Festividades Hindus em Janeiro


Sankranti ou Pongal - À Terra, uma Festividade de Gratidão. Os Hindus reconhecem a sacralidade da Terra e de toda a vida. A natureza é uma força criativa digna de respeito, até veneração. Todos os anos pela altura da colheita, as comunidades agrárias celebram esta festividade com um entusiasmo vivaz. Dançam, soltam papagaios de papel, cantam e trocam presentes numa grandiosa celebração de gratidão.

Qual é a natureza desta festividade?
Makara Sankranti são quatro dias de graças a quatro forças de influência e proteção: Indra, que concede a chuva; Surya, o Sol; o gado gracioso e os ancestrais queridos. Esta ocasião feliz é conhecida como Pongal em Tamil, Pedha Panduga em Telugu e Lohri em Punjab. Começa no dia em que o Sol entra Makara (Capricórnio) entre 13 e 15 de Janeiro. Esta é uma ocasião especial para doar cobertores, abóboras, cana de açúcar e outras coisas aos pobres. As mulheres casadas são reverenciadas e os presentes são dados aos recém nascidos.

O que é feito no primeiro dia?
No dia que antecede o começo das festividades, os Hindus limpas as suas casas com primor, livrando-se do indesejado, coisas gastas ou partidas substituindo-as para o ano que vem pela frente. Isto remove a energia estagnada, negativa, e traz um fluxo de bênçãos a casa. É uma altura para limpar a mente também, para iniciar o ano com foco e confiança. Neste dia, Indra, o poder celestial do trovão e chuva é reverenciado.

O que acontece no segundo dia?
Utilizando farinha de arroz, as mulheres desenham padrões no chão chamados kolam ou rangoli, representando a Lua e o Sol numa carruagem. Preces são dirigidas a Surya, o Sol, com oferendas de recém colhida cana de arroz e vegetais. O evento principal ocorre ao nascer do dia quando toda a gente se reúne num complexo decorado com cores vivas onde o arroz recentemente colhido é cozido com leite numa panela nova. Nas comunidades do Tamil, no momento em que o arroz levanta fervura e extravasa a panela, todos berram, "Pongalo Pongal!" ("Está a ferver!"). Todos observam para ver se a fervura surge em direção a Este, que auspiciosamente indica abundância para o resto do ano. As conchas soam e as crianças dançam de alegria. Uma porção do arroz cozido, a primeira comida da época, é oferecida à Mão Terra como um gesto de gratidão, e a todas as criaturas e espíritos da natureza. O restante é servido às famílias. Vestindo roupa novas, as famílias visitam-se, trocando presentes e desfrutam do festim.

O que acontece no terceiro dia?
No terceiro dia, os Hindus agradecem ao gado, a ajuda preciosa dos lavradores. Touros e vacas são ternurosamente adornados com conchas e xailes bordados, cordas coloridas e sinos. São alimentados com arroz doce e cana de açúcar.

Como é a celebração final?
No quarto dia, os ancestrais e a vida selvagem são venerados. É um dia para piqueniques e visita à família. As moças e as mulheres recebem bênçãos das mulheres mais velhas para felicidade e prosperidade. A juventude homenageia os anciãos. Irmãos e irmãs trocam presentes e expressam o respeito mútuo e fidelidade. Os poetas e os seus trabalhos são reverenciados. Em Tamil Nadu, é também chamado de o Dia de Tiruvalluvar, em homenagem ao autor da famoso escritura sobre ética Tirukural.

Factos Acerca da Festividade das Colheitas
Porquê que o festival das colheitas é tão importante?
Marcados como uma época pouco auspiciosa, os meses antes das colheitas são de ansiedade para lavradores e sociedade. Todas as celebrações como casamentos, são adiadas. Meses de labuta nos campos e incerteza em relação à safra chegam ao fim com Makara Sankranti. A colheita traz prosperidade. As comunidades agrárias por toda a Índia celebram esta festividade com um entusiasmo natural. Assim que as culturas são colhidas e o dinheiro começa a chegar, as comunidades procedem ao planeamento de casamentos e outros rituias de passagem. Mias de um quarto do Rig Veda é dedicado a louvores a Indra, o senhor dos elementos, o exaltado Senhor dos devas e Deus da chuva, que é essencial para a produção.

Existem mais festividades durante este mês?
Na fogueira Bhogi, as comunidades amontoam e queimam resíduos orgânicos da agricultura acompanhadas por por danças festivas ao som de percussão. Durante Kummi, uma dança popular é feita por crianças, rodopiando e batendo palmas à volta de um pote, ao som de poesia cantada num tom apenas. Para Gombe Ellu, as crianças carregam bonecas enquanto visitam os vizinhos com oferendas de ellu bella (uma "granola" feita com coco ralado, açúcar mascavado, sementes de sésamo, e amendoins). Elas dão e recebem doces, aprendendo desde tenra idade o valor da troca comunitária.

Sakkarai Pongal
Esta receita para um sumptuoso arroz doce é de Jaffna, Sri Lanka

Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de cozedura: 55 minutos
Porções: 4
Equipamento: uma panela média, uma frigideira e uma colher grande

Ingredientes
2 chávenas de arroz, 1/4 chávena de uvas passas, 2 colheres de sopa de mung dal, 1 colher de chá de cardamomo em pó, 2/3 chávena de açúcar, 3/4 chávena coco ralado fresco (ou coco ralado congelado), 1/4 chávena de castanhas de caju, 1 colher de sopa de ghee.

Método
1. Tostar o mung dal numa frigideira seca até ficar castanho dourado.
2. Cozinhar arroz e mung dal em 5 chávenas de água durante 30 minutos, até o arroz cozer.
3. Adicionar açúcar e coco e mexer bem. Reduzir o fogo e ferver durante 10 minutos.
4. Fritar uvas passas e cajus em ghee até que as castanhas fiquem acastanhadas, depois juntar tudo ao arroz, juntamente, com o cardamomo em pó.
5. mexer bem e retire do fogo.

Hinduísmo: Factos & Ficção
FACTO: O Hinduismo coloca um grande ênfase em dar. Dana, caridade ou doação, é um dos grandes princípios do yoga. Os Hindus são encorajados a dar aos pobres, aos homens santos e a instituições religiosas. Tirukural afirma, "Os benevolentes não esperam um retorno pelo seu dever de dar. Como é que o mundo pode alguma vez retribuir a chuva da nuvem?" Dashamamsha, ou dízimo, dar um décimo do rendimento às instituições religiosas às quais se está filiado é uma prática antiga Hindu.

FICÇÃO: Geralmente, pensa-se que todos os hindus acreditam que Deus, por vezes, encarna como um ser terrestre, chamado avatar. Na realidade, esta doutrina é específica apenas a algumas denominações e tradições.

Retirado de www.HinduismToday.com, traduzido por Gustavo Cunha e republicado em www.YogaVaidika.com com a permissão de Hinduism Today. Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Mensagens populares