Yoga e Sensibilidade no Movimento - Centro Vaidika

Parte 1 - A SENSIBILIDADE DO MOVIMENTO: Ana Maria propõe o movimento livre e criativo dos corpos; Parte 2 - A NATUREZA DO "CROCODILO": Gustavo explora a estabilidade e o equilíbrio da Natureza.

ORIENTADORES
Ana Maria Pintora nasce em Lisboa em 1959. Em 1982 conclui o curso de Filosofia na Faculdade Letras do Porto, iniciando a sua actividade como docente. Ao mesmo tempo, começa a sua carreira artística em diversos domínios das Artes Visuais. Desde 1980 que participa em exposições coletivas nacionais e no estrangeiro. Está representada em numerosas coleções particulares e instituições públicas. Além da actividade de pintora, organiza eventos interdisciplinares, reunindo diferentes áreas artísticas. Promove oficinas de arte e workshops com vista à valorização da arte e da filosofia como modelos de critica e reflexão social. Publicou o artigo “a palavra de artista” no nº 1 da Revista Bombart. Integrou o Júri do Prémio António Gaio no Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho - CINANIMA. Em 2013, fez uma comunicação sobre “A Mulher a Arte e a Cidadania” num encontro organizado pela associação de estudo da mulher migrante - Palácio das Necessidades – Lisboa. Em 2014, participou no encontro de psicogeriatria, como palestrante, onde abordou o tema da pintura e o envelhecimento - Coimbra. Em 2017, no Inatel de Braga, palestrou sobre o tema Arte e Luxúria. Em 2018 foi júri no XXII Encontro Internacional de Estátuas Vivas em Espinho assim como como organizou uma série de Workshops que visam a homenagear o centenário da Morte de Amadeo de Souza Cardoso - O Olho de Peixe também em Espinho no Museu da Cidade-FACE.

Gustavo Cunha ensina Yoga, Meditação, Sânscrito e Vedānta. Nasceu no Porto, há 41 anos, e desde cedo teve interesse na disciplina da mente. Encontrou esse caminho primeiro nas Artes Marciais e depois no Yoga, em 2002, através da professora Edna Mendes. Estuda regularmente os ensinamentos de Pūjya Śri Svāmi Dayānanda Sarasvatī e de outros mestres da mesma tradição como Glória Arieira e Svāmi Paramārthānanda. Traduziu "Gheraṇḍa Saṁhitā", um manual de Haṭha Yoga do séc. XVII para Português. Conheceu pessoalmente Svāmi Dayānanda em 2008, num intensivo de estudo, no Ārṣa Vidyā Gurukulam em Anaikatti, Índia, a quem pediu permissão para ser seu discípulo. Atualmente, dirige o Centro VAIDIKA, na Maia, onde ministra Formação em Yoga. É voluntário no Banco Alimentar Contra a Fome e na Liga Portuguesa Contra o Cancro. OUTRAS PROFESSORAS INFLUENTES: Rosângela de Castro e Cláudia Villadelprat. OUTROS PROFESSORES INFLUENTES: SS o Dalai Lama, Balkrishna, Akhilesh Bodhi, Gonçalo Correia, Marco Peralta e Ricardo Alarcão. Referências: BKS Iyengar, Krishna Das, Jai Uttal, Dave Stringer, Deva Premal e Miten.

DATA
23 de Março, Sábado, 10h00-13h00. Por favor, chegue com 15m de antecedência para procurar estacionamento gratuito nas imediações, e preparar o seu lugar na sala.

LOCAL
Centro Vaidika, em Pedrouços, Maia (morada completa abaixo, veja Contactos).

PRÉ-REQUISITOS
Facilita haver prática prévia de meditação, yoga, dança, teatro, ou similares, saúde, vontade e curiosidade. A prática, destina-se a adultos, embora sejam permitidas exceções, pontuais. Isto para que não se perturbe a dinâmica do workshop nem criar desinteresse no menor. A responsabilidade na participação do workshop é totalmente do atendente.

MATERIAL
Traga tapete ou almofada de meditação, caso disponha. Vista roupa confortável. Praticamos descalços ou de meias. Guarde objetos de valor e dinheiro consigo. Não dispomos de cacifos individuais e declinamos qualquer responsabilidade em caso de furto ou perda - o que apesar de ser altamente improvável, pode acontecer. Venha com a consciência de que se trata de um workshop libertador e artístico, pontuado com elementos da espiritualidade indiana, tendencialmente pertencentes ao Yoga mas com alcance noutras tradições orientais. Se puder, informe-se sobre o assunto antecipadamente.

VALOR
Não alunos 20 euros, alunos 10 euros.

INSCRIÇÃO
Agradecemos inscrição prévia, de preferência até 22 de Março. Dispomos de 20 vagas para acomodação em conforto. Use os contactos abaixo para se inscrever (de preferência email).

CONTACTOS
Centro Vaidika - Essência da Sabedoria Védica
Rua 9 de Abril, 282 • 4425-607 Pedrouços, Maia (ao Hosp. São João --> MAPA)
Tlm. 912900200 | adm@yogavaidika.com
www.yogavaidika.com


Mensagens populares