Boletim 72 - Abril 2019

Este mês, promovemos a PRÁTICA DE ZAZEN, a FORMAÇÃO EM YOGA 200H e o RETIRO DE YOGA. Na foto: Luís Mendes, aluno e professor no Centro Vaidika. Namaste!​

Após, precisamente, um ano de interregno, voltamos com os boletins mensais do Centro Vaidika. E, começamos por redescobrir a identidade do Yoga em si, com umas palavras de Estela Correia e La Salete Correia, no âmbito da sua formação em Yoga no Centro Vaidika, em 2013.

O FLUIR DA VIDA
"Yoga é uma doutrina de vida de amor, união, espiritualidade e equilíbrio. É estar atento ao que nos passa pela mente, nos sentidos e no coração. Yoga é olhar e observar e, dessa maneira, saber interpretar todos os sinais que nos são enviados pelo universo e/ou Deus. Portanto, trata-se de uma viagem interior apreciando o caminho exterior, no mais pequeno pormenor. Com isso, a cada passo, deveremos ser capazes de apreciar a beleza na natureza e em todo o ser vivo e aprender muito com os obstáculos que vão surgindo e com o fluir da vida para que possamos ir ao fundo de todas as questões, principalmente, as questões que se relacionam com a nossa existência neste planeta e no cosmos.

O Yoga nunca poderia ser uma forma rígida de estar nem uma dependência de algo, mas sim perceber quando avançar e parar, conhecer o limite e, quem sabe, percecionar que tudo é ilimitado, dependendo do momento. Perfeição no yoga é respeitar a tudo e a todos, tendo a humildade de percebermos que todos nós temos uma grande sabedoria e que ninguém está acima ou abaixo de ninguém. Não se pense então, que nos basta apenas ler certos livros e praticar algumas posturas, já que, o yoga é algo que sempre existiu e existe no âmago de cada ser humano.

"Apreciar a beleza na natureza e em todo o ser vivo."

Mestre é aquele que se mantém de 'copo vazio', humilde, tolerante, amoroso sempre pronto e desperto para as necessidades do seu próximo. É impossível cultivar a espiritualidade de coração fechado ao amor e fugir da realidade que nos rodeia para viver na ilusão, pois yoga também é conhecimento e sabedoria. Nada nem ninguém é colocado no nosso caminho sem que haja um forte motivo para tal. Por isso, há que manter o coração aberto ao amor incondicional e emanar o nosso amor aos quatro ventos - o amor é a única energia que nunca se perde, é a própria essência do que somos."
Talvez isso seja, realmente, o Yoga.

AGENDA
- 27 Abril: Prática de ZaZen, com Ricardo Alarcão;
- 8, 9 e 10 Junho: Retiro de Yoga em Carrazedo de Montenegro, Valpaços, com Edna Mendes e Gustavo Cunha;
- 1 a 15 de Agosto: Formação em Yoga, Módulo I 100h, Turma Shanti;
- 17 a 31 Agosto: Formação em Yoga, Módulo I 100h, Turma Prema.

CURSOS E EVENTOS
A PRÁTICA DE ZAZEN, com o professor Ricardo Alarcão, acontece a 27 de Abril, sábado, 10h00-11h00. Meditação, histórias Zen, Poemas Haiku e Nobre Silêncio, ao estilo Japonês. Inscrições: adm@yogavaidika.com.

O RETIRO DE YOGA, na Quinta do Malhó, em Carrazedo de Montenegro, Valpaços, Trás-os-Montes, volta nove anos depois para a sua 2ª edição. Em boa companhia, procuramos alinhar pensamento e sentimento, sabedoria e compaixão, palavra e silêncio. Usaremos técnicas milenares de Yoga e meditação para acolher inspirar. Com Edna Mendes e Gustavo Cunha. Inscrição: adm@yogavaidika.com.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM VAIDIKA YOGA inspira-se numa máxima de Platão: "Educar a mente sem educar o coração não é educação." Associamos aulas de Yoga ao bem-estar. Esse bem-estar que procuramos está ligado à ordem que pretendemos nos seja própria, que brota do interior, e que faz parte da vida. Na sala de prática, pretendemos partilhar esta observação acerca do que é esse interior e capacitar os formandos para lecionar aulas de Yoga. Serão, igualmente, ensinadas as bases da Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda), Meditação/Mindfulness, o Yoga Para Crianças e o Yoga Para Grávidas. Inscrições: adm@yogavaidika.com ou tlm. 912900200.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- Yoga na Granja
- Liga Portuguesa Contra o Cancro
- União Budista Portuguesa

VER, OUVIR E SABER
- Entrevista a SS Sakya Trinzin
- Palestra com SS o Dalai Lama
- Eric Satie - Gymnopédies & Gnossiennes

MEDITAÇÃO
Por Brian Weiss, traduzida para Português do Brasil no YouTube.

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA



Mensagens populares