Shubh Labh - Bom Ano 2023

"Shubh Labh!" Ganhos auspiciosos, numa tradução literal do Hindi, são os votos usuais entre amigos, familiares e empresários na passagem do ano.

Todos queremos uma vida melhor, repleta de felicidade e conforto - não tem como negar, por mais espiritualidade que possamos consumir e que nos fale de moderação ou mesmo constrição, e nos relembre da inevitabilidade do sofrimento.

Porém, espiritualidade não é sinónimo de negacionismo ou niilismo. Não somos espirituais para rejeitarmos a sociedade, os prazeres nem as emoções.

 No Grande Jogo da Vida ("Maha Lila") é necessário levar em conta dois aspetos: o quotidiano, com o seu mundo próprio lamacento, confuso, contraditório de gozos efémeros; e, o divino, Íntegro, Imaculado, Eterno e Luzidio. Desses dois mesmos opostos nós fazemos parte, e neles habitamos. Precisamos ser conscientes dessas realidades e navegar com apreço e cautela se desejamos praticar o que tão bem nos ensinaram os grandes mestres, os nossos parentes, e as nossas intuições.

Assim, espero que desfrute do que a vida tem de melhor, que se possa encher de energia que transborda e partilhe para benefício de todos. Bom Ano Novo e... Shubh Labh!

 

Comentários

Mensagens populares