Festividades Hindus em Setembro - Navaratri

Navaratri (nove noites) é um dos maiores festivais Hindus. Simboliza o triunfo do bem sobre o mal. Navaratri ocorre a 19 de Setembro durante as colheitas e, como o nome implica, este festival é celebrado durante nove dias. Navaratri também é conhecido como Durga Puja. Nesta altura, Durga, Lakshmi e Sarasvati são reverenciadas como três manifestações de Shakti, ou energia cósmica.

Durga, a Deusa Mãe
O festival é dedicado a Durga, a mãe deusa que também representa o poder. Durga aniquilou o demónio Mahishasura após uma feroz batalha que durou nove dias e nove noites.

O aspecto maternal de Deus
Navaratri é um festival em que se reverencia Deus como Mãe. Diz-se que Shiva deu permissão a Durga visitar a sua mãe por nove dias ao ano e este festival também recorda essa visita. As famílias procuram regressar a casa nestes dias, e partem no décimo. O Hinduísmo é a única religião no mundo que enfatiza desta forma o aspeto maternal de Deus.

Para celebrar uma boa colheira e para apaziguar os nove planetas, as mulheres também plantam nove tipos de sementes em pequenos recipientes durante estes nove dias e depois oferecem os rebentos à deusa.

Durante Navaratri, alguns devotos de Durga fazem jejum e são feitas orações para a manutenção da saúde e prosperidade. Navaratri é um período de introspeção e purificação e é também, tradicionalmente, uma altura auspiciosa para iniciar novos protejos.

Celebrações
As comunidades celebram juntas Navaratri através de bailes e festins noturnos. Na Índia, as mais coloridas e elaboradas celebrações acontecem em Bengala, onde ídolos enormes da deusa são reverenciados.

Poder divino
Em Gujarat potes de terra pintados com água ou lamparinas no interior simbolizam o poder da deusa. A chama simboliza o poder divino eterno enquanto que a água representa o transitório.

Uma altura auspiciosa
Festins com grande variedade de comidas e aperitivos são oferecidos aos convidados e aos familiares durante os nove dias. Para as mulheres, Navaratri é uma altura para comprar roupas e potes novos. É uma época auspiciosa para comprar ouro ou jóias e os mercados de ouro estão abertos até mais tarde. As mulheres vestem-se de forma elaborada para puja ou rituais e festas noturnas. Outra parte de puja pode involver fazer puja-thalis ou aartis que são pratos decorados em honra da deus mãe, Amba (Ambika).

Dasera (Dussera)
O décimo dia do festival é chamado Dasera, e marca o triunfo do bem sobre o mal, e também o aspeto maternal de Deus. Durga Puja é particularmente importante em Bengala. Após ter sido reverenciada por nove dias, a sua imagem é levada para as ruas em procissão e depois há muita celebração e dança. Para marcar a despedida de Durga de sua mãe após o nono dia, a sua imagem é lançada à água.

Em algumas partes do norte do país, os Hindus celebram a vitória de Rama sobre Ravana nesta altura. Este festival é chamado Dussera. Os dez dias representam as dez cabeças de Ravana, e cada dia é usado pelos Hindus para se livrarem de características impróprias, como luxúria ou inveja. O décimo dia é conhecido como o Dia da Vitória.

Retirado de BBC Online e traduzido por Gustavo Cunha para www.yogavaidika.blogspot.com. Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Mensagens populares