Festividades Hindus em Março

Rāma Navamī celebra o nascimento de Rāma, filho do rei Daśaratha de Ayodhyā. Este dia é anualmente celebrado no nono dia da Lua Crescente do mês Caitra (Março-Abril) que, de acordo com o calendário Gregoriano, este ano, se comemora a 24 de Março.

Rāma é uma figura bastante importante na cultura e tradição Hindu visto que ele é considerado um avatāra de Viṣṇu, ou seja, a própria encarnação do bem, do poder de preservação do equilíbrio e da virtude (dharma) e, assim, serve de modelo ao indivíduo que busca para si esses mesmos valores. Toda a vida de Rāma é descrita no célebre épico indiano Rāmāyaṇa de Vālmīki.

Svāmi Śivānanda refere: "Rama era o melhor de entre os homens, de valor genuíno. Ela era a própria imagem do amor. Era o filho ideal, o irmão ideal, o marido ideal, o amigo ideal e o rei ideal. Ele incorporava todos os ideais supremos do Homem" (...) "A mais nobre lição incluída no Ramayana é a suprema importância da integridade na vida de todo o ser humano. O cultivo da integridade é a faísca espiritual da vida".

Hanumān Jayanti é a celebração do nascimento de Hanumān, filho de Vāyu e Añjanā. Hanumān Jayanti realiza-se anualmente na Lua Cheia do mês Caitra, ou seja, este ano de acordo com o calendário Gregoriano este evento ocorre a 30 de Março.

"Om Śrī Hanumate Namaḥ" saudações a Hanumān. Hanumān é a figura que surge no início deste texto. Podemos ver que no seu coração ele nos mostra Rāma e Sītā, quem ele ama e reverencia incondicionalmente. Ele era um brahmacarya e um fiel seguidor e protetor de Rāma, a quem sempre serviu com amor puro e dedicação sem esperar nada em troca, por isso pode ser considerado o exemplo de um verdadeiro Karma Yogi. Apesar da sua bravura e sabedoria, manteve-se sempre humilde e leal. Hanumān é, deste modo, a personificação de um bhakta (devoto) ideal. Conta também a sua história que Hanumān é, nada mais nada menos, que um avatāra de Śiva. Neste dia, é recitado Hanumān Chalisā, onde são inumeradas as suas glórias e qualidades, e são feitas pūjās e rituais sagrados do fogo especiais.

Leia mais informações sobre o Rāmāyaṇa e como celebrar estas ocasiões, num artigo publicado anteriormente, clicando aqui.



____________________________________________
Bibliografia:
Svāmi Śivānanda, "Hindu Fasts & Festivals", The Divine Life Society, Tehri-Garhwal, Índia. ISBN 81-7052-039-8.

Escrito por Gustavo Cunha, para Yoga Vaidika. Última revisão 12/02/2010. Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Comentários

Mensagens populares