Maha Ganapathi Homam - Narasimha Rao


Comentário:
Vamos-nos debruçar sobre este mantra com atenção. Om é o pranava - a origem de tudo. Representa Brahman. Shreem é o beeja de Lakshmi e representa prosperidade e bem-estar de todo o tipo (não apenas material). Hreem é o beeja de Mahalakshmi e é também conhecido como maayaa beeja. Representa a criação inteira manifestada e a sua gerência. Kleem é o beeja de Mahasaraswati e é também conhecido como kama (desejo) beeja. A consoante "g" pertence a ganapathi. O beeja "gloum" vem dela adicionando "l" e "oum". Acrescentando "r" e "l" às consoantes, fazê-mo-las trabalharem principalmente pelas nadis Pingala e Ida (respectivamente), isto é, conhecimento e entrega (respectivamente). A vogal adicionada ao final de "oum" pertence a Maheswara e remove a escuridão. No seu todo, a sílaba "gloum" conduz à auto-entrega ao poder de Ganesha e remove a escuridão através dessa entrega. No mantra, o próximo beeja "gam" representa a realização da natureza de Ganesha.

Ganapataye significa "a Ganapathi". Varavarada significa "o melhor doador das melhores coisas". Sarvajanam significa "todos os seres". Vashamaanaya significa "tomar sob o seu controle". Aqui não estamos a pedir para que uma ou duas pessoas fiquem sob o nosso jugo. Estamos a pedir que todos os seres se controlem. Deve-mo-nos lembrar que que cada um de nós é um microcosmos do universo inteiro e vários seres deste universo representam vários aspectos de nós próprios. Então estamos na realidade a pedir para um controle perfeito sobre todos os nossos pensamentos, todas as nossas intenções, todas as nossas acções, etc. Controle sobre todos os seres dentro de nós basicamente significa auto-controle.

Estamos essencialmente a dizer que Mahaganapathi representa Brahman assim como o bem-estar e a gerência deste universo inteiro manifestado que brota de Brahman. Estamos a desejar uma entrega perfeita a Mahaganapathi, que remove completamente a escuridão, e nos faz compreender totalmente o tattwa (natureza) de Mahaganapathi e, assim, dá-nos perfeito auto-controle.

Este mantra é um mantra altamente saattwik. Destrói tamas e rajas em nós, dá devoção em relação a Mahaganapathi e faz-nos entender a Sua verdadeira natureza, que significa entender
Brahman imanifesto assim como o universo manifestado.

Om Sri MahaaGanapathaye Namah Om Sri Gurubhyo Namah Om Rishibhyo Namah

Original em inglês publicado em www.vedicastrologer.org. Tradução pelo autor do blog e publicação com a permissão do autor (Narasimha Rao).

Comentários

Mensagens populares