Boletim 74 - Junho 2019

Este mês, promovemos o RETIRO DE YOGA, a FORMAÇÃO EM YOGA, as MASSAGENS TERAPÊUTICAS e a CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO YOGA. Namaste!​

PERDOARMO-NOS A NÓS MESMOS - DESMOND e MPHO TUTU
Somos chamados a perdoar de tempos a tempos, é essa a natureza de vivermos relações. Sim, pode ser muito difícil perdoar os outros, mas às vezes é ainda mais difícil perdoarmo-nos a nós mesmos. Se ingerir muitos chocolates, castigo-me por falta de força de vontade ou ofereço-me o perdão por ter dado asas à minha "gulodice"? Se digo "Hoje vou ao ginásio para ficar em forma" mas, ao invés, deito-me no sofá, preciso punir-me ou perdoar-me? Se eu me perdoar, isso significa que amanhã vou fazer outra soneca ainda mais longa depois de comer chocolates?
As razões para nos perdoarmos são as mesmas pelas quais perdoamos os outros. É assim que ficamos livres do passado. É assim que curamos e crescemos. É assim que damos sentido ao nosso sofrimento, recuperamos a nossa autoconfiança, e contamos uma nova história sobre nós próprios. Quando nos perdoamos estamos a caminhar ambos os lados - procurar e conceder o perdão - do Caminho Quádruplo: "Contar a História, Nomear a Dor, Conceder Perdão e Renovar ou Libertarmo-nos do Relacionamento".

Requisitos para o Auto-Perdão
O auto-perdão requere verdade absoluta. Precisamos da verdade antes que nos reconciliemos com os outros, e precisamos da verdade antes de nos reconciliarmos connosco próprios. Se não admitiu os seus erros e pediu o perdão, faça-o. No entanto, quer lhe tenha sido concedido perdão ou não por alguém, ainda assim pode procurar perdoar-se a si mesmo. Auto-perdão requere que enfrentemos a verdade sobre o que estamos a sentir. Sentimos culpa ou vergonha? Desespero ou falta de esperança? Quando identificamos os sentimentos que obstruem o nosso auto-perdão, podemos começar a transformá-los. O auto-perdão também requere humildade e trabalho árduo. Requere um desejo sincero para não repetir o comportamento e um desejo sincero de mudança. Todos temos de aceitar o passado para criarmos um novo futuro. Se nós pudéssemos ter feito as coisas de forma melhor, teríamos. Todos temos o potencial para mudar. Podemos trabalhar para tornar positivo o negativo e fazer mudanças. Por Desmond e Mpho Tutu, 2014 (Tradução Gustavo Cunha).

AGENDA
- 8 a 10 de Junho: Retiro de Yoga, Carrazedo de Montenegro, Valpaços, com Edna Mendes e Gustavo Cunha;
- 21 de Junho: Meraki - Celebração do Dia Internacional do Yoga, com Namarupa, Vizela;
- 1 a 15 de Agosto: Formação em Yoga - Módulo I, 100h, Turma Shanti;
- 17 a 31 Agosto: Formação em Yoga - Módulo I, 100h, Turma Prema.

CURSOS E EVENTOS
A partir deste mês, recebemos o Terapeuta Massagista Hélder Martins para MASSAGENS TERAPÊUTICAS, por marcação. A lista de massagens disponíveis é a seguinte: Massagem Clássica (Sueca), Massagem de Relaxamento e Desportista, Quiromassagem, Massagem Tui-Na e Do-in, Ventosaterapia e Moxaterapia, Digitopressão e Reflexologia. Outras terapias incluem Aromaterapia, Cromoterapia, Musicoterapia e Cristaloterapia. Marque a sua massagem ou terapia através dos contactos: adm@yogavaidika.com ou T. 912900200.

O RETIRO DE YOGA, na Quinta do Malhó, em Carrazedo de Montenegro, Valpaços, Trás-os-Montes, volta nove anos depois para a sua 2ª edição. Em boa companhia, procuramos alinhar pensamento e sentimento, sabedoria e compaixão, palavra e silêncio. Usaremos técnicas milenares de Yoga, como Shanka Prakshalana, Shat karmas, entre outras e meditação para acolher inspirar. Com Edna Mendes e Gustavo Cunha. Inscrição: adm@yogavaidika.com ou pelo telefone 912900200.

A 21 de Junho, Vizela recebe o evento MERAKI- CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO YOGA, com uma Mega Aula Aberta ao Ar Livre (participação de vários professores), Viagem Sonora, Música e Cântico de Mantras ao Vivo, Partilha de Sabores, Pic-Nic Vegetariano e Yajña Vivência de Fogo e Luz. Participação especial do COLETIVO NAMARUPA. Esta ação tem o apoio da Câmara Municipal de Vizela e a organização está a cabo de Sandra Monteiro (alumni do Centro Vaidika). Mais informações no Instagram e Facebook.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA inspira-se numa máxima de Platão: "Educar a mente sem educar o coração não é educação." Associamos aulas de Yoga ao bem-estar. Esse bem-estar que procuramos está ligado à ordem que pretendemos nos seja própria, que brota do interior, e que faz parte da vida. Na sala de prática, pretendemos partilhar esta observação acerca do que é esse interior e capacitar os formandos para lecionar aulas de Yoga. Serão, igualmente, ensinadas as bases da Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda), Meditação/Mindfulness, o Yoga Para Crianças e o Yoga Para Grávidas. Inscrição: adm@yogavaidika.com ou pelo telefone 912900200.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- Grupo de Ativistas em Tratamento
- Amma
- Isha

VER, OUVIR E SABER
- Monja Coen - Confiar na intuição
- Deva Premal, Loka Samasta (em Sânscrito)
- Dalai Lama, Hope for Humanity (em Inglês)

MEDITAÇÃO
"Se não falas, vou encher o meu coração
Com o teu silêncio, e aguentá-lo.
Ficarei quieto, esperando, como a noite
Na sua vigília estrelada,
Com a cabeça pacientemente inclinada.

A manhã certamente virá,
A escuridão se dissipará, e a tua voz
Se derramará em torrentes douradas por todo o céu.

Então as tuas palavras voarão
Em canções de cada ninho dos meus pássaros,
E as tuas melodias brotarão
Em flores por todos os recantos da minha floresta."

Por Rabindranath Tagore em  "Gitanjali". Tradução Ivo Storniolo.


Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares