Mikaela Övén
- 21 de Abril a 5 Maio: Viagem à Índia, 2ª Edição, Delhi, Rishikesh, Varanasi, Haridwar, Saranath, etc
- 3 de Maio: Yoga, o Propósito Mais Elevado, com Akhilesh Bodhi
- 2 de Junho: 6 Aniversário Centro Vaidika com Jonas Masetti e Projeto Shanti
- 28 Junho a 1 de Julho: Yoga Para Mulheres, com Fabiana Barbosa
- 1 a 15 de Agosto: Yoga Sadhana, Edna Mendes & Gustavo Cunha, Praia do Batoque, Ceará, Brasil

CURSOS E EVENTOS
A PRÁTICA DE MINDFULNESS, com a Mia, acontece a 19 de Abril, 21h00-22h30. Para a Mia, o Mindfulness é uma forma de viver, não apenas um programa de 8 semanas. Se for considerado um programa, é um programa para o resto da vida. Inscrições: adm@yogavaidika.com.

A viagem RUMO À INDIA, 2ª edição, pretende proporcionar uma estadia memorável na terra berço do Yoga. De 21 de Abril a 5 de Maio de 2018 visitaremos Delhi, Rishikesh, Varanasi, Sarnat, Haridwar e Devprayag. Ficaremos alojados em ashrams e participaremos nas celebrações de Hanuman Jayanti junto ao Ganges. Mais informações no site oficial. Lotação esgotada.

A 3 de Maio acolhemos Akhilesh Bodhi, Diretor do Neo Yoga India, Mestre em Yoga e Vedanta, discípulo de Swami Dayanada Saraswati para um encontro acerca de O PROPÓSITO MAIS ELEVADO. Horário 21h00-22h30. Inscrições: adm@yogavaidika.com.

No 6 ANIVERSÁRIO DO CENTRO VAIDIKA, a 2 de Junho, contamos com o maravilhoso professor de Vedanta, Jonas Masetti e o acompanhamento do Projecto Shanti numa fantástica viagem sonora. Entrada livre, por marcação: adm@yogavaidika.com.

No curso YOGA PARA MULHERES faremos estudos e práticas pautadas na abordagem de Geeta Iyengar sobre Yoga para Mulheres, aprimoradas por Fabiana Rodrigues Barbosa para a realidade da mulher contemporânea habitante de centros urbanos ocidentais. Fabiana é diretora do Centro de Yoga Moksha, em São Paulo, Brasil e estará connosco nos dias 28, 29, 30 de Junho e 1 de Julho. Mais informações no site oficial. Inscrições: adm@yogavaidika.com.

O YOGA SADHANA é uma experiência de Yoga com professores maravilhosos e partilhas incríveis, que acontece há mais de 20 anos, através das mão de Edna Mendes, desta vez como organizadora e ministrante, juntamente com Gustavo Cunha. A proposta é rumar à sua cidade natal, na Praia do Batoque, Ceará, Brasil - uma Reserva Protegida junto à praia, banhada por lagoa e mar - para um misto de intensivo de Yoga e descoberta do nordeste brasileiro, de Jericoacoara no norte até Canoa Quebrada a sul. Mais informações no Facebook. Inscreva-se: adm@yogavaidika.com.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- Neo Yoga
- Vedanta Life
- Casa da Alma

VER E SABER
- Hanuman Bhajans
- Krishna Bhajan
- Shiva Holy Chants

MEDITAÇÃO
Satish Kumar fala-nos acerca da irreal separação entre a Humanidade e a Natureza. Assista, de forma consciente, meditativa, ao vídeo no YouTube.

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares